Ainda o tema dos direitos da Champions e a RTP.

مواضيع مفضلة

الخميس، 20 نوفمبر 2014

Ainda o tema dos direitos da Champions e a RTP.


Não deixa de ser um sinal destes tempos menos democráticos e mais "austeros" que assim que alguém levanta perguntas sobre temas mais incómodos aparecem logo alguns a apelidarem questões de teorias da conspiração.

No caso dos direitos da Champions, o tema levantado ontem pela suposta oferta da RTP muito acima do valor de mercado levanta as questões do costume quanto à actuação da RTP e sobre a verdadeira intenção dos seus responsáveis, caso se confirmem estes valores.

Nada me move contra a RTP, até porque foi dela que vieram a esmagadora maioria dos grandes profissionais de TV que Portugal conheceu e conhece. 
(O problema, caro amigo Jaime Amores, não são os trabalhadores da RTP mas sim os seus decisores.E já agora, o JAC é tudo menos um menino do coro).

Para quem tem memória e recorda o que se passou aquando da passagem dos direitos detidos pela RTP para a mão da Olivedesportos, estes episódios levantam questões legítimas.

Num post de 07/09/2012, relembrei para os mais esquecidos que ao contrário do que julgam os ingénuos, os dirigentes no sector público não são colocados nos lugares de gestão que têm pelos seus lindos olhos. 

Basta recordar as palavras do então secretário de estado da Comunicação Social, hoje vice-presidente da ERC(Entidade Reguladora para a Comunicação Social), que citei nesse post:

"ARONS de Carvalho, secretário de Estado da Comunicação Social, quer que a RTP evite negociar directamente com o Santa Clara os direitos sobre os jogos que, na próxima temporada, o clube açoriano vai disputar, em casa, frente aos três grandes. ”Para não afrontar a Olivedesportos”, justifica Arons de Carvalho.

Poderia ser prejudicial que a RTP se metesse com a Olivedesportos. O que ganharia no negócio com o Santa Clara poderia perder em muitas outras coisas”, frisou, embora sublinhasse que ”é possível” a negociação directa entre vendedor (Santa Clara) e comprador (RTP). ”Mas acho difícil que possa haver uma declaração de guerra da RTP à Olivedesportos. Provavelmente era o que os canais concorrentes gostariam que houvesse”.

Depois, o governante lembrou que a ”Olivedesportos já tomou conta do negócio”. ”Tem os direitos de todos os clubes, com a excepção do Benfica e Alverca; tem uma participação na Sport TV; tem a publicidade estática; tem acordos com a FPF sobre os jogos da própria Federação. A RTP tem os jogos da selecção porque está de boas relações com a Olivedesportos”, acrescentou.

Record sabe que a RTP está interessada em transmitir os jogos que o Santa Clara efectue frente ao FC Porto, Benfica e Sporting, conforme confirmou quinta-feira o editor de desporto da televisão pública, Miguel Prates. A RTP, todavia, não contactou o clube açoriano. A Olivedesportos já apresentou uma proposta aos dirigentes da equipa treinada por Manuel Fernandes." - Record, 04/06/1999.

Um rápido exercício de pesquisa indicará onde estão hoje alguns dos nomes que naquela altura tomavam as decisões. Ou quem foi o director da RTP que negociou a passagem dos direitos de transmissão do futebol para a Olivedesportos.

Dizia Rui Cartaxana em 14/09/2008, numa citação encontrada aqui

"Está à vista de toda a gente, embora toda a gente (bem, quase toda a gente) finja que não vê. E que é evidente. Num dos extremos do negócio, os clubes, legalmente os seus detentores, estão todos falidos. 
No outro extremo, as TV privadas lá se vão safando, mas a RTP (José Eduardo Moniz), enquanto os comprou ao sr. Oliveira, só agravou o seu défice crónico (que chegou aos mil milhões). No meio, o sr. Joaquim Oliveira - cujos méritos devem ser assombrosos - diria, em síntese, que passou de homem pobre a homem rico, através do mais gigantesco transvase de dinheiros que conheço no futebol europeu."

Isto são tudo menos teorias da conspiração. São factos.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف