O Benfica dos Cronistas, dos Paineleiros e dos Trauliteiros da Comunicação
Quando o folhetim “Jorge Jesus em Alvalade teve início”, lembro-me bem de ter escrito um texto neste espaço, de título “Só no Benfica poderia acontecer uma tragédia destas”, que originou alguma revolta de alguns leitores.
Esse era pois ainda o tempo da “tranquilidade”, o tempo do “Calma que a Direção sabe o que está a fazer”, o tempo do “Taarabt e o Carcela e o Bilal (o novo Robben) são uns reforços do camandro!”, o tempo do “O Harry Redknapp é um bêbado do c%&lho e obviamenteo Taarabt não pode ser o pior profissional com quem já trabalhou.”
Pois bem, sabendo os nossos leitores da apreciação positiva que fiz quase sempre ao trabalho do antigo treinador, alguns criticaram-me por eu achar que por causa da saída de uma pessoa, um tornado iria atingir o nosso clube.
Mas como eu disse na altura, para mim a tragédia não era perder Jorge Jesus. A tragédia era como é que um clube Bi-Campeão Nacional, com tudo do seu lado para partir para esta época um passo à frente dos outros deitava tudo a perder, era apanhado com as calças na mão, enrolado pelos acontecimentos, a ver o seu antigo treinador Bi-Campeão ESCOLHER ir treinar o clube que acabara em terceiro lugar!
Nesta altura recorde-se, também já haviam rumores de que Maxi Pereira (vice-capitão do Benfica e com oitos anos de casa) iria acabar no Dragão, como acabou!
E a tragédia para mim era isto. Apesar da enorme valia que eu atribuo a Jesus, um grande Benfica seria sempre possível de continuar sem ele, com outro treinador qualquer, como acontece em todos os grandes clubes do mundo! Desde claro, que competência existisse na operacionalização destas mudanças!
Agora, disse e repito, um clube que acaba de ser Bi-Campeão nacional, e que duas semanas depois vê o seu treinador ir para um rival e o vice-capitão para outro rival, estes são claros sinais de que algo não está bem. Isto para mim é uma tragédia, como seria ver o Chelsea ser Campeão em Inglaterra, e duas semanas depois o Mourinho ir treinar o Liverpool e o Terry mudar-se para Manchester! Encarar isto de ânimo leve é que seria estupidez!
E um presidente que deixa isto acontecer, seja lá porque razão for, é um Presidente que não esteve à altura dos acontecimentos, tão simples como isso!
Ora, como já aqui disse, acho perfeitamente legítimo que uma Direção mude de treinador. Tal como acho legítimo que uma Direção ache que há matéria prima no Seixal que pode e deve ser aproveitada, e que se calhar para o fazer, há treinadores mais vocacionados para o conseguir.
MAS...
Há alturas para o fazer... E a altura certa para o fazer, e vem em todos os manuais, NUNCA É NEM PODE SER, a seguir a um Bi-Campeonato.
Jorge Jesus não iria ganhar sempre. E quando não ganhasse, ou aproveitando um momento em que o treinador estivesse em baixa (sim, os treinadores saem sempre em baixa, ou nunca repararam nisso?), então sim, fazia-se a troca.
Agora, como foi feito é de uma burrice de todo o tamanho e de uma falta de competência atroz!
Sim, porque não só se perdeu um treinador que estava em ALTA, como se o perde para um rival, como se o perde porque este PREFERIU ir para o rival, como se o perde por causa de desacordos quanto à aposta na formação (como Pedro Guerra confirmou), como se o perde porque o próprio treinador acreditava que o rei já ia nú e já não acreditava neste projeto, como se perde porque no fim disto tudo se substitui o treinador Bi-Campeão Nacional por um aprendiz de feiticeiro, sem estaleca (e já nem falo em categoria, porque a essa ainda dou o benefício da dúvida) para estar à frente de um porta aviões destes numa altura destas.
Por isso companheiros, disse e repito: É uma tragédia ver tanta incompetência em tão pouco tempo num clube acabado de ser Bi-Campeão Nacional!
A tragédia para mim nunca foi perder Jorge Jesus. Para mim a tragédia foi acreditar (como acreditava e hoje acredito ainda mais), que tirando Jorge Jesus ao Benfica, o que ficava na Luz em termos de conhecimento da pasta de futebol era pouco mais que Zero!
Para mim a tragédia era acreditar (como acreditava e hoje acredito ainda mais) que o Benfica ganhava por causa de Jorge Jesus e não por causa da Super-Estrutura, e que quando saísse de lá o treinador, voltávamos a andar 10 anos para trás, em suma, ao habitual Benfica de Vieira!
O que me preocupa não é pois Jorge Jesus, como sei que alguns vão dizer! O que me preocupa é mesmo a Direção do Sport Lisboa e Benfica!
E é neste ponto que estamos meus amigos...
E eu sei, que vai-se tornando recorrente dizer mal deste Presidente (quando tantas vezes e durante tanto tempo aqui disse tão bem).
Mas digo mal porque hoje já não o avalio pelo passado, nem pela recuperação da credibilidade nem pela criação das bases para um futuro melhor. O futuro é hoje!
Não, hoje avalio-o pelo que faz no futebol, e no futebol meus amigos, é pouco mais que ZERO! É a minha opinião.
Este ano é o que se tem visto: Reforços e novo treinador, apostas claramente falhadas! Rios de dinheiro deitados à rua!;
O ano passado vende Cardozo e Rodrigo e contrata um avançado a 16 de Setembro (!!) e sem poder jogar Liga dos Campeões (as canas do falhanço europeu apanhou-as depois o treinador, claro);
Há dois anos deixou o folhetim Cardozo arrastar-se de uma época para a seguinte, e o seu treinador iniciar uma época extremamente fragilizado por causa dos falhanços da época anterior, e ainda com meio estádio a gritar por Jesus e o outro meio pelo paraguaio! Simplesmente I-N-A-D-M-I-S-S-I-V-E-L!
Desbaratamento do plantel? SIM!
Vendas dos melhores jogadores em Janeiro? SIM!
E ainda assim conseguimos ser Bi-Campeões?! É verdade, SIM! Mas quase um milagre! E não foi milagre Presidencialista com toda a certeza!
Se LFV quer voltar a ter o meu apoio, que se deixe pois pelo Amor da Santa de brincar aos futebóis, que reconheça que não percebe patavina do assunto, e que dê a pasta a quem sabe.
Não sei se é José Veiga essa pessoa certa, mas sei que esse já cá esteve, e o futebol com ele PARECIA bem entregue! Chame-se José Veiga ou outro nome qualquer, é preciso alguém que saiba fazer igual!
O futebol nos tempos modernos é uma coisa muito séria que no Benfica parece gerida por miúdos, e uma brincadeira que sai muitíssimo cara!
Olhe-se para os reforços que chegaram à Luz nas últimas três temporadas e digam-me quanto se gastou e quantos se aproveitam!
O Benfica de hoje é o Benfica dos Cronistas, dos Paineleiros, dos Propagandistas e dos Trauliteiros da Comunicação...
É um Benfica mais preocupado com a guerra das palavras, com a traulitice, e muito pouco em apostar as suas fichas dentro do campo!
Este Benfica de hoje parece mais uma Agência de Comunicação do que um clube de futebol!
E é no futebol que tem de estar a nossa força, o nosso foco, hoje e sempre! São essas e essas apenas, as vitórias que 99% dos Benfiquistas querem celebrar!
Um Benfica que ganhe é um Benfica que deixa as vitórias no campo falar por ele, e que não precisa de trauliteiros nenhuns da comunicação cá fora a fazer propaganda e a desviar atenções como se estivessem na taberna!
Mas:
É preciso que ganhe no campo!
É preciso ser competente!
É preciso perceber que guerras de palavras saloias só surgem para mascarar a incompetência!
É preciso que não se encoste à sombra de um Bi-Campeonato para justificar mais 10 anos de insucessos!
É preciso contratar bons jogadores e bons treinadores!
É preciso ter à frente do futebol gente que perceba de facto de futebol, que sirva o Benfica e não sucumba aos interesses de terceiros!
É preciso perceber que sem bons jogadores e bons treinadores não há Super-Estrutra que nos valha!
É preciso reconhecer de uma vez por todas que essa tal Super-Estrutura S-I-M-P-L-E-S-M-E-N-T-E N-Ã-O E-X-I-S-T-E!
إرسال تعليق