Oblak ou Quim? Ia para Oblak.
Siqueira ou Coentrão? Coentrão.
Luisão e Garay ou Luisão e David Luís? Difícil. Futebolisticamente ia para Garay mas David Luís carregava a mística e representava os adeptos no relvado.
Maxi ou Maxi? Eu ia para Maxi com menos 4 anos.
Fesja e Enzo ou Javi e Aimar? Eu iria para a segunda sem pensar duas vezes.
Sálvio ou Ramirez? Ramirez, para mim um dos melhores médios do mundo.
Gaitan ou Di Maria? Di Maria, mais regular, mais explosivo, mais trabalhador, mais sangue na guelra, muito mais novo quando se revelou.
Rodrigo ou Saviola? O Saviola de há 5 épocas atrás era muito mais completo e decisivo.
Lima ou Cardozo? Eu escolho o Cardozo...
Isto para dizer o quê? Que aceito que o plantel da temporada agora finda tinha um banco bem mais rico do que o de há 5 anos atrás, mas quanto à qualidade do ONZE, aí, para mim, o do penúltimo título era muito mais equipa e rico em individualidades!
Bem sei que levámos com o slogan do melhor plantel dos últimos 30 anos... Enfim, aceito quem defenda esta teoria mas, discordo... O mais caro? Sim, de longe! O melhor, só se for pelo banco, pelas opções. Aliás, jogadores titulares novos em relação à época anterior há apenas Siqueira (emprestado), Oblak (já era nosso), Markovic (porque Sálvio estava aleijado), e Fejsa (que jogou pouco e ainda assim veio substituir um jogador melhor que saiu). Tudo o resto, os grandes obreiros dos triunfos deste ano, já cá estavam.
Isto para ir mais uma vez para Jorge Jesus... Sim, há quem goste e quem não goste do homem, e todas as opiniões são legítimas...
Mas eu mantenho o que sempre disse:
Jorge Jesus, para lutar pelos maiores títulos europeus, ao contrário de outros “grandes” treinadores do mundo, não precisaria de contratações de 30 milhões nem de aniquilar os orçamentos dos magnatas do petróleo do Médio Oriente.
Precisaria apenas de um clube capaz de manter de ano para ano os seus melhores jogadores, e ir reforçando aqui e ali, com outros jogadores que vai descobrindo... Isso sim, é o que se chamaria de projeto de continuidade.
Mais uma vez se voltou a falar do futuro, do sai não sai de Jorge Jesus...
Jorge Jesus ficou, e para mim bem (para o Benfica). Bem, porque acredito que com melhores ou piores ovos, Jesus fará sempre melhores omoletes do que 90% dos treinadores mas...
Numa perspetiva de carreira (e aqui falo da desportiva e não financeira), esta permanência de Jorge Jesus é um risco enorme para o próprio...
Os mesmos que este ano o levaram em ombros serão os mesmos que ao próximo falhanço não hesitarão em chamar-lhe os nomes mais horríveis... Para aqueles que nunca gostaram dele, o rosto de um eventual falhanço será sempre só um...
E a verdade é que, e mais uma vez, e ao fim de 5 anos, Jorge Jesus vai ter de recomeçar do zero...
Os melhores jogadores continuam a sair... As contratações têm de ser em conta e são jovens ainda verdes... Os miúdos da B reclamam um lugar na equipa principal e há quem exija ao técnico essa aposta, e é neste contexto, mais uma vez, que Jorge Jesus terá de ganhar tudo no próximo ano..
Sim, porque a exigência aumentou como aumenta sempre a cada vitória...
No próximo ano, ganhar menos do que tudo em Portugal será sempre sinónimo de fracasso e gente a mandar Jesus para Felgueiras, e Benfica menos do que finalista da Liga dos Campeões será sempre sinónimo de treinador sem estofo europeu... E os meios ao dispor do treinador?! Mas alguém se lembrará disso?
Jorge Jesus queria sair? Talvez sim, talvez não mas, ainda que a resposta seja sim, há alguém que no seu perfeito juízo tenha o desplante de o censurar?
Projeto de continuidade? Que projeto? A única coisa que se mantém de um ano para o outro é o treinador e os jogadores em menor destaque... Tudo o resto tem de ser construído de novo! Todos os anos!
Tem de ser assim, dirão alguns, toda a gente sabe que os clubes portugueses têm de vender!
Pois sim, estou de acordo mas, convenhamos que a maior vítima desta politica só poderá ser, mais cedo ou mais tarde, aquele que menos culpa tem: o treinador.
Não saindo agora, em alta, sairá quando? Infelizmente para Jorge Jesus, será mais um grande treinador (dos melhores que tivemos) a sair da Luz pela porta pequena.
إرسال تعليق