Há gente para quem, MUITO de quando em vez, aquilo que Luís Filipe Vieira sugere como politica desportiva do clube é a politica acertada, especialmente quando se fala em aposta na formação. O que faz sentido, até porque LFV tem já no seu curriculum 14 anos de sucessos desportivos inquestionáveis, que atestam do seu profundo conhecimento em matéria de futebol e que credibilizam qualquer caminho que sugira...
Há gente que jura até já ter já ouvido LFV dizer publicamente que ele próprio assumirá as responsabilidades de qualquer fracasso desportivo fruto da OBRIGATORIEDADE na aposta na prata da casa, e o treinador estará sempre a salvo de qualquer despedimento se os resultados não forem o que os adeptos idealizam.
Há gente que gosta de pegar e de fazer disso lei (mas só quando dá jeito) naquilo que em certo momento Jorge Jesus disse... Coisas tipo, Jorge Jesus ter de gerir o Benfica refém de ter um dia dito que Nélson Oliveira era o futuro do Benfica... Como se algum dia JJ pudesse, mesmo que achasse o contr ário, ter dito que Oliveira era um engano e que com ele só havia passado...
Há gente que pensa, que como um dia se disse que o Nélson era o futuro, Jorge Jesus tem de se tornar escravo dessa afirmação, e que então, por orgulho e casmurrice, se disponha até a prejudicar os interesses da equipa que dirige, apostando no Nélson só porque sim, só porque tem de provar ao mundo que sabe ensinar um maneta a tocar guitarra (e não estou a chamar maneta ao Nélson), mesmo em detrimento de outros elementos que também treinam no duro, têm mais qualidade, são mais comprometidos e solidários, e fazem por merecer bem mais oportunidades.
Há gente que não percebe que cada elemento que chega ao Benfica pela mão de Jorge Jesus, chega porque em certo momento o treinador lhes viu futuro... Está implícito, não precisa de se dizer! E que o futuro do Nélson não tem prioridade em relação ao futuro de nenhum outro.
Há gente que não percebe que Jorge Jesus se engana, como até o Deus Mourinho se enganou em “artigos” bem mais dispendiosos como Shevshenko, Shaun Wright Philips, Malouda ou Quaresma!
Há gente que não questiona como é que o Deus da formação e da potenciação – o Mourinho – não conseguiu formar o Quaresma no Inter, o David Luís e Lukaku no Chelsea, ou como dispensou do Chelsea um jogador como Robben para ir buscar um Malouda! Há gente que não percebe como é que o Deus da formação – o Mourinho – fez do melhor jogador do Liverpool (Sturridge) um dispensado seu.
Há gente que não percebe que no Benfica têm de jogar os melhores, independentemente das origens. O que não invalida eu próprio reconhecer que já vi erros de casting graves, e que se calhar há na formação jogadores bem melhores do que outros que têm chegado e partido sem nos dar tempo sequer de decorar o nome.
Há gente que não percebe que o mundo se está cagando se formação é pegar em jogadores de 18 anos que vêm de dentro ou de jogadores de 18 anos que vêm de fora.
Gente que se está cagando se formar é ser capaz de ensinar um maneta com ares de vedeta a tocar guitarra, ou tornar um guitarrista mais talentoso, mais empenhado mas a precisar de um Mestre que o ajude a dar o último passo, num guitarrista de classe mundial.
Gente que se está cagando se André Gomes e André Almeida contam como formação ou se não contam, e gente que se está cagando para quem ache que formar só conta se for ir buscar à equipa B, jogadores que tenham chegado à B provenientes da equipa C ou da Z.
Há gente que não percebeu ainda que Jorge Jesus é responsável pela equipa principal do Benfica. Não é responsável pela preparação ou falta dela, com que os miúdos da formação chegam ao seu patamar de ação, talvez prontos ou talvez não, a corresponder às exigências que o futebol principal do Benfica exige.
Há gente que acha que tem muito olho para a coisa, e que sei lá, só porque sim, acha ser capaz de ver talento onde mais ninguém vê... Gente que vê talento em David Simões, Mários Ruis, Miguéis Rosas, Miguéis Vítors, Luís Martins, gente até que imagine-se, numa hora defende o Nélson Oliveira, numa outra diz que o Cardozo não presta, e numa outra ainda também exige (e tantas foram as prosas a pedi-lo) a contratação do coxo do Éder pelo Benfica! Justiça seja feita, que desde o mundial passado não houve mais coragem para a insistência e o nome Éder desapareceu miraculosamente deste blogue.
Há gente para quem há 3 anos atrás Tiago não servia para o Benfica porque estava velho, porque o Benfica não precisava (tanto não precisava que uma semana depois foi buscar Witsel, um Tiago mais refinado) e agora tem a gente de gramá-lo em grande forma, 3 anos mais velho, e ainda assim vê-lo jogar com a classe e maturidade que só escapa aos mais desatentos! Que grande contratação teria sido, numa altura em que ele quase implorava para voltar a Portugal!
Há gente que vê os jogos todos, todas as equipas do Benfica desde o berço até à terceira idade, e não tem pejo em classificar uma série de nomes, os com potencial, os com muito potencial, os de semi potencial e os potencialmente perigosos, uma pena porém que, apesar de tanto jogo visto e de tanto abrir de olhos quanto ao mexilhão que vem do viveiro da Luz, só tenham começado a classificar João Teixeira na hierarquia deste viveiro, no dia em que Jorge Jesus o levou à equipa A. Mas também é normal que tenha escapado, afinal o João Teixeira só está no Benfica desde 2005!
Há gente que não percebe que Jorge Jesus está no Benfica para defender os interesses da equipa, e não para defender os interesses do jogador A ou B, ou pela missão de fazer do Nélson Oliveira um jogador de futebol.
Há gente que não percebe que no dia em que LFV não estiver contente, só tem de “mandar” o treinador embora. Não há que inventar guerras que não existem, até porque provavelmente LFV já terá percebido, que o Benfica precisa muito mais de Jorge Jesus neste momento, do que Jorge Jesus precisa do Benfica!
Mesmo que não o fosse no plano desportivo, sê-lo-ia sempre no plano financeiro.
إرسال تعليق