Moon Alert: O JJ tem que se aguentar.

مواضيع مفضلة

الخميس، 30 أكتوبر 2014

Moon Alert: O JJ tem que se aguentar.



Vamos lá conversar, Redmoon!  :)

Conforme tenho demonstrado, eu não critico o JJ só quando perde. 
Enganou-me no primeiro ano, como o fez com toda a gente, mas depois rapidamente me lembrei do JJ dos tempos antes do Benfica,, esse sim o verdadeiro. Não acho o JJ treinador com capacidade e mérito para estar no banco de treinador do Benfica. Fui claro? :)

1. - Jorge Jesus é sem dúvida um bom treinador de futebol.

2. - Jorge Jesus nunca foi nem será um dos melhores treinadores do mundo. 

3. - O Benfica, com os 4M+prémios que paga a Jorge Jesus, tem uma lista enorme de treinadores estrangeiros com provas dadas e que apenas necessitariam de um "Álvaro Magalhães" que lhes desse um acompanhamento mais específico quanto ao futebol aqui do burgo.
Nomes portugueses: tínhamos o Marco Silva que chegou a ser contactado por Vieira ou Rui Vitória embora eu não aprecie muito o seu estilo. De resto, treinadores portugueses da velha guarda não porque vêm cheios de vícios antigos que nem interessa estar agora a escalpelizar.

4. - Jorge Jesus tem um discurso completamente desadequado ao seu currículo e história como treinador de futebol e, o que critico mais, coloca-se sempre acima do próprio clube. Ele é que trouxe "isto e aquilo" ao Benfica, o Benfica antes dele não era nada...coisas do género. 
O SL Benfica tem mais de 100 anos de história e não foi certamente Jorge Jesus que trouxe ao clube o prestígio e brilho que o fez um dos maiores clubes do mundo.

5. - Jorge Jesus tem um mau registo de resultados contra grandes equipas ou em jogos de decisão final. É um facto. Ou equipas de qualidade média/superior que sejam organizadas como se tem vistos nos vários anos de Champions.

Será lógico ser só agora, no seu sexto ano de Benfica, que se vai pedir explicações ao Jorge Jesus sobre o ponto 5, Redmoon? As explicações têm sido dadas pelo próprio nos jogos. 
Más decisões, inadequação do esquema táctico ao adversário, previsibilidade das escolhas e substituições, tudo junto resultando que até um Sevilha com apenas um Rakitic conseguiu bloquear o Benfica. 

Comparar registos de segundo lugar com os melhores Benficas da história é lírico, Redmoon. Não leves a mal mas é! 
Para já, porque durante muito tempo a vitória valia 2 e não 3 pontos. 
Além disso, de que interessa fazer 100 pontos se houver uma equipa que faz 101? Assinalar efemérides relativas a segundos lugares é mais para o outro lado da Segunda Circular, meu caro!

Comparar o que fez Trap no Benfica com o que JJ faria com o plantel da altura faz todo o sentido no momento atual. Ou será que só comparações que enalteçam Jorge Jesus são aceitáveis?

Trap tem um currículo invejável que poucos no mundo conseguirão igualar. Faz algum sentido querer sequer igualar Jorge Jesus a Trap? Claro que não. 
O facto de Trap ter sido campeão nacional 10 vezes em 4 países diferentes e ter vencido 6 troféus europeus dá-lhe o benefício da dúvida não achas? :)

O investimento da era Jorge Jesus veio do endividamento, como o crescimento do passivo bancário deixa evidente. Faz as contas e perceberás que quaisquer mais valias, depois de comissões e vendas a fundos mal dão para os juros. O prório Vieira disse quanto o Benfica tem pago de juros. Por isso não tens visto o passivo descer apesar das vendas milionárias.
Vês o Benfica precisar de vender tudo o que conseguir, como o verás agora em Janeiro.

E foi só na era JJ que se fizeram bons negócios? Faz lá as contas e encontrarás mais números que te contradizem. O que aumentou foi a possibilidade de contratares mais jogadores de qualidade pois o que investes aumentou várias vezes. 
Se JJ é assim um Midas da potenciação, porque antes do Benfica nenhum dos seus clubes fez negócios de milhões? Onde andava o potenciador nessa altura? 
Então o que mudou? Foi a sua entrada no Benfica. É o Benfica e as condições que dá aos seus colaboradores que permite brilharem e não o contrário. Não foi por acaso que JJ andou a apanhar bonés tanto tempo em clubes fracos.

A vida de um treinador de futebol é mesmo isso, Redmoon. Perder jogadores e ganhar outros. Será que só o coitadinho do Jorge Jesus é que vê venderem-lhe jogadores nucleares da equipa? É o dia a dia dos treinadores. São pagos para lidarem com isso.

Nesta altura, Jorge Jesus é o treinador do Benfica e espero que acabe de cumprir o seu contrato com sucesso até ao final da temporada. E que depois siga para outro lado.

Mas enquanto estiver no Benfica, e foi a isso que me referi no meu post, ele não tem que se armar em novo-rico. Tem que ser humilde e aceitar trabalhar com TODOS os que tem ao seu dispôr. 
Fazer birrinhas porque não gosta deste ou daquele é falhar na sua missão de liderar um grupo de quase 30 pessoas. 

Como treinador, não o aprecio. Como treinador do Benfica, é nele que concentro as minhas expectativas para que esta temporada signifique mais que o bi-campeonato. 

Mas não te esqueças: os cemitérios estão cheios de gente que era insubstituível. Deixaram a sua marca mas partiram e o mundo prosseguiu. 
O Benfica continuou com sucesso depois de Coluna e Eusébio, depois de Borges Coutinho ou Maurício Vieira de Brito. 

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف