Análise à arbitragem: Sporting-Penafiel.

مواضيع مفضلة

الثلاثاء، 10 مارس 2015

Análise à arbitragem: Sporting-Penafiel.


Análise realizada pelo ex-árbitro REBORN:

LANCES CHAVE

Min.10 - Quando se preparava para isolar numa posição central e cara a cara com Rui Patrício, Guedes, é rasteirado por Tobias Figueiredo, sendo assim impedido de continuar sozinho, e sem qualquer oposição para a baliza sportinguista. O árbitro, bem, assinalou o respectivo livre, e expulsou o central verde e branco por destruir uma clara ocasião de golo (decisão correcta)

Min.13 - Guedes é advertido por agarrar de forma ostensiva Carlos Mané quando este se tentava esgueirar para o ataque. O agarrão do avançado penafidelense é evidente e persistente. O árbitro e bem, advertiu o jogador vermelho (decisão correcta)

Min.22 - Romeu Ribeiro faz uma rasteira imprudente sobre Nani quando tinha poucas ou nenhumas hipóteses de disputar o lance, servindo o mesmo para parar a subida rápida do internacional português. Também aqui o árbitro esteve bem ao advertir o jogador do Penafiel (decisão correcta)

Min.23 - Carlos Mané comete jogo perigoso activo e com contacto de forma imprudente sobre Pedro Ribeiro, atingindo-o na zona do ombro direito com o seu pé!. A forma como disputou o lance foi perigosa e merecedora da respectiva advertência que acabou por ver (decisão correcta)

Min.24 - Dani Coelho entra em carrinho por trás de forma imprudente sobre Nani, numa clara falta merecedora de advertência. O árbitro, que vinha numa senda de advertências consecutivas, optou por deixar passar o lance em claro em termos disciplinares, o que fez erradamente. A entrada é claramente imprudente, atingindo Dani Coelho o seu adversário no pé direito quando poucas ou nenhumas probabilidades tinha de disputar o lance. Na ânsia de parar as advertências, Bruno Esteves acabou por proporcionar uma série de erros seguintes, que estragaram em parte a boa actuação que até aí estava a realizar.

Min.35 - Novamente Dani Coelho e novamente Nani. Junto à linha lateral e mesmo em frente ao banco do Penafiel, o defesa penafidelense, entra de sola pisando o pé direito de Nani de forma imprudente quando o internacional português já havia efectuado o passe para o seu colega. Podemos questionar se Dani Coelho tivesse visto o amarelo aos 25 minutos cometeria esta falta, mas, o que é inegável é que esta,e a serem aplicadas as leis de jogo deveria ter sido a segunda e não a primeira advertência do lateral, e, a sua consequente expulsão.

Min.39 - Slimani apanhado correctamente em posição irregular.

Min.46 - Duplo erro de Bruno Esteves. É verdade que Tiago Valente derruba o argelino, e não é menos verdade que a fazê-lo devia como viu, ter sido advertido, contudo, o lance, e a infração de Valente é proporcionada por uma primeira infração de Slimani, bem visivel nas imagens. O argelina na disputa aérea do lance, projecta o seu braço direito nas costas de Tiago Valente, desequilibrando o seu adversário, e fazendo o cair sobre o seu corpo. As imagens (ainda não disponiveis quando estou a fazer esta texto) são peremptórias. O empurrão de Slimani é evidente, e uma falta deveria ter sido assinalada favoravel aos durienses. (falta e advertência incorrectas)

Min. 52 - O público protesta uma acção de Dani Coelho após passe de Nani. Ao passar a bola para Slimani, Dani Coelho interpoê-se e corta a bola com a barriga. O árbitro esteve bem ao deixar prosseguir a partida.

Min. 55. Pedro Ribeiro rasteira João Mário cortando um ataque prometedor do Sporting. Quando João Mário já havia passado pelo seu opositor e se preparava para se deslocar para a zona central do centro do terreno, Ribeiro rasteira-o de forma bastante evidente. Falta e advertência consentâneas (decisão correcta)

Min 77. Slimani apanhado em posição irregular. Decisão correcta.

Min. 78 - Bruninho vê cartão amarelo por carregar William Carvalho de forma imprudente. Efectivamente, ao projectar-se para o lance aéreo, Bruninho é totalmente descuidado, e entra fora de tempo sobre o internacional português acabando por o derrubar de forma bastante clara. Advertência bem feita por Bruno Esteves. (decisão correcta)

Min 80 - William agarra de forma ostensiva João Martins quando o mesmo tinha a bola completamente controlada sobre o circulo central tentando sair para o ataque. O agarrão foi bastante claro, e não deixa dúvida alguma a acção disciplinar do árbitro (decisão correcta).

Min. 83 - ERRO GRAVE DE BRUNO ESTEVES. 
Podemos discutir se Dani Coelho já devia ou não ter sido expulso. Mas, a sê-lo, nunca poderia ser na sequência deste lance. Dani Coelho, para evitar que o seu adversário lhe fizesse um sombrero, estica o seu corpo, acabando por movimentar os braços, mas, contudo, acaba por cortar a bola com a zona do ombro/peito. A repetição do lance tira qualquer dúvida. Ainda que o árbitro possa ter sido iludido pela movimentação dos braços do duriense, o corte é claramente feito com uma zona que não o braço. Lance muito semelhante ao de Gelsenkirchen e que resultou no 4-3 para o Schalke. A movimentação corporal de Dani Coelho engana Bruno Esteves que acabou por tomar uma decisão incorrecta. 

Min 87 - Lance de perigo do Sporting com Carrillo a isolar-se pelo lado direito partindo de posição legal. Decisão correcta.

Min. 88 - Pedro Ribeiro, ao ver que ia ser completamente batido em velocidade por Carrillo, para, e acaba por fazer obstrução com contacto sobre o peruano, não tendo qualquer intenção de disputar o lance, mas apenas e só de travar a marcha do jogador do Sporting. O lance não oferece grande discussão. A segunda advertência acaba por ser justa, e a expulsão do duriense correcta.

SUMARIO
Arbitragem algo conturbada de Bruno Esteves, com alguns erros à mistura. Se é verdade que Dani Coelho poderia ter sido expulso mais cedo no jogo (situação semelhante à de Artur e Talisca no jogo de ontem - primeiro amarelo não mostrado quando deveria), também é verdade que quando o expulsou, o fez de forma errónea. O mais prejudicado acaba por ser ele próprio que errou por 2 vezes. 
Desatento no lance de Slimani, onde deixou passar um empurrão claro do argelino sobre Tiago Valente, pareceu ficar afectado com a decisão de não advertir Dani Coelho aos 25 minutos. Talvez tenha pesado na sua cabeça, mas o que é certo é que estava a fazer um trabalho sem mácula até esse momento. Depois disso deixou também algumas faltas com menor importancia por marcar favoráveis a ambas as equipas. Pareceu realmente ficar desorientado a partir de determinado momento do jogo.
Bom trabalho dos árbitros assistentes.


ESCLARECIMENTO
Em arbitragem quando o árbitro não adverte um jogador que já tem um amarelo, comete um erro grave. Contudo, se ele, como nos casos de Dani Coelho, Artur ou Talisca, não o expulsa porque não deu o primeiro amarelo, comete apenas um erro leve. Isto deve-se ao facto de, serem completamente impossivel prever se com cartão amarelo, alguns jogadores cometeriam as infrações que originariam a sua expulsão.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف