Pois é, mais um braço a torcer aqui pelo GB... Mas infelizmente não será só para mim, mas também para todos os que acham que o Jesus não aposta na formação porque não têm qualidade.
Eu sintetizaria tudo numa frase: "Um verão onde o "todo o poderoso" ditou o que deveria ser o Benfica".
Tanto quanto foi possível com quem conhece bem o esquema do "Todo Poderoso", foi ele que decidiu fazer a cabeça dos jogadores contra o que estava no plano de Jesus para esta temporada, que integrava João Cancelo e Bernardo Silva, contudo era um plano que o empresário dos jogadores entendeu que não defendia os seus interesses - tremenda estupidez! - e encontrou uma solução para a saída destes através do fundo Meriton.
Ivan Cavaleiro foi um dano colateral que Jesus, compreensivelmente, não se preocupou por não se tratar de um jogador difícil de substituir, porém útil e poderia ficar na Luz.
Já Gonçalo Guedes está desde o início da temporada identificado para ser chamado à equipa principal quando completar 18 anos - neste aspecto o SLBenfica irá defender os seus interesses pelo facto de ainda só ter 17 anos, ao contrario do que fez o Sporting com o Bruma, por exemplo.
Ou seja, o "todo poderoso" entendeu meter na cabeça dos miúdos que poderiam ganhar mais dinheiro se aceitassem sair do Benfica e que, principalmente, poderiam jogar com mais regularidade. No SLBenfica, Jesus iria ter mantê-los na "sombra" de Maxi, Enzo, Salvio e Gaitan, mas sabia que iria chegar o momento deles, até porque estes "craques" não iam durar sempre e os jovens estavam no primeiro ano no plantel principal do Benfica.
Porém, o "todo poderoso" teve uma acção fundamental e com isso levou esses três jogadores da Luz, sobrando o Gonçalo Guedes (que não lhe pertence) e que já está a trabalhar integrado com regularidade para poder estar pronto para "ir jogando" quando fizer 18 anos.
Quanto a Nelson Oliveira, o "problema" não é - como muitos advogam - a falta de trabalho ou o vedetismo. O "problema" é a concepção de jogo do jogador ser muito diferente daquela que tem o treinador. O dito "problema" já eu aqui também o referi muitas vezes que é a forma individualista de o. Nelson Oliveira ver o futebol. O Nelson só será jogador de futebol se acontecerem uma de duas coisas: 1) Se não continuar a pensar como o Ibrahimovic... Só que o Ibra é um fenómeno, ele não é; 2) Se tiver um treinador que acredite nele e o mude como Jesus mudou o DiMaria que também parecia que jogava futebol sozinho e se tornava inconsequente.
Seja como for, o Nelson Oliveira será, se nada mudar, a próxima iniciativa de afastamento de um jovem da formação do Benfica. O "todo poderoso" irá procurar levá-lo ao que tudo indica para o Zenit quanto estes tiverem uma vaga de estrangeiros.
O SLBenfica tem imensos jogadores de qualidade a despontar na formação. Nuno Santos, Renato Sanches, Romário Baldé, Guga, Kevin, João Nunes, Fábio Cardoso, Nelson Semedo, etc. Entre estes estarão seguramente jogadores que poderão integrar futuros planteis do Benfica... Desde que o "todo poderoso" não lhes meta na cabeça que não devem esperar (e ganhar menos) durante um ou dois anos, irem jogando até ao momento em que se tornam definitivos.
Portanto, a opção correcta era a opção 15... E isto vai obrigar a dois tipos de "mea culpa":
1. O meu!
Que não acreditei quando Jesus publicamente afirmou - e bem - que os jogadores saíram para irem jogar com mais regularidade do que o Benfica lhes poderia proporcionar este ano, tapados pelo Maxi, Gaitan, Enzo e Salvio. Jesus foi claro quando disse que os empresários fizeram com que eles não permanecessem na Luz.
Se o plano de Jesus seria lançar esses jogadores ao longo do ano, gradualmente e conforme fosse possível rodar a equipa, aos quais ia juntar o Guedes quando completar os 18 anos e ficar "blindado" dos interesses externos... Então o Benfica by GB tem mais é que valorizar esse plano porque era o tal plano que sempre foi pedido e defendido por mim... E que afinal era o que estava na cabeça do treinador, o tal que NÃO ESTAVA a aligeirar responsabilidades quando publicamente assumiu os motivos da saída dos jogadores.
Jesus esteve bem e foi honesto! O Benfica by GB duvidou... e mal.
Jesus esteve bem e foi honesto! O Benfica by GB duvidou... e mal.
2. O vosso!
Porém... Sempre que aqui defendi a integração destes jogadores no plantel (Cancelo, Ivan, Bernardo) muitos foram os que defendiam que não, porque não tinham qualidade. Muitos defenderam a saída dos jogadores, não pelos verdadeiros motivos, mas porque não tinham qualidade.
Pelos vistos estavam errados! O treinador contava com eles porque tinham qualidade, agora obviamente não poderiam era ser opção na frente dos quatro titulares, experientes de grande qualidade.
Eu fui capaz de fazer o meu "mea culpa". Veremos quem é capaz de fazer o seu...
E esta hein, como vão agora os nossos criticos da aposta na formação "descalçar esta bota" de que afinal o Jesus até concorda com muito do que aqui tem sido escrito, porém injustamente apostado ao treinador como ele não valorizando???
E esta hein, como vão agora os nossos criticos da aposta na formação "descalçar esta bota" de que afinal o Jesus até concorda com muito do que aqui tem sido escrito, porém injustamente apostado ao treinador como ele não valorizando???
إرسال تعليق