O abandonar do navio antes do naufrágio?

مواضيع مفضلة

الخميس، 30 يوليو 2015

O abandonar do navio antes do naufrágio?

Terão razão todos aqueles que queiram apenas lembrar que no final de contas o Bi-Campeão é o Benfica, e que isso, só por si, significa que alguma coisa dentro do Benfica estará a ser bem feita.

Mas é aqui pois que as correntes se dividem:

Há aqueles que sempre acharam que o grande mérito das vitórias recentes estavam na estrutura encarnada e não tanto no treinador;

E há aqueles que como eu acharam (e continuo a achar), que as vitórias recentes do Benfica, APESAR DE TAMBÉM TEREM MÉRITO DA ESTRUTURA DO BENFICA (pelas condições que foram dadas), TIVERAM AINDA MAIS MÉRITO (especialmente na época passada) DO SEU TREINADOR, QUE SOUBE FAZER DO TODO BEM MAIS DO QUE A SOMA DAS PARTES, E SUPERAR ATÉ COM MESTRIA ALGUMAS CASCAS DE BANANA PLANTADAS PELA PRÓPRIA DIREÇÃO – Ex. Contratação de Jonas a 12 de Setembro (!!) com a época iniciada há mais de um mês, sem poder jogar Liga dos Campeões e depois de perder Cardozo e Rodrigo; ou a venda de Enzo em Janeiro.

E aqui meus amigos, não vale a pena vir-se com grandes cantigas nem andarmos aqui a ofender-nos uns aos outros: estas são as duas correntes, E AMBAS LEGÍTIMAS.

E não vale a pena matarmo-nos uns aos outros, essencialmente porque a próxima época responderá seguramente a todas essas dúvidas.

Da minha parte, gostava que passado pouco mais de um mês de Rui Vitória, a Direção do Benfica já tivesse feito mais para me fazer acreditar que estou enganado, e que de facto vivemos numa era em que voltámos a ser adeptos de um clube em que qualquer treinador se arrisca a ser campeão.

Mas não, não consigo, e assumo-me incapaz de pré-época após pré-época vislumbrar os vestígios da capacidade dessa tal super-estrutura DESPORTIVA, salvo situações muito esporádicas. Se me falarem de cimento, de organização, de inovação, de solidariedade, eh pá, aí sim, estamos de acordo, Luís Filipe Vieira tem feito um trabalho excelente...

Mas em termos de futebol, desculpem lá os ofendidos, mas acho que com esta Direção qualquer treinador se arrisca a NÃO ser campeão, tantos são os tiros nos pés dados ano após ano. No passado disse (e escrevi) que acreditava que tirando Jesus ao Benfica, em termos de conhecimento futebolístico o que ficava era muito pouco, e estas últimas 5/6 semanas só têm servido para reforçar essa convicção.

Sejamos francos: Será que vale a pena falar de Rui Vitória nesta altura? Será que vale a pena falar de Rui Vitória quando daqui a 10 dias já estamos  a iniciar a época oficial contra o Sporting de Jesus, e as lacunas no plantel são tantas com uma Direção que não mostra qualquer urgência em colmatar deficiências que todos vemos?

Meus amigos: ao que na época passada já não era famoso (e a Liga dos Campeões provou-o claramente, por muito que alguns só queiram lembrar o Bi-Campeonato), falta já Maxi, Sálvio e Gaitan está por um fio, apenas e só os três melhores jogadores que ainda tínhamos.

Aqueles que vêm com a treta que este ano o plantel é QUASE o mesmo e que LFV fez um esforço por manter o núcleo duro do Bi-Campeonato, a isto pois um verdadeiro LOL!

LFV não vendeu mais porque não pode! Não vende mais porque Sálvio se aleijou já com as malas feitas, não vende Jonas porque este não quis ir para a China, não vende Gaitan mas vai vender, e tirando esses vai vender mais quem? O Luisão? O Júlio César? O Ola John?!

O não vender mais é a prova cabal da mediania da grande maioria dos que cá ficam, só não vê quem não quer! Como todos percebem que desde a saída de Matic em Janeiro da época passada, no Benfica está tudo à venda, até os putos da B! Mas para alguns Benfiquistas, os Benfiquistas à séria, tudo isto é normal, comparar o sol com a lua, o que era o plantel do Benfica há 18 meses atrás e o que é hoje!

Como todos dizem (e bem) boas pré-épocas não fazem campeões nem más pré-épocas são sinal de alarme mas, caramba!, para Rui Vitória era importantíssimo começar bem e matar a desconfiança o quanto antes. A herança é pesada, por muito que muitos ignorem esse pequeníssimo facto. Começar mal, mesmo que em jogos a feijões, em nada ajuda à sua já difícil causa.

E que tem feito a Direção encarnada para ajudar Rui Vitória? Pouco. Muito pouco! Para não dizer NADA! Esta época, mais do que nunca, era a época em que a Direção encarnada tinha de fazer tudo para dar condições ao seu novo treinador de realizar um bom trabalho. Esta era a época em que Direção do Benfica tinha de facto de provar o seu mérito e a sua competência se conseguisse ajudar Rui Vitória a ser Tri-Campeão.

E que se vê?! Uma inércia confrangedora! A nova época à porta e tanta coisa por resolver! Talvez lá para 10 de Setembro acabe por chegar mais um Jonas qualquer! Em contraste com os nossos dois rivais, que mesmo não tendo varinhas mágicas que garantam porra alguma nas contas do título, parecem pelo menos ter mais vontade de fazer o sucesso acontecer, que parecem apostar mais forte, que se esforçaram por dar aos seus treinadores verdadeiro tempo de pré-época e reforços a tempo e horas.

E para aqueles que vierem com a história de que não defendíamos nós a aposta nos putos da formação, não, da minha parte nunca ouve pedido nenhum de aposta na formação.

Projetos ganhadores em QUALQUER clube do mundo NUNCA giraram em torno da formação DESDE que existe Lei Bosman! Que sejam um complemento? Aí estamos de acordo! Mas a peça fundamental da engrenagem? Evidentemente que não!

Achar-se hoje que é com contratações de jogadores a sacos de caramelos e mais uns pozinhos da formação que o Benfica vai ser o clube que, ainda nem há duas semanas, o próprio Presidente anunciou como o clube que ainda não perdeu a esperança de ver um dia Campeão Europeu, é de facto de uma ironia de bradar aos céus!

Matar a politica dos reforços de 5-6 milhões de euros, em suma, a politica responsável pelos mais de 200 milhões de lucros brutos da politica de transferências do Benfica nos últimos 5 anos, é de uma incredulidade que ninguém entende, como se mata assim a politica responsável pelo sucesso desportivo e financeiro de um passado recente, como se o cancro tenha sido esse e não a compra desenfreada de contentores de jogadores medíocres que custaram (e custam) rios de dinheiro sem nunca darem qualquer rendimento financeiro ou desportivo!

Mas lá está, quem critica só critica por criticar e sem nenhuma legitimidade... Para alguns pois, tudo isto é normal: Ver um sub-capitão encarnado assinar pelo nosso maior rival ao fim de 8 anos de águia ao peito (com Pinto da Costa a dizer que só depois da Final da Taça da Liga é que o Benfica apresentou ao uruguaio proposta de renovação), ver um treinador Bi-Campeão preferir ao fim de seis anos o projeto de um rival que anda há 30 anos nas ruas da amargura...

É também normal ver Gaitán desesperado por sair, e muito pouca gente com verdadeiro desejo de ficar, apesar de toda a grandeza, de todo o brilhantismo, deste baluarte de profissionalismo e modernismo em que LFV  tornou o Benfica segundo as palavras do próprio que não cansa em repetir de cada vez (todas as vezes) que fala à imprensa!

Que alguns continuem a achar tudo isto normal, pois bem, estarão no seu direito mas eu não acho!

Acho que Luís Filipe Vieira não tem falado a verdade aos sócios e que com uma mão parece empurrar o futebol do Benfica para o precipício enquanto com a outra dá palmadas nas costas dos sócios a pedir-lhes para apoiar porque está tudo bem...

Mas os bandidos pois, vão ser sempre o Jesus, o Maxi e amanhã o Gaitan (a campanha já está em marcha), quando se calhar estas saídas mais não foram do que o chumbo dos artistas a este novo projeto, o abandonar do navio antes do naufrágio...             

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف