Lamento que haja gente que não saiba o que é "levantar o rabo da cama" para ir ao Caixa Futebol Campus ver os miúdos a jogar, não porque é um jogo que se vai vencer, mas porque são miúdos que jogam pelo Benfica no mais puro estado de entrega, dedicação e paixão.
Chamem-lhe "culto"! É isso, ver aqueles miúdos é uma espécie de "culto", uma lavagem de alma de quem ama o clube e ali vê o benfiquismo em estado puro.
É mais fácil compreender isto depois de ter usado o símbolo do Benfica ao peito e saber que não éramos nós que vencíamos, era... o Benfica. Porque sim! Eu tive essa felicidade.
É mais fácil perceber isto depois de ter acompanhado familiares nesse percurso da formação. Depois de ter visto a felicidade nos olhos de uma criança, de um adolescente que simplesmente já estava a ganhar porque tinha vestido a camisola e feito o grito.
Tenho algumas dificuldades em argumentar com quem não sabe o que isto é... simplesmente porque gostar de formação, para mim é gostar do Benfica e não de jogadores. Gostar de formação não é gostar do Nelson Oliveira ou Bernardo Silva... é gostar hoje desses, amanhã do Gonçalo Guedes, daqui a dois anos do Renato Sanches e do Guga, etc. Gostar de formação é gostar de quem sente o Benfica porque tem sonhos, ambições e porque joga com aquela camisola porque faz parte da sua pele.
Não percebo nem vou perceber essa teoria absurda que liga directamente a aposta na formação à não aposta em jovens de elevado potencial oriundos do futebol internacional. Não creio que alguma vez isso tivesse sequer sido dito.
Não percebo nem vou perceber essa teoria lunática que diz que apostar na formação é... abdicar de vencer títulos e ter resultados desportivos. Porquê? Humm... porque sim! Porque... coiso! Porque "algo diz" que se o Bernardo Silva estivesse a jogar no lugar do Talisca não tinhamos vencido em Setúbal ou empatado com o Sporting... eram duas derrotas. Porque alguem convencionou que o Nelson Oliveira não poderia ter sido opção na vez do Derley e do Jara, pois isso teria resultado em pior resultado desportivo. Porque o Ola John é que foi decisivo para encararmos este campeonato no pelotão da frente, algo que com Ivan Cavaleiro não teria sido possível.... Querem que continue?
NÃO! Lamento se não permito que vejam a formação como uma política binária em que ou se aposta na formação e são 5 ou 6 titulares ou não se aposta e então venham os Taliscas, os Derleys, os Ola John, os Benitos e todos os outros...!
NÃO! A formação complementa a estratégia não é nem pode ser a estratégia. A estratégia, como o BenficaEagle referiu e muito bem, é tem que ser: "apostar na potenciação de jovens talentos de nível mundial", Markovic, DiMaria, Ramires, Rodrigo, Oblak, Javi Garcia, Cristante, etc...
NÃO! Esses jogadores não estão a tirar lugar a ninguém da formação... esses jogadores são a estratégia do Benfica, mas o Benfica não consegue formar um plantel com 25 jogadores destes. O SLBenfica tem que ter também jogadores experientes como o Luisão e o Maxi e tem que ter pilares de classe como o Salvio, Gaitan, Aimar, Saviola ou Enzo.
E também tem que ter jogadores de potencial, que "nascem" na Luz e completam este "quadro", que avançam quando estão preparados e que são especiais para o Clube, para o treinador e para os adeptos. Especiais não porque têm que ter algo que não mereçam, mas porque o desenvolvimento destes dará mais ao clube em campo e nas finanças.
Está tudo bem até aqui... Ou seja, esta parte é aquela em que vemos depois chegarem jogadores como os 31 que chegarem nestes últimos 5/6 anos e que nada deram ao clube... e o que deram foi negativo. São esses e que estão errados! São essas ideias que não se percebem e que tapam o espaço dos jogadores da formação...
Nunca foi o Cardozo, nem o Rodrigo ou Lima que tiraram o lugar ao Nelson Oliveira. Foi o Funes Mori, o Jara, o Derley ou mesmo o Kardec quem nunca deu nada de relevante e tapou o espaço de continuidade ao Nelson. Haverá coragem para dizer que algum deles é melhor que jogador formado na Luz?
Não é o Enzo Perez ou Cristante, nem mesmo o Talisca (apesar de este ser inferior) que tiram o lugar ao Bernardo Silva... é, por exemplo o Pizzi por quem o Benfica deu 6M€ por 50%. Entre este e o Talisca estão 10M€ que não dão mais qualidade ao Benfica e tiraram o espaço a um jogador de tremenda qualidade como o Bernardo.
Não é o Gaitan, nem o Salvio que tiram o espaço ao Ivan Cavaleiro ou ao Guedes... é o Ola John ou o Bebé que duvido que com aquela camisola alguma vez façam melhor que o nosso miúdo - e logo esse que nem é nada de extraordinário. Mas se eu falar no Guedes, então parece-me inquestionável que aos 17 anos já é superior a qualquer alternativa que o Benfica tem ao Salvio ou ao Gaitan.
São apenas alguns exemplos. Não vale a pena recuar mais atrás por desonestidade, porque é a partir de 2011 que apareceram as gerações que começaram a dar frutos do investimento no Caixa Futebol Campus.
Levar as discussões para conversar esotéricas e falaciosas não leva a nada e só transformam esta discussão numa temática estúpida como se defender a formação signifique não defender uma política de aposta em jovens jogadores de potencial mundial. Como se defender a formação signifique que os jogadores mais experientes não têm lugar no clube.
Defender a formação é defender o SLBenfica...
E como há gente que até conhece bem as terras de Sua Majestade, essa gente há-de explicar-me porque o "berço do futebol" entende este novo modelo de adepto que acha que por ele até podem ser 11 chineses desde que se ganhe está então a estragar o futebol e a empobrecer/endividar os clubes - sim, até o Benfica! Porque será que Inglaterra, que está tomada por oligarcas multimilionários que fazem "rodar a economia" quer agora impor limites aos estrangeiros e obrigar as equipas a apostar, imagine-se... na formação!
É tudo parvo, só pode! Então os "pais do futebol" vão estragar a melhor Liga do Mundo? Como diria o outro, "olhe que não Sr. Dr, olhe que não".
Se eu terminasse aqui, eu diria que "há gente" que talvez quisesse finalmente perceber o papel que a formação pode ter na sustentabilidade do SLBenfica e do futebol português.
Porém, não posso terminar sem responder a algumas pessoas sobre a hipocrisia que sustentam os argumentos que defendem e fazem compreender que Jesus não aposte no Nelson Oliveira, num momento em que é óbvio que é um sector com efectivas carências.
Há gente que não percebe o que diz quando refere que "Jorge Jesus está no Benfica para defender os interesses da equipa, e não para defender os interesses do jogador A ou B".
NADA DE MAIS ERRADO! Jorge Jesus (ou qualquer outro) está no Benfica para defender os interesses... DO BENFICA, não dá equipa. A equipa é e será o que defender os interesses e objectivos não dele, não daquele grupo de jogadores, mas do Benfica e dos benfiquistas.
Não pode Jesus ficar refém da sua opinião sobre Nelson Oliveira ou qualquer outro?
NÃO SÓ PODE, COMO TEM QUE FICAR!
NÃO SÓ PODE, COMO TEM QUE FICAR!
Não fui eu que disse isto: "Ainda tem muito para aprender, mas isso só se consegue com trabalho, mesmo sem bola, comigo" ou isto "Vai ser o futuro da selecção. Isso não tenho dúvida. Pode ser já ou não, mas não tenho dúvida que vai ser ele". Podem recordar melhor o contexto aqui: E este, Jesus? Vale Milhões... ou não te sentes capaz?
A Jorge Jesus não se lhe poderá pedir que fique refém disto, no dia em que disser... o contrário disto! No dia em que disser que quatro meses depois destas frases dispensou o Nelson Oliveira para o pior clube da primeira Liga Espanhola e depois para um clube de meio da tabela em França porque afinal o Nelson não tem qualidade para mais que isso...
No dia que Jorge Jesus tiver a coragem de dizer que o tempo de Nelson Oliveira passou, que o jogador não treina com a qualidade que deveria, que Derley, Funes Mori ou Jara são superiores ao jogador que, outrora ele classificou como acima, ou no dia que explicar o que mudou naqueles 4 meses que fizeram o Jesus descer o Nelson Oliveira do Olímpo ao... Inferno.
Nessa altura, todos seremos obrigados a calar-nos para sempre!
No dia em que se perceber como alguém passa do futuro (SEM DUVIDA) da selecção e do Benfica para um jogador dispensado em 4 meses... então seguramente que Jorge Jesus não poderá ser refém do que diz.
Bem sei que a opinião de muitos - eu não sei porque o Jesus tem medo de abrir os treinos (mas pelos vistos há muitos que sobrevoam de drone e sabem tudo - é que o Nelson Oliveira não se aplica nos treinos, que é maniento, que isto e mais aquilo... Mas eu pergunto:
O Nelson Oliveira ficou assim entre Abril a Maio de 2012? De Junho a Março/Abril foi um atleta dedicado e trabalhador, mas depois em três/quatro meses foi tão mau e tão oposto ao que Jesus dissera que... foi dispensado durante dois anos?
Algo não bate certo nesta história... e sim, a Jesus devem-lhe ser cobradas essas e muitas outras palavras, pelo menos até ao dia que o contrário do que ele dissera possa ser compreendido como mais que um capricho, teimosia ou embirração do treinador do Benfica, o mesmo que dispensara Ola John para integrar Ivan Cavaleiro e que seis meses depois faz o seu inverso sem o português tivesse estado abaixo do desejado ou o holandês feito uma boa época na Alemanha.
Já agora, para quem quiser perceber mais este exemplo de incoerência, o Jesus quando fez a primeira aposta no Ivan Cavaleiro disse: "apostei nele porque vi qualidade para apostar nele". Então? Será que depois fechou os olhos ou, tal como o Nelson, perdeu qualidades em dois meses?
Olha, eu não sou nem nunca serei treinador nem ninguém com responsabilidades no Benfica e até a mim me são cobradas as opiniões. Porque não hão-de ser ao treinador que eu (será que essa gente também?) ajudo a pagar com as minhas quotas e RedPass???
Já agora, para quem quiser perceber mais este exemplo de incoerência, o Jesus quando fez a primeira aposta no Ivan Cavaleiro disse: "apostei nele porque vi qualidade para apostar nele". Então? Será que depois fechou os olhos ou, tal como o Nelson, perdeu qualidades em dois meses?
Olha, eu não sou nem nunca serei treinador nem ninguém com responsabilidades no Benfica e até a mim me são cobradas as opiniões. Porque não hão-de ser ao treinador que eu (será que essa gente também?) ajudo a pagar com as minhas quotas e RedPass???
Será que Jorge Jesus não pode ficar refém do que diz? PODE E DEVE!...
إرسال تعليق