NÃO HÁ BEM QUE SEMPRE DURE... NEM MAL QUE NUNCA ACABE!
Na altura em que se comemora o 110 Aniversário do maior clube do mundo, o Benfica, cuja história continua e continuará sem paralelo noutro clube ou país, decidiu homenagear porventura o nome mais amado/odiado na luz. Amado pelas conquistas que através do S.L. Benfica trouxe para um país habituado a tudo menos a vitórias e admiração desde o tempo das caravelas; odiado pela maldição que criou na luz.
O Benfica inaugurou assim pelas 15h30 de 28 de fevereiro na porta 18 do seu estádio ( que conta já com o busto de Miklós Fehér) uma estátua de bronze com 2 metros de altura de Béla Guttmann, sendo da autoria do escultor húngaro Szatmari Juhos Laszlo e foi feita na Hungria, tendo chegado a Portugal há semanas, no maior dos secretismos.
O objetivo simbólico é o de "quebrar" a "maldição" lançada pelo ex-treinador húngaro, que um dia terá dito que sem ele o clube da Luz não voltaria a ganhar uma Taça dos Campeões nem nos 100 anos seguintes.
A cerimónia da inauguração contou com a presença, entre outros, do vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, e do secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Zsolt Németh - n.d.r. Luis Filipe Vieira estava ausente, devido ao funeral do nosso eterno Mário Coluna. O governante húngaro disse que espera ver "dissolvida" a maldição de Béla Guttman contra o Benfica com a inauguração desta estátua. E explicou como surgiu a ideia.
"O Benfica ganhou duas Taças dos Campeões, em 1961 e em 1962, uma contra o Barcelona e outra contra o Real Madrid. Guttman Béla era o treinador nessa altura e quis um aumento de salário. No clube disseram que isso não estava no contrato. Então ele disse, se não me dão vou-me embora, mas amaldiçoo-os: durante 100 anos o Benfica não vai voltar a ganhar a Taça dos Campeões. Passaram 50 anos desde então e o Benfica não ganhou. Foi então que o embaixador da Hungria, Norbert Konkoly, surgiu com uma solução para este problema. Falou dela ao presidente do Benfica e ele concordou. A solução é colocar uma estátua de bronze enorme, de dois metros, no estádio do Benfica com as duas Taças dos Campeões nas mãos. E depois ele regressa. E, regressando, a maldição desaparece e, desaparecendo, veremos resultados. É esta a história", explicou Zsolt Németh, dizendo que o acontecimento é tão importante para os benfiquistas como para os húngaros.
Esperemos que para além da devida homenagem, a maldição seja mesmo quebrada, e se possível, já esta época! Eu não acredito em bruxas... pero que las hay, las hay.... Por isso, vamos acreditar que agora sim, mais do que investimento no plantel, ou no planeamento desportivo e ou consequente saneamento financeiro, estão lançadas as bases para um sucesso europeu, Finalmente!
Carrega Benfica, Sintam a Mística!!
إرسال تعليق