Vamos continuar a bater no ceguinho?

مواضيع مفضلة

الثلاثاء، 14 يناير 2014

Vamos continuar a bater no ceguinho?

O planeamento dos timings das vendas foi mau? Foi! Aliás, péssimo... Mas há muito tempo que aqui escrevo que o SLBenfica é um clube amador e bastante incompetente em matéria de gestão desportiva que, ao fim de contas "that's what is all about".

A estabilidade financeira do SLBenfica é um mito? Obviamente! A prova disso é que, ao contrario do que sempre foi dito, continuamos a estar obrigados a viver de vendas de jogadores senão "fechamos a porta". A única diferença para o passado é que agora temos o que vender, mas para isso não precisamos do "mago da gestão financeira".

Agora...

... O que se pretende com estas formas todas de "choro colectivo"? 

- destituir a direcção eleita com 83% dos votos há pouco mais de um ano?

- despedir o director desportivo? Não há...

- arranjar uma desculpa para o insucesso eventual no fim da época? Não me parece!

Ora, dito isto e olhando para a história recente que diz que os benfiquistas falam muito mas nada fazem, mesmo indignados, a minha proposta é que olhemos para a solução e não para o problema.

E a solução diz-me que é agora que Jorge Jesus, mas acima de tudo Luis Filipe Vieira pelo que disse recentemente, tem que provar que existe real aposta na formação e nos valores seguros que temos. A saber:

Sai o Matic? Muito bem... Em Agosto contratou-se o Fejsa precisamente para ser alternativa a este, tem que ser ele o sucessor natural. Contudo, ja todos vimos - e o Jorge Jesus também - que o rapaz não é assim tão bom. O que há a fazer, e não creio que a conversa do Matic sobre ele tenha sido ao acaso, é trabalhar o André Gomes nas suas lacunas (intensidade e agressividade) e potenciar as suas qualidades (posicionamento, leitura de jogo, visão, passe e remate) para no inicio da próxima época ja ter seis meses de trabalho e alguns jogos para arrancar como escolha principal nesse lugar.

Sai o Garay? Bom, aqui o caso não me parece que possa vir já da formação! O João Nunes talvez seja o único com potencial para tal, mas ainda está no ultimo ano de júnior e tendo o Lisandro no plantel parece-me ser mais adequado negociar o regresso. O Jardel nunca me convenceu e o Steven menos ainda. Neto? Sim, parece-me uma excelente escolha por diversos motivos, a começar pela qualidade e acabar no facto de ser português... Mas nesse caso é melhor repensar todo o eixo para os próximos anos, pois precisamos de outro tipo de jogador ao lado dele que não o Luisão.

Sai o Rodrigo? Mais que isso: teremos Cardozo ainda esta época? Bom, neste quadro e com Lima em baixo esta época... Eu diria que ficamos sem os avançados que têm ali jogado nessa posição este ano. Markovic? Sim, mas o JJ parece ter outros planos para ele (que, diga-se, resultaram muito bem no Domingo). Mesmo contando com Marko, com a lesão do Cardozo, temos... Apenas um avançado. Solução? Conseguimos, ou melhor, o Jesus quer resgatar o Nelson e trabalhá-lo para ser um grande avançado no SLBenfica? Não sairá mais barato que ir buscar outro? Se não quiser... Não sei se nos basta ir buscar um, mas pelo menos teríamos que fazer uma contratação.

Na prática, a minha convicção é que temos "tudo em casa" (mesmo que temporariamente em casa emprestada), e dificilmente seria necessário reinvestir parte dos 75M€ que vamos receber.

Haverá coragem?
Haverá capacidade de resistir à tentação de contratar?
Haverá vontade de apostar nestes?

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف