Análise da arbitragem: Arouca-Benfica.

مواضيع مفضلة

الاثنين، 9 مارس 2015

Análise da arbitragem: Arouca-Benfica.


Análise realizada pelo ex-árbitro REBORN:

Min.7 - Golo de Iuri Medeiros. Boa decisão do árbitro assistente de Vasco Santos ao deixar prosseguir a partida, efectivamente Iuri Medeiros está atrás do penúltimo defensor do Benfica, na circunstância Eliseu (decisão correcta)

Min.21 - David Simão rasteira por trás e de forma imprudente Lima quando mesmo se esgueira para a zona central do terreno de jogo numa posição frontal à baliza de Goicochea. O toque de Simão na perna direita de Lima é bem visivel, pelo que a amostragem do cartão amarelo por parte de Vasco Santos se mostrou correcta. (decisão correcta)

Min.28 - Na sequência do lance que termina com um remate de Sálvio à barra da baliza arouquense, algumas circunstâncias terão de ser analisadas. Primeiro que tudo, Luisão não comete falta sobre nenhum adversário, ganhando apenas posição através de uma impulsão vertical, tocando inclusivamente num seu companheiro. Num segundo ponto, a posição de Sálvio. A linha traçada pela Sportv é deficiente e não está colocada no ponto exacto, no mínimo, Sálvio encontra-se em linha com o penúltimo defensor da equipa adversária. O auxiliar e bem, deixou prosseguir o jogo, pois em caso de dúvida deve beneficiar-se a equipa atacante. Alguns arouquenses protestaram sobre o controlo com a mão por parte de Sálvio antes do remate. Após o visionamento do lance, as imagens são inconclusivas, pelo que o beneficio da dúvida deverá ser dado ao arbitro. (as 3 decisões correctas)

Min.37 - Quando Jonas se preparava para sair para um contra-ataque rápido, numa situação de 5 para 4 da equipa do Benfica, junto à linha de meio campo, o jogador arouquense Artur, cometendo as tão badaladas faltas estratégias, agarra de forma ostensiva o avançado brasileiro, cortando assim um ataque prometedor da equipa encarnada. O árbitro esteve bem na punição técnica, mas impunha-se a amostragem de um cartão amarelo que viria a ter implicações futuras (decisão parcialmente incorrecta)

Min.38 - Gaitan, após ter perdido uma bola junto á entrada da área arouquense, e numa clara situação de descontrolo emocional pela situação, de forma a descarregar um pouco o seu descolo, acaba por rasteirar por trás David Simão quando o mesmo saia já para uma situação de ataque do Arouca. O árbitro, que puniu, e bem, Simão por falta semelhante sobre Lima, errou ao não advertir o benfiquista nesta jogada, assinalando apenas livre directo. Assim, o seu critério fica afectado. (decisão parcialmente incorrecta)

Min.41 - Nelsinho é advertido por cortar um ataque prometedor do Benfica carregando Maxi pelas costas quando o mesmo se esgueirava numa jogada rápida pelo flanco direito do ataque encarnado em velocidade. Esteve bem tecnica e disciplinarmente o árbitro. (decisão correcta)

Min. 43 - Luisão é apanhado em posição irregular. Boa análise do árbitro assistente.(decisão correcta)

Min. 44 - Artur, ao ver Lima passar na sua frente para se desmarcar e receber a bola de um seu colega, preparando um ataque perigoso do Benfica, numa zona onde a bola inclusivamente não estava a ser disputada, acaba por agarrar o seu adversário, impedindo o mesmo de se desmarcar e prosseguir a jogada de forma normal. Vasco Santos interrompeu e bem o jogo, advertindo o infractor, e bem, pela sua falta. (decisão correcta). Contudo, e apesar de correcta, esta não deveria ter sido a primeira advertência de Artur, mas sim a sua expulsão por falta já referida ao minuto 37. Convém informar os menos conhecedores que, à luz dos regulamentos, o árbitro só seria penalizado se não tivesse advertido Artur no segundo lance, ao invés de no primeiro, porque existia a lei da causalidade de perceber se Artur cometeria a falta que lhe originou o primeiro cartão. Ainda assim, Artur, deveria por esta infracção ter sido expulso por acumulação de cartões.

Min.47 - ERRO GRAVE DE VASCO SANTOS. Já dentro da grande área arouquense, e quando se preparava para para a bola quando estava de costas para a baliza, Gaitan é carregado de forma imprudente por Diego. O lance é óbvio, sendo elucidativo que o defesa canário carrega com o seu corpo e a sua perna direita de forma bastante ostensiva o argentino, impedindo o mesmo de controlar a bola como se preparava para fazer. Faltas que muitas vezes são assinaladas a meio campo, e que desta vez, mesmo como o árbitro bem colocado e de frente para o lance passou em claro. (GRANDE PENALIDADE POR ASSINALAR FAVORAVEL AO BENFICA)

Min.52 - Talisca salta com Roberto na disputa de uma bola área acabando por utilizar o seu braço esquerdo de forma irregular, levando a que o mesmo impactasse na cara de Roberto que chegou inclusivamente a ser assistido. O árbitro nada assinalou, mas deveria. A acção de TaLisca foi faltosa, e seguindo o espírito da lei, por ter sido imprudente a sua utilização dos braços, deveria ter resultado numa advertência ao brasileiro. Vasco Santos nem técnica nem disciplinarmente agiu (decisão errada)

Min.55 - Golo de Lima. As imagens são claras. A bola transpõe claramente a linha de baliza. Excelente trabalho do arbitro assistente. (decisão correcta)

Min.58 - ERRO GRAVE DE VASCO SANTOS. Dentro da área de grande penalidade arouquense, Jonas, perto da linha final, ao tentar fazer uma finta sobre o lateral Balliu, levanta a bola, e vê-se impedido de passar pelo mesmo devido a um toque nítido do jogador canaário com o braço esquerdo na bola. Apesar da distância do arouquense para a bola ser curta,esta acção configura-se como irregular porque a posição do braço de Balliu não é natural, como se verifica pelas imagens, Balliu está inclusivamente a tocar com o seu braço no peito de Jonas, quando o mesmo deveria estar, no mínimo paralelo ao seu tronco, conribuindo desta forma para aumentar exponencialmente a amplitude de cobertura do seu corpo; ao fazê-lo, Balliu está nitidamente a tentar diminuir de forma irregular o espaço de passagem do brasileiro, o que conseguiu, pois acabou por evitar a passagem de Jonas e da bola. Além da grande penalidade que ficou por assinalar, ficou uma advertência por fazer.(GRANDE PENALIDADE POR ASSINALAR FAVORAVEL AO BENFICA)

Min 59. - ERRO GRAVE DE VASCO SANTOS. Artur, mais uma vez, entra de sola sobre Eliseu num lance junto à linha lateral. Apesar de ter tocado na bola, Artur coloca o seu pé de forma imprudente, levanto a biqueira da bota, expondo os pitons da sua bota a Eliseu, que naturalmente, e pela força da posição do pé de Artur, depois de rematar o esférico, impacta pé com pé. A lei é explicita nestas situações, e pela natureza imprudente da situação Artur deveria ter visto a segunda advertência e a consequente expulsão. (decisão errada, pois nem falta foi assinalada). Coincidência ou não, Artur sai por ordem de Pedro Emanuel 3 minutos depois.

PS: na primeira parte, jogada semelhante ocorreu com Nuno Coelho..contudo, nesta situação, apesar da entrada mais viril do arouquense, verifica-se que é Eliseu que tenta tirar partido da situação, mesmo quando é claro que se encontra a uma distância considerável do lance. Aqui, Eliseu, apesar de ver Artur tocar na bola, é também impactado pela entrada perigosa do seu adversário. Não houve apenas bola, houve também pé.

Min.61 - Ao tentar isolar-se, Lima é ostensivamente agarrado por Hugo Coelho do Arouca, o árbitro, de imediato interrompe o jogo, e bem, expulsa o jogador arouquense. Efectivamente, se a infracção não tivesse ocorrido, Lima teria caminho livre para a baliza do Arouca numa posição frontal, consubstanciando-se o lance numa clara ocasião de golo. Nas imagens televisivas importa esclarecer o seguinte. No momento em que Lima cai, verifica-se já a proximidade de dois defesas arouquenses, contudo, o que deve ser analisado à luz das leis de jogo é que se não tivesse existido o agarrão, que atrasou a movimentação de Lima, o mesmo teria ganho ou mantido no mínimo a vantagem posicional sobre esses mesmos adversários. Quando Lima é agarrado, durante uma fracção de segundos, essa fracção temporal provoca a aproximação dos defesas que estão em primeira instância mais longe do lance, e leva a crer que os jogadores estão mais perto do que na realidade se encontram. Nesta circunstância, Vasco Santos agiu em conformidade, e tem a lei do seu lado para a solidificar. Decisão dificil, mas correcta. (decisão correcta)

Min.68 - Jonas é bem advertido ao cortar um ataque prometedor do Arouca fazendo falta sobre David Simão. Amarelo bem mostrado, pois Jonas apenas quis usar a vantagem táctica de parar o lance. Vaqsco Santos, desta vez, esteve correcto na admoestação, contudo falhou largamente o seu critério, pois na primeira parte em lance em tudo semelhante não puniu Artur do Arouca. (decisão correcta mas com falha de critério)

Min.75 - Decisão excelente do árbitro assistente ao não assinalar qualquer fora de jogo no 1-3 de Lima. Após passe de Eliseu, Lima está bem antes do penultimo defesa arouquense. (decisão correcta)

Min.85 - Talisca trava com uma carga pela costas uma ataque prometedor do Arouca que ia a ser conduzido por Kayembe quando poucas ou nenhumas possibilidades tinha de disputar o lance. Decisão correcta de Vasco Santos, que contudo enferma do mesmo erro da segunda situação de Artur do Arouca. Talisca deveria neste lance ter visto o seu segundo cartão amarelo, e não o primeiro (falta acima desrrita sobre Artur). Tal não alteraria o desfecho do seu impedimento de jogar na próxima jornada, mas deveria ter colocado o Benfica a jogar com 10 nos ultimos 4 minutos. 

Min.93 - Fora de jogo bem assinalado a Roberto.(decisão correcta)

SUMARIO
Arbitragem bipolar de Vasco Santos com graves erros a nivel disciplinar e técnico. Duas grandes penalidades por assinalar favoráveis ao Benfica, e uma expulsão por fazer para cada um das equipas. Quanto aos árbitros assistentes, Sérgio Jesus teve uma ação exemplar, tanto no golo de Iuri como na situação de Lima no 1-2 e no 1-3. Alexandre Freitas podia e devia ter feito mais no lance de Artur sobre Eliseu.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف