Luis Filipe Vieira pode ser a solução, ou o nosso maior problema.

مواضيع مفضلة

الأحد، 12 مايو 2013

Luis Filipe Vieira pode ser a solução, ou o nosso maior problema.



Esta é uma imagem que continuo a não compreender.
Não aceito que o treinador do meu Benfica exteriorize desta forma para o mundo e muito mais importante para o seu grupo, a dias de uma final europeia, o baixar dos braços.

Mas já escrevi sobre Jorge Jesus e o seu papel em mais este falhanço. Mais haverá para dizer, após a final da Liga Europa, sobre o treinador do Benfica.

Mas neste momento interessa analisar o problema que é o presidente do Benfica.
Desde 2005 que o seu papel no Benfica ficou claro. Não quer e não admite ninguém que lhe possa fazer sombra na liderança do futebol.
Quer ser um 'Pinto da Costa', mas sem ter nenhum do 'jogo de cintura' do dirigente do FC Porto e sem perceber que ser presidente do Benfica não passa por imitar ninguém, muito menos esse senhor.

Cometeu um erro no final da época de 2009/2010, quando cedeu em toda a linha às exigências de Jorge Jesus perante a ameaça de partida do treinador para o Porto.
Aceitou pagar um dos mais elevados salários da Europa a um treinador de futebol. Aceitou afastar Rui Costa, hierarquicamente acima de Jorge Jesus, a pedido do treinador.
Aceitou entregar as principais decisões do futebol do Benfica a Jorge Jesus, valendo acima dele apenas a sua própria vontade. 

Cedendo às vontades de DSO na parte financeira, LFV interveio sempre que foi preciso vender alguém.

Até hoje, LFV continua a não entender o seguinte: o Benfica está acima de si. Se assim fosse, já teria há muito entregue a liderança do futebol a quem realmente perceba do jogo. Mas mais que isso. Alguém que seja um líder, que feche a estrutura do futebol ao exterior e que coloque Jorge Jesus no nível em que ele é melhor: como treinador.
Alguém que saiba antecipar problemas, obstáculos, e que crie soluções para eles.
Alguém que tenha carisma e se saiba relacionar com os outros clubes nacionais, coisa que LFV só sabe fazer quando tem negócios com alguém desse clube.
Alguém que consiga ser agregador e que dessa forma combata pela positiva a influência nefasta vinda de outros lados.

Neste aspecto, é imperativo que a Comunicação do departamento de futebol seja totalmente autónoma da Comunicação institucional do Benfica clube.
O responsável pelo futebol deve ter esse controle.

Após anos e anos, continuamos a ter dos piores departamentos de Comunicação que já vi num clube de futebol. Surpreende que alguém como João Gabriel, que já serviu um presidente da República, cometa erros de estagiário. Os timings que escolhe são os piores. 

A oportunidade das intervenções de Luis Filipe Vieira é desastrosa. Todos os anos. 

Luis Filipe Vieira é mal aconselhado? Sem qualquer dúvida! Mas quem tem escolhido os seus conselheiros? O próprio Vieira!

O presidente do Benfica tem tudo nas mãos, como tem tido desde que foi eleito presidente pela primeira vez.

É altura de Luis Filipe Vieira deixar de lado a sua vontade de destaque. Não precisa disso. É presidente de um dos maiores clubes do mundo.

Tem que saber delegar o poder do futebol a quem dele perceba.
Eu sempre defendi o nome de alguém que em tese está neste momento próximo de Vieira. Trata-se de Humberto Coelho. Mesmo na Europa, o presidente do Benfica não procura estabelecer relações com os outros grandes clubes. A não ser que isso envolva outras coisas. E não é disso que o Benfica precisa.

Jorge Jesus não tem capacidade para ser um 'manager' à inglesa. E ao contrário da sua própria opinião, precisa de alguém acima dele e ao mesmo tempo muito próximo de si e que seja o verdadeiro guardião do plantel e da sua equipa técnica.

Se Luis Filipe Vieira não compreender isto e continuar a colocar a sua vaidade e ânsia de ser um 'Pinto da Costa' do Benfica, a renovação com Jorge Jesus não valerá a pena. JJ continuará a cometer os mesmos erros e sem ninguém a ajudá-lo a lidar com os problemas.
E o nosso futebol continuará com Carraças bufos, permeável, desprotegido e sem saber usar um magistério de influência que um clube com a grandeza do Benfica pode ter no futebol português e europeu.

Luis Filipe Vieira, depois da confusão que arranjou com o tema da renovação de Jorge Jesus(um dia essa história será contada), tem que deixar o futebol a quem percebe dele!!! 

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف