Após a leitura de um trabalho bem estruturado e profundo de análise por parte do Bcool no blogue 'Ontem vi-te no Estádio da Luz', aqui, quero escrever umas linhas sobre a política de bilheteira do Benfica e a ligação com as assistências na 'Catedral'.
A inauguração do novo Estádio da Luz abria uma oportunidade para regressarmos aos tempos do 'Inferno da Luz', aquele ambiente mítico, temível e bem real para os nossos adversários.
O olhar da direcção foi naquela altura apenas para os custos inerentes à construção do estádio e seu funcionamento durante os jogos, como a inclusão de centenas de seguranças.
Os bilhetes teriam de encarecer obrigatoriamente, pois as condições de conforto proporcionadas aos espectadores eram agora bem melhores. (Já nessa altura, o olhar para os adeptos e sócios como 'espectadores', ou de outra forma, como meros clientes.)
O que não foi levado em conta foi a concorrência. De quê? Por pouco mais de 25 euros, um adepto assistia no conforto do seu lar aos principais jogos...nacionais e europeus. Pelos mesmos 25 euros assistia a um único jogo na Luz.
Além disso, outros factores ainda mais importantes: a travessia no deserto em termos de vitórias. Os tiros nos pés de sucessivas direcções desde 1994 nas relações com o FCP e seus apaniguados, principais promotores do ódio ao Glorioso. A falta de qualidade dos plantéis do Benfica.
Mesmo os títulos de 2005 e de 2010 não conseguiram tornar o Estádio da Luz num local normalmente de lotação esgotada.
Depois de 2 temporadas muito fracas, no início da actual época os REDPASS, símbolo dos que mais vão ao estádio, sofreram um aumento brutal e quase 20% dos detentores de tal cartão não o renovaram.
O preço dos bilhetes não foi revisto de forma a ter mais gente no estádio, obtendo no mínimo a mesma receita.
Comentou o Ricardo no post que mencionei no início: "O problema de termos a dirigir-nos gente que não percebe nem é apaixonada por futebol é este: vêem números, não percebem que se puderem meter 50.000 com bilhetes a 10 euros é melhor do que meterem 10.000 com bilhetes a 50 euros."
A direcção parece agora ter despertado para este tema. Tarde.
Com uma crise financeira como esta geração ainda não tinha sofrido, a direcção, no leme do clube há muitos anos, tem falhado nesta matéria. Não percebe que o futebol é paixão, mas que sem preços adequados ao tempo em que vivemos as pessoas não vêm.
Que um clube sem sucesso desportivo tem que fazer mais para trazer os adeptos ao estádio.
Lembrem-se de que os adeptos só gastam dinheiro. Não recebem um tostão para estarem sentados na Luz.
O seu combustível é o amor ao clube e o sucesso desportivo.
Ir à Luz para ver roubos ao Benfica? Para não festejar títulos? Numa altura em que quase 20% dos portugueses estão desempregados? Há que pensar.
Decerto todos se lembram das 'molhas' enormes na antiga Luz. Do vento gélido de inverno que escolhia sempre os dias de chuva para brindar a Luz. Mas os adeptos íam na mesma. Porquê? Pensem nisso.
إرسال تعليق