Análise à arbitragem: jogos de Sporting e FC Porto.

مواضيع مفضلة

الاثنين، 16 مارس 2015

Análise à arbitragem: jogos de Sporting e FC Porto.


Análise à arbitragem pelo ex-árbitro Reborn:

Marítimo vs. Sporting:
LANCES CHAVE

Min.4 - Fora-de-jogo mal assinalado a João Mário. No momento do passe, João Mário está atrás do penúltimo defensor maritimista. Erro de análise de João Silva. (decisão incorrecta)

Min.17 - Após falta normal de Marega sobre Jefferson, gera-se uma pequena confusão com o 4º arbitro a ter necessidade de entrar no terreno de jogo para acalmar os ânimos. Alega Marega que Nani o pisou. Efectivamente as imagens televisivas dão conta de uma pisadela de Nani, mas parece-me evidente que Nani pisou Marega de forma perfeitamente casual, e sem intenção de o agredir. Fez bem Rui Costa em não tomar nenhuma acção disciplinar (decisão correcta)

Min.30 - Quando já se encontrava dentro da grande área do Marítimo, Jefferson é nitidamente ceifado através de uma rasteira nas canelas praticada de forma imprudente por Raul, central maritimista. Raul, ao tentar cortar a bola, acaba por acertar nas canelas de Jefferson de forma bem visivel. Do lance resultou a advertência de Ruben por protestos. Não verifiquei se Raul foi advertido, mas senão o foi, deveria ter sido pela imprudência da sua acção. Grande penalidade, contudo, bem assinalada por Rui Costa. (decisão parcialmente correcta) 


Min.36 - Após remate de Cedric, Carrilo que havia ficado em fora-de-jogo, é atingido pelo remate do seu colega, mais uma vez João Silva, auxiliar de Rui Costa errou, desta vez ao nada assinalar. (decisão errada).

Min.37 - António Xavier reclama carga pelas costas de Cedric dentro da área do Sporting. Após lançamento de linha lateral, a bola vai parar a Xavier, que tenta controlar a bola, mas é tocado por Cedric que o agarra pela camisola. Contudo, as imagens permitem verificar que o agarrão é reciprocuo, estando também o maritimista a agarrar a camisola do lateral verde e branco, acabando por rematar torto e desiquilibrando-se em seguida. Rui Costa fez bem em deixar prosseguir o jogo, pois não se verificou nenhuma infração. (decisão correcta)

Min.54 - Alex Soares é bem advertido por ter rasteirado de forma imprudente o lateral sportinguista Jefferson quando a bola já nem sequer se encontrava passivel de ser disputada pelo maritimista. (decisão correcta)

Min.61 - Ewerthon tenta fazer um passe para Jefferson por cima de Edgar Costa junto ao banco da equipa do Maritimo. Edgar Costa, não só entra com o pé alto, como ainda corta a bola com o seu braço direito. Como deixou um critério largo nas advertências, Rui Costa acabou por não advertir o madeirense, contudo, devia tê-lo feito, pois Edgar Costa cortou nitidamente uma linha de passe entre dois jogadores com a mão. (decisão incorrecta)

Min.71 - Lance mais contestado do jogo. Após cruzamento para a grande área do Sporting, Xavier, mais vez, cai após contacto com Cedric. As imagens esclarecem que realmente o toque nas costas de Xavier por parte das mãos de Cédric é inegável. Não possuímos um medidor de intensidade para aquilatar da força do toque, contudo, parece que o movimento de Cedric não é suficiente para promover a queda de Xavier e respectiva grande penalidade. Parece mais um aproveitamento do toque, do que um empurrão merecedor de falta máxima. As mãos tocam nas costas, mas não se vislumbra qualquer gesto de empurrão ou impulsão nas costas de Cédric, uma vez que Xavier, inclusivamente cai para trás, e não no sentido oposto. Rui Costa, coerente, ou marcava a grande penalidade, ou advertia Xavier por simulação. Advertiu o maritimista por simulação, e na minha opinião, fê-lo de forma acertada. (decisão correcta)


Min.88 - Cedric é bem advertido após entrada por trás de forma imprudente sobre Edgar Costa. (decisão correcta)

Min.92 - Rui Patrício é advertido por retardar o recomeço de jogo num pontapé livre favorável ao Sporting. (decisão correcta)

SUMÁRIO
Adoptou um critério disciplinar largo. Ainda assim contou com a ajuda dos jogadores para não ter de fazer muitas advertências, falhando apenas na situação do madeirense Edgar Costa. Tecnicamente parece ter decidido bem nos 3 lances existentes dentro da área de grande penalidade. Merece por isso nota positiva.
Quanto aos assistentes, nada a obstar ao trabalho de Miguel Aguilar. Já João Silva, auxiliar do lado dos bancos, errou em duas situações, uma em desfavor e outra a favor do Sporting.

-----------------------

FC Porto vs. Arouca:

LANCES CHAVE

Min.5 - A primeira de diversas infracções de Casimiro. Ao saltar a um lance aéreo com Roberto, Casimiro atinge de forma imprudente, com o seu cotovelo direito a face do arouquense, ficando o mesmo estatelado no chão à espera de assistência. O árbitro marcou e bem a falta, mas devia, pela imprudência clara da situação ter advertido o brasileiro. (decisão errada)

Min.11 - André Claro é rasteirado no seu pé direito, pelo também pé direito de Fabiano quando seguia isolado para a baliza portista apenas com a oposição de Ricardo, e um seu colega do lado oposto. Jorge Tavares interrompeu de imediato o jogo e expulsou de forma correcta Fabiano. Ainda que se advogue que no momento da infracção, André Claro não seguisse completamente sozinho para a baliza azul e branca, a partir do momento em que o GR abandona os postes, e é ultrapassado, Ricardo, que está junto de André Claro passa a ser o último jogador entre o arouquense e a baliza portista, que ficou completamente vazia. Perante esta situação, mais não havia a fazer que não expulsar o GR Fabiano. O lance nem motivou grandes protestos dos jogadores portistas, naquela que foi uma boa decisão de Jorge Tavares, infelizmente, uma das poucas. (decisão correcta)


Min.26 - Dentro da grande área do Arouca, Quaresma, ao levantar a bola sobre Diego, e quando se preparava para a dominar de cabeça, vê o seu adversário levantar o pé em demasia, e atingi-lo em cheio na cara. O contacto é deveras evidente, e no momento em que existe contacto, o jogo perigoso do defesa, passa a pontapé, o que transforma um possivel livre indirecto, numa grande penalidade (nota: jogo perigoso com contacto é punivel com livre directo ou grande penalidade, apenas sem contacto deverá ser livre indirecto) clara. O árbitro errou ao deixar seguir o jogo. Deveria ter assinalado grande penalidade favorável ao Porto e advertido Diego Galo pela imprudência da sua acção (ERRO GRAVE)


Min.28 - Tomás Dabo é advertido. Sinceramente não percebi o motivo da advertência, pelo que não emitirei opinião.

Min.50 - Balliu agarra Ricardo Quaresma quando o mesmo já se esgueirava de forma rápida pelo lado direito do ataque portista. Ao ver-se ultrapassado, o arouquense apenas se preocupa em agarrar o portista de forma ostensiva. O arbitro marcou bem a falta, faltou contudo a advertência que se impunha. (decisão incorrecta)

Min.57 - Em lance que origina uma grande defesa de Helton, após cabeçada de um jogador arouquense, a bola acaba para sobrar para Miguel Oliveira que cruza para remate perigoso de André Claro. Contudo, no momento da cabeçada, as imagens são claras, demonstrando a irregularidade da posição de Miguel Oliveira. Fora-de-jogo que ficou por assinalar por parte de Pedro Ribeiro. (decisão incorrecta)

Min.60 - Novamente Casimiro. Após controlar a bola, Roberto, que estava a meio do meio campo portista, de costas para a baliza de Helton, endossa de primeira a bola para o seu colega Iuri Medeiros. Nesse instante, Casimiro, aproximar-se, e por trás, pontapeia de forma imprudente o jogador arouquense nas pernas, voltando, tal como aos 5 minutos de jogo, a fazer com que o jogador canário tivesse de ser assistido. Foi a segunda vez no jogo que Casimiro cometeu falta para advertência, e foi a segunda vez no jogo que Jorge Tavares deixou passaro brasileiro incólume. Não fosse pela falta em si, Jorge Tavares poderia inclusivamente ter advertido o portista pela persistência com que amiúde foi usando e abusando das infracções. Quando deveria estar a ser expulso, Casemiro ainda nem um amarelo havia levado (decisão incorrecta)

Min.67 - Fora-de-jogo mal assinalado a Iuri Medeiros após passe de David Simão. Mais uma vez Pedro Ribeiro a falhar, Iuri estava em linha com Martins Indi. (decisão incorrecta)

Min.68 - Advertiu, de forma errada, o jogador Balliu do Arouca. Tinha tido oportunidade para o fazer num lance clarissimo aos 50 min sobre Quaresma. Desta feita, novamente sobre Quaresma, Balliu, comete uma obstrução merecedora de punição técnica, pois efectivamente cometeu falta, contudo, a amostragem do cartão é um exagero tremendo do árbitro. Quaresma está rodeado de três jogadores arouquenses sem grandes probabilidades de criar perigo. Talvez pressionado pelos constantes assobios do público, Jorge Tavares acabou por advertir erradamente Balliu (decisão incorrecta)

Min.72 - Advertência correctamente efectuada por rasteira imprudente de Miguel Oliveira sobre Aboubakar, quando o camaronês se preparava para abrir o jogo no lado direito do ataque em Herrera (decisão correcta)

Min.83 - Em lance em tudo semelhante ao de Casimiro, Vuletich do Arouca, entra com o cotovelo sobre Alexsandro de forma imprudente, impactando na cara do portista. O árbitro e bem, assinalou a falta, mas tal como no lance de Casimiro, voltou a ser muito condescendente, e a não advertir o infractor pela imprudência da sua acção. (decisão incorrecta)

Min.88 - Fora-de-jogo mal assinalado a Brahimi. O argelino estava como as imagens comprovam, em linha com o penúltimo defensor arouquense. Erro de Luis Cabral (decisão incorrecta)

SUMÁRIO
Arbitragem muito fraca de Jorge Tavares. Ainda que tenha acertado no lance da expulsão de Fabiano, acabou por deixar uma grande penalidade favorável ao Porto por assinalar, e permitir que Casimiro terminasse o jogo dentro do terreno de jogo, quando o brasileiro fez pelo menos duas infracções passiveis de advertência. Fez no total 6. Conseguiu escapar ao amarelo. Não pecou disciplinarmente apenas com Casimiro, adoptando um critério disforme, onde acabou por ser benevolente com as cotoveladas, advertindo inclusivamente um jogador inadvertidamente, quando teve ocasiões muito mais claras para o fazer. Actuação deveras desiquilibrada do arbitro aveirense.
Contou também com pouca ajuda dos seus auxiliares, quer Pedro Ribeiro, quer Luis Cabral, falharam em demasiados lances (3), dois em desfavor do Porto, e um a favor do Porto. 
Em suma, um trabalho paupérrimo da equipa de arbitragem que viajou de Aveiro.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف