Red Alert: Ponto da Situação

مواضيع مفضلة

الأربعاء، 29 أكتوبر 2014

Red Alert: Ponto da Situação

É o repetir mais uma vez de dezenas de coisas já escritas em posts anteriores. Ideias que há muito defendo, que não são mais certas nem mais erradas que as ideias de outros, mas que têm uma vantagem: não andam ao sabor dos resultados.

É muito fácil para alguns, na hora dos maus resultados (ainda que a equipa continue em primeiro lugar) vir lembrar o Redmoon e o seu fetiche pelo treinador Jorge Jesus.

Para esses, direi aquilo que sempre disse, sempre achei e continuo a achar:

1            1. Jorge Jesus é um excelente treinador de futebol:
2            2. Jorge Jesus não é o melhor treinador do mundo;
3            3. Não sei se o Benfica tem ao seu alcance treinadores melhores que Jorge Jesus, e se tem, gostaria que me elucidassem sobre quem são;
4            4. Jorge Jesus é fanfarrão e tem um discurso que por vezes me horroriza;
5            5. Jorge Jesus tem um mau registo de resultados contra as grandes equipas, mesmo as melhores do campeonato Nacional, exceção feita ao Sporting.

O ponto 5 é uma evidência que Jorge Jesus deveria explicar. Mas também é verdade que de nada serve ser um ás a jogar contra o Porto e o Braga, se depois for mediano a jogar contra os Aroucas.

O que importa, pelo menos em termos de campeonato nacional, é o registo ao longo de 30 jornadas, e nesse ponto, sem contar com o segundo ano de Jorge Jesus, o Benfica foi sempre em termos pontuais (independentemente de ter servido para ser campeão ou não) semelhante aos melhores Benficas da história. Ponto. Facto. E vai em bold que é para que desmintam.

E por isso acho de um descrédito total virem comparar o Benfica de Jorge Jesus com o de Trapatoni. E aqui não está em causa o valor de Trapatoni. Trapatoni foi um EXCELENTEtreinador de futebol, com nome feito na história do futebol mundial, mas seguramente não à conta daquilo que fez no Benfica!

Mas comparar os 65 pontos de Trapatoni em 34 jornadas (102 pontos possíveis) com os 77 de Jorge Jesus em 30 jornadas (90 pontos possíveis), só é possível na cabeça de alguns lunáticos! Os 65 pontos de Trapatoni em alguns dos recentes campeonatos não chegavam para ficar em terceiro (e isto já a dar ao Trapatoni 4 jornadas extra de campeonato)!

Seria possível a Trapattoni fazer com o Benfica de hoje melhor que Jorge Jesus? Evidentemente que sim. Trapattoni tem estatuto para o ter conseguido fazer. Mas também podia não ter conseguido, e o que quero realçar aqui é o descabimento da comparação, que nunca pode dar azo a uma discussão séria.

Virem com o argumento dos investimentos milionários de Jorge Jesus é outro argumento completamente deturpado e usado sempre num contexto fabricado na medida da imagem que se quer passar. Eu gostava que alguém me explicasse de onde veio o dinheiro investido nos últimos 5 anos... LFV descobriu petróleo na Luz?!

Ignorar que JJ tem sido pedra chave na gestão do clube nos últimos 5 anos (sim, do clube, e não apenas da equipa de futebol), é próprio daqueles com campo de visão demasiado curto, incapazes sequer de ponderar um cenário alternativo demasiado provável: onde estaria o Benfica como clube (ou até mesmo LFV) nos dias de hoje, não tivesse havido a sorte deste feliz casamento entre Benfica e Jesus há 5 anos atrás? De onde tem vindo o dinheiro para os tão avultados investimentos, se não, na realidade, das vendas da própria equipa de futebol?

Onde está a lata para ignorar um facto tão claro como este: o facto de com Jorge Jesus se ter invertido uma tendência desastrosa em termos de gestão da pasta do futebol: vendas quase nulas em cada final de época, e zero dinheiro gerado para continuar a investir nas épocas seguintes? Investir para gerar receitas, uma regra básica em qualquer empresa, desde claro, que os investimentos tenham retorno, como tem, na generalidade acontecido no Benfica.

É melhor gastar 10 e gerar 2; ou gastar 30 e gerar 60?! Quem serve melhor os interesses do Benfica num todo, principalmente se juntando a isto, os resultados desportivos, ainda que longe de perfeitos, tenham melhorado a olhos vistos em relação a um passado não muito distante?!

Perdoem-me a modéstia, mas eu acho que tenho uma vantagem em relação a outros: Não tenho agendas. Vejo o bom e vejo o mau, as virtudes e os defeitos, não digo sempre que sim nem sempre que não.

Eu, que continuarei a defender que Jorge Jesus é um excelente treinador de futebol, fui dos que questionei a sua renovação do contrato o ano passado. E o Benfica ganhou tudo, ou quase, e poderão dizer, ainda bem que Jorge Jesus ficou, e ainda bem que eu me enganei!

Não retiro uma vírgula ao que escrevi há 15 meses atrás. Jorge Jesus, animicamente, iniciou a época passada de rastos, não só ele como toda a equipa, um casamento com tudo para acabar mal. O Benfica até Dezembro, com um plantel de luxo, não jogou patavina, e se não marca aqueles dois milagrosos golos nos descontos em casa com o Gil Vicente, tenho sérias dúvidas de que Jorge Jesus estaria na Luz nesta altura.

O Benfica que eu vi o ano passado até Dezembro fez-me prever o descalabro, e acho que Jorge Jesus colheu frutos importantes de um acontecimento trágico como foi a morte de Eusébio! A partir desse momento, a equipa libertou-se dos traumas evidentes, e ter acontecido em vésperas de um jogo na Luz contra o Porto foi uma feliz coincidência! O Benfica ganhou, e partir daí o Benfica foi outro, capaz de colocar em campo tudo aquilo de que era capaz.

E como já aqui escrevi dezenas de vezes, não sei se é este ano, no próximo ou no seguinte, mas Jorge Jesus vai acabar mal no Benfica. Vai acabar mal porque um treinador tem de saber sair na hora certa e Jorge Jesus falhou todos esses timings!

E nenhum treinador de futebol, por muito bom que seja, sobrevive a autênticas razias de plantel todos os anos, e gere com sucesso esse facto conciliando tudo isso  com o aumento da exigência por parte dos adeptos. Essa é uma fórmula que não resulta, nem no Benfica nem em clube nenhum!

Jorge Jesus é um excelente treinador? Para mim é e vai continuar a ser. Este Benfica vai melhorar? Estou seguro que sim. Vai ser campeão este ano? Para mim o FCP tem muito mais argumentos para o ser. Mas estamos em primeiro, e é importante não ignorar esse pequeníssimo facto, de que continuamos bem lançados para que JJ volte a ser o Rei da festa no Marquês no mês de Maio, afinal o grande objetivo da época.



PS1. Das contratações das últimas duas épocas, para mim apenas realce para dois nomes: Markovic e Talisca. É pouco, e alguém devia assumir a responsabilidade por esta realidade indiscutível.

PS2. Jorge Jesus chega sempre ao fim das épocas na “luta”, mas tem um saldo muito desfavorável nos jogos realmente importantes. Seria também importante que fosse capaz de explicar isso.




إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف