Texto escrito e enviado ao NGB pelo benfiquista "Pensador Benfica" que aceitou o nosso repto para partilhar as suas opiniões com o universo benfiquista.
---------------------------------------------------------------------
Um antigo Jogador e treinador de futebol americano disse uma vez:
"O importante não é a vontade de vencer, toda gente tem isso. O importante é a vontade de se preparar para vencer".
Utilizando esta frase proferida por um protagonista de uma modalidade distinta do futebol (europeu), começo por fazer a reflexão: Afinal o que é preparar para vencer?
Bem, existirão certamente muitas vertentes na preparação, desde económica ao treino, desde a política de contratações á construção de infraestruturas ao marketing publicitário, etc...
Vamos então pegar na vertente económica que como todos sabem é fundamental no sucesso desportivo de um clube (pelo menos a longo prazo).
Como podemos constatar a realidade económica e demográfica do nosso país impõe que os clubes portugueses procurem receita nos jogadores que, ano após ano, rentabilizam e vendem para os chamados "clubes compradores".
Na minha opinião é a politica necessária apesar de torcionária para os adeptos dos clubes que a praticam. Então para isto precisamos de "activos" passiveis de ser rentabilizados e vendidos. Aqui temos duas características fundamentais que os jogadores devem apresentar : reduzida idade e muito potencial. E bastante evidente é a razão de ser das características acima referidas: Quanto mais novo for o jogador mais poderá evoluir e mais tempo poderá jogar e, quanto maior for o potencial, maior será a venda aquando a sua total rentabilização.
Assim, vejo com preocupação a média de idades que o Benfica apresenta esta época no chamado "onze titular". Ontem, frente ao Boavista a média de idades era de 28.3 anos o que é ligeiramente preocupante e eu explico o porquê.
Para uma melhor compreensão é necessário um enquadramento com o que se pratica em outros clubes, pelo que fui investigar a média de idades do onze inicial do Sporting(frente ao Arouca) e do FC Porto (frente ao Paços de Ferreira) por serem clubes com a mesma politica de venda de jogadores (embora a forma de chegar à equipa ser diferente).
Mas não me limitei a investigar estes dois clubes, fui também verificar a média de Idades do onze do Mónaco, do Manchester United e do Barcelona que jogaram este domingo. Este foi o resultado:
Mónaco : 26.5 anos
Barcelona : 27 anos
Manchester United: 26.4 anos
Sporting: 24.5
FC Porto :23.8
SL Benfica: 28.3
Não me parece lógico que um clube, em que a política desportiva assenta na venda e valorização dos seus activos, tenha uma média de idades superior à do Barcelona(que não tem propriamente uma equipa jovem).
No ano passado havia activos como: Oblak (21 anos), Marković (20 anos), Rodrigo (23 anos), André Gomes (21 anos), Matic (26 anos) e ainda nos demos ao luxo de desperdiçar (o presidente diz que não) juventude com imenso valor (digo eu que sim) como: Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e João Cancelo já para não falar no Estrela e em muitos outros.
A minha interpretação é que se procura resultados imediatos em sacrifício do futuro e se me custa admitir isto ao treinador Jorge Jesus, custa-me muito mais admitir ao presidente cuja ÚNICA função, é representar os interesses do clube.
Direi tão alto quanto a minha curta voz puder, o importante é preparar para vencer. Talvez alguém ouça..."
إرسال تعليق