Assumidamente, um INSTITUCIONALISTA LAMBE-CUZISTA

مواضيع مفضلة

الثلاثاء، 25 أغسطس 2015

Assumidamente, um INSTITUCIONALISTA LAMBE-CUZISTA

Confesso que nunca vi muito de Pedro Guerra... O meu conhecimento desta figura singular do nosso clube e da sua Super-Estrutura da Narrativa, deve-se em abono da verdade, a este blogue, onde de quando em vez fui lendo algumas opiniões sobre o Senhor.

Confesso também que, ainda que sendo subscritor da BenficaTV, é um canal que praticamente só frequento para assistir a jogos. Não vou dizer que é um bom canal nem um mau canal, porque não sou pessoa habilitada a formular esse juízo mas, por feitio e feitio apenas, nunca tive a mínima curiosidade por frequentar fontes de informação onde sei que a informação me chega já filtrada e inclinada à partida.

Sou adepto de informação independente, de fontes independentes, mesmo consciente que esta independência é apenas a independência possível, pois mesmo em canais de informação supostamente neutros, essa neutralidade só vai até certo ponto, e estamos sujeitos evidentemente à deturpação da informação consoante o sujeito que a profere.

Mas isto apenas para dizer que conheço muito pouco de Pedro Guerra. A CMTV é também um canal que não vejo, pelo que, só nas últimas duas semanas, ao passar pelo Prolongamento da TVI, pude dar melhor conta das verdadeiras capacidades narrativas deste Senhor...

E de facto, é de bradar aos céus... E vou ter de assistir a este programa mais duas ou três semanas, porque tenho a certezinha absoluta que o programa não aguenta muito mais do que isso no atual formato, sem vermos os comentadores andarem à chapada em direto, ou então, o mais provável, alguém se levantar da cadeira por se recusar pura e simplesmente a discutir seja o que for com esta figura do universo encarnado...

Porque de facto, o fanatismo é tanto, o lambe-cuzismo é tanto, o tom de conversa de taberna é tão acentuado, o espírito das conversas de rua de que quem ganha o argumento é quem fala mais alto é tão notório, que de facto, cansa e cansa mesmo ouvir este Senhor.

Que falta de classe! E são figuras como esta depois, que dão azo a muito do anti-benfiquismo que se vai vendo por aí, porque de facto às tantas, todos os nossos adversários ficam a pensar que aquele estilo taberneiro é característico de todos os Benfiquistas.

Eu aqui me confesso, que às tantas eu próprio, já torcia para que de facto o comentador verde ou azul fosse capaz de encostar o nosso à parede.

Porque este Pedro Guerra é de facto asqueroso. Porque ele não vai ao programa limitar-se a dar a sua opinião. Este é um homem que dá a sua opinião mas não ouve a dos outros. Ele martela, e martela, e escarafuncha, e contrapõe, e fala por cima, e fala mais alto, porque a opinião dele é a única opinião válida e a única que é dita com o rigor que reclama para si próprio!

E que rigor é esse?!

O rigor é por exemplo reclamar rigor na sua análise de grandes penalidades através de fotografias! E nem vou aqui discutir se os penalties são bem marcados ou não. Vou discutir sim, que ele chama a isso rigor.

Suponhamos que um defesa está parado e não se mexe, e um avançado vai recuando, recuando, e tropeça na perna do defesa...

Ora aí está, o rigor deste senhor é provar que é penalty porque tem a foto do momento do contacto entre as duas pernas, embora a foto não possa OBVIAMENTE e RIGOROSAMENTE mostrar quem toca em quem!

Mas há mais:

Este senhor não se limita a comentar. Ele cria o próprio alinhamento do programa e puxa por todos os assuntos que quer falar, obrigando os outros a irem atrás dele. E os outros têm que o ouvir, com aquela cara de enfado porque de facto já não conseguem ouvi-lo, e o moderador do programa Sousa Martins vê-se que não tem pulso para a peça...

Este Pedro Guerra tem a lata de puxar do assunto do aplauso de Bruno Carvalho ao árbitro do Sporting vs Paços de Ferreira, como o exemplo do que nunca deve ser feito, e que isso sim é que devia preocupar os Sportingustas!

Quando Sousa Martins lembra que aqui não há anjos, e que TODOS os presidentes já criticaram árbitros, Pedro Guerra insurge-se porque o seu Deus Vieira nunca fez tal coisa.

O fanatismo deste Guerra é tão elevado, que pela primeira vez vejo o moderador deste tipo de programas a envolver-se nos bate bocas, a querer calar este senhor e a colocá-lo no seu sítio. E de facto, em questão de segundos, Sousa Martins descobre na net vários momentos em que LFV criticou árbitros.

Mas o Guerra não se fica, e de facto criticou no jogo em questão, mas o Conselho de Arbitragem deu razão a LFV. Conclusão: Afinal já se pode criticar, desde que se tenha razão.

Sousa Martins mais uma vez entra na discussão e diz a Guerra que também ele é um vira-casacas, e que dantes defendia Jorge Jesus com todas as letras e agora usa de tudo para o atacar.

E o Guerra defende-se mais uma vez, assumindo-se como um Institucionalista, em suma alguém que defende sempre a Instituição, e que obviamente e assumidamente está ali a a representar. Na verdade, o que Pedro Guerra confessou é que é um INSTITUCIONALISTA LAMBECUZISTA e que a sua opinião vale zero porque de facto não é a sua, mas a opinião estilo camaleão que se molda aos interesses da Instituição e se calhar daqueles que lhe pagam.

Quando o médico Lagarto confessa que esteve num almoço com Luís Duque, e que este lhe confessou que nunca foi tão ofendido por alguém no futebol, como o foi no balneário da Luz após um Benfica vs Sporting por Luís Filipe Vieira onde todos os nomes lhe foram chamados, Pedro Guerra defende o DONO uma vez mais, invocando que o seu apoio posterior a Luís Duque para a Liga de Clubes  prova o grande homem que LFV é.

E de facto é isto. Sei que aqui muitos virão defender o estilo do homem, o lambecuzismo e tudo o que lhe queiram chamar, mas a mim, um Benfiquista como todos e com direito à minha opinião, a mim enoja-me!

E o mais grave, é que tudo isto é o rosto da politica do traulitismo da palavra que vem de cima da super-estrutura, que o coloca neste tipo de programas para desemprenhar aquele papel, para fazer aquele nojo de trabalho, para depois se esconder atrás do personagem na sua santidade para dizer que nunca disse nada nem nunca fez nada nem nunca falou mal de ninguém! Pois não, não fazem porque têm alguém a fazer o serviço por eles.

E depois este sujeito, tem a lata de louvar a atitude Benfiquista deste clube impoluto que é o NOSSO, que mesmo tendo sido roubado em 5 penalties e 5 explusões, aceita a derrota sem falar de arbitragens!

Ai não fala?! Então de que outra coisa falou ele ontem na 1 hora e 40 minutos que esteve a berrar (sim, a berrar), programa em que apenas deixou 20 minutos para os outros falarem e expressarem também eles as suas opiniões?

O que me choca mesmo é que isto não é um Benfiquista que caiu no programa para falar do seu clube de forma apaixonada e independente, e até com liberdade para uma crítica de quando em vez com espírito construtivo! Não!! O que me choca é que este sujeito está ali em representação da Super Estrutura e em consonância com o tipo de discurso e mensagem que quer passar, e que acredita religiosamente que esta é a melhor forma de se credibilizar e passar uma mensagem positiva para o exterior!


Se me identifico com isto? De maneira nenhuma, e aqui assumo com a independência que reclamo para mim próprio mesmo quando o assunto é o clube que amo, que este Pedro Guerra enquanto Benfiquista me envergonha!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف