Hoje irei trazer ao blogue uma forma diferente de comparar os títulos conquistados por Pinto da Costa (PC) e Luís Filipe Vieira (LFV).
Muitos foram aquele que compararam os títulos de LFV (2003-2012) com os de PC (2003-2012), penso que não será necessário tecer nenhum comentário em relação a esta comparaçãos, pois todos sabemos que PC ganha a LFV por larga margem. O que muitos de nós, Benfiquistas, defendemos é que esses títulos foram conquistados á custa do tal sistema corrupto que todos ficámos a conhecer através das escutas. E com toda a razão que o dizemos!!!
O que decidi fazer foi comparar os primeiros nove anos de PC como presidente dos FCP (1982-1991) com os nove anos da presidência de LFV (2003-2012) de forma a que possamos tirar algumas ilações.
Fica então aqui a contabilização:
Luis Filipe Vieira
2003-2012
FUTEBOL: 4 Títulos ( 2 Campeonatos, 1 Taça e 1 Super Taça)
BASQUETEBOL: 5 Títulos (3 Campeonatos e 2 Super Taças)
ANDEBOL: 3 Títulos (1 Campeonato, 1 Taça e 1 Super Taça)
HÓQUEI: 4 Títulos ( 1 Taça de Portugal, 1 Super Taça, 1 Taça CERS e 1 Taça Continental)
TOTAL: 16 Títulos conquistados
Pinto da Costa
1982-1991
FUTEBOL: 15 Títulos ( 4 Campeonatos, 4 Taça, 5 Super Taça, 1 Champions, 1 Super Taça Europeia e 1 Intercontinental)
BASQUETEBOL: 6 Títulos (1 Campeonatos, 4 Taças e 1 Super Taça)
ANDEBOL: 0 Títulos
HÓQUEI: 27 Títulos ( 8 Campeonatos, 6 Taça de Portugal, 8 Super Taça, 2 Taça Campeões Europeus, 2 Taças das Taças 1 Taça Continental)
TOTAL: 48 Títulos conquistados
Nota: Só considerei, além do futebol, as modalidades de pavilhão em que se inserem ambas as equipas. Não contabilizei as Taças da Liga e outros troféus que na altura em que PC tomou posse não existiam e por isso não as poderia ter conquistado.
Luís Filipe Vieira: Abona a favor de Vieira o facto de ter encontrado um clube completamente desorganizado, á deriva e a lutar com imensas dificuldades financeiras. A juntar a isto, podemos também incluir o sistema corrupto que é o futebol português o que dificulta e diminui as possibilidades do Benfica vencer um campeonato. Vieira conseguiu reerguer o clube, dar-lhe credibilidade, que fosse novamente respeitado por esse Mundo fora e dotou o clube com uma equipa de futebol competitiva, assim como reestruturou todo o clube e as chamadas modalidades amadores voltaram aos sucessos e a lutarem por títulos. O que Vieira não conseguiu com frequência foram os títulos no futebol e, na minha opinião, porque nunca soube ou nunca definiu uma estratégia a seguir para que o Benfica conseguisse ser respeitado cá dentro como o é por esse Mundo fora. Vieira nunca conseguiu encontrar forma de antecipar e de pressionar as instâncias do futebol Português para que não prejudicassem o Benfica e nem beneficiassem outros. Os apoios dados a gente duvidosa são disso exemplo. Quando Vieira conseguir encontrar uma estratégia para lutar contra o actual estado de coisas, o Benfica ganhará muitas mais vezes porque tem, efectivamente, uma estrutura mais consistente e uma equipa de futebol extremamente competitiva. Após estes nove anos o Benfica tinha a obrigação de ter mais títulos!!!
Pinto da Costa: A exemplo de Vieira, PC encontrou um clube que era considerado o terceiro grande de Portugal com apenas onze títulos no seu currículo, tendo passado poucos anos antes por uma travessia do deserto de dezanove anos sem vencer um campeonato. O Benfica vinha de uma fantástica década de setenta com seis campeonato ganhos, com dois tri-campeonatos. PC, antes de tomar de assalto o FCP, era dirigente do hóquei, foi aqui que ele tirou o tirocínio para aquilo que é hoje. Como todos concordarão, estas coisas da corrupção e das influências não se fazem de um momento para o outro, é necessário tempo para minar o futebol Português e PC, juntamente com Pedroto, lançaram mãos á obra e hoje é o que temos. Alguns de vós dirão que o que marca a grande diferença é o hóquei, onde PC controlava tudo, mas se tirarem esses títulos, PC continuará na frente da contagem, com a vantagem de que após cinco anos de presidência o FCP já tinha ganho dois campeonatos e uma Champions, que depois viria a juntar a Super Taça Europeia e a Intercontinental. Como é óbvio o FCP não encontrou um sistema corrupto que o impedisse de vencer, o FCP foi vencendo, foi crescendo e ao mesmo tempo PC foi minando o futebol Português até ao que conhecemos hoje, com os dirigentes do Benfica a assistirem a isto tudo de cadeirão
Com isto tudo quero dizer que os nove anos de mandato de Vieira poderiam ter sido muito melhores porque ele deveria ter encontrado uma estratégia de luta contra os poderes instalados no futebol Português. Pensar que reerguer o Benfica, dotá-lo de uma equipa de futebol capaz seria o suficiente para vencer campeonatos com a frequência a que um clube como o Benfica obriga foi de uma ingenuidade total. Luís Filipe Vieira tem de perceber que não vale a pena investir milhões no futebol se ele não tiver uma estratégia bem definida de combate á corrupção no futebol português!!!
Agora, por favor, não me venham dizer que nos anos oitenta o PC já tinha conseguido minar TODO o futebol Português, porque todos sabemos que não. Já haveria muito pilar construído mas só na década de noventa é que o FCP conseguiu o seu auge e aí sim PC tinha o futebol Português na mão.
إرسال تعليق