Antes de mais deixem-me dizer que é um ORGULHO poder fazer parte de um blog onde efectivamente se discutem opiniões, sem medir o tamanho do benfiquismo das pessoas e entendendo que apesar de termos por vezes opiniões diametralmente opostas, isso não faz de nenhum de nós menos benfiquista.
Como sabem, o tema da formação é um segmento que tenho especial carinho. É uma das áreas que estou especialmente grato a Luis Filipe Vieira pela aposta que fez no CaixaFutebol Campus, pelos avanços feitos na disponibilização de elementos complementares de acompanhamento da evolução de jogadores, nas infra-estruturas de apoio, na contratação de recursos especializados, na criação de metodologias de treino e de formação de atletas, na prospecção dos melhores valores em Portugal, etc....
... Mas infelizmente percebi agora que Luis Filipe Vieira mais não fez do que desperdiçar dinheiro. E muito!
Depois de ter ligo o texto do Redmoon, fiquei a saber que ter os jogadores sob estes regimes e metodologias de treino, sob este acompanhamento e infra-estruturas, sob esta integração com jogadores maduros de qualidade acima da média... é indiferente.
Isto porque segundo a teoria do Redmoon, se o jogador tem potencial quando sai do SLBenfica deveria ficar obvio que iria ser um craque noutro sitio qualquer... mesmo que saia para jogar no Rio Ave, Paços de Ferreira ou Salgueiros.
A forma como se desvaloriza os benefícios do CaixaFutebol Campus e a capacidade dos nossos recuros e infra-estruturas transformarem jogadores com potencial em futuras mais-valias é impressionante. Na verdade, aparentemente o SLBenfica limita-se a desperdiçar dinheiro, pois os jogadores quando são bons... são e pronto. E só esses é que interessam ao SLBenfica... e para esses não precisamos de ter formação, pois contratamo-los no Brasil, Argentina, Espanha, etc... até porque pelos vistos para o Redmoon em Portugal há um ou dois, apenas.
A mim que me perdoem estes conhecedores do modelo simplificado de formação, mas eu talvez serei ainda um bocado antiquado nestas coisas e teimo em acreditar que o acompanhamento dos jogadores com maior potencial nos anos-chave do processo de formação, a existência de um modelo de transição para o futebol profissional (onde os empréstimos e as equipas B têm um papel fundamental) e o acompanhamento nos primeiros dois anos de integração na equipa principal, nomeadamente por jogadores-referência do Clube.... tudo isto pode transformar um jogador bom, num grande jogador.
Mas claro... isso sou eu que acredito que o Danilo Pereira não foi distinguido para o melhor 11 do Mundial S20 por acaso e que acredito que o Mário Rui tem a raça e a qualidade para ser trabalhado talvez para ser um suplente de qualidade, que acredito que o Luis Martins tem potencial para crescer com futuro defesa esquerdo do SLBenfica, que tenho a expectativa de ver o Nelson Oliveira a ser acarinhado pelo Clube para se tornar uma referência do futebol nacional ou que acredito que o Miguel Victor pode ser o nosso raçudo "Puyol" (um defesa todo-o-terreno), ou que o Miguel Rosa tem tudo para ser um futuro capitão do SLBenfica, mas que nem sequer tem oportunidade para jogar na equipa principal, mesmo acumulando distinções sucessivas há dois anos na II Liga em Portugal.
Sou eu também que acredito que estes jogadores não podem ser lançados para a a dimensão de um Clube como o SLBenfica sem que haja muito, mas muito acompanhamento ao nível técnico, físico, táctico e até humano (fundamental).
Isto sou eu que fico irritado quando vejo os adeptos terem toda a paciência do Mundo com jogadores como o Filipe Menezes, Eder Luis, Balboa, Jardel, Mora, Kardec, Julio Cesar, Carole, Fernandez, Weldon, Airton, Sepsi, Shaffer, Keirrison, Bruno Cesar, Melgarejo...
... Por falar em Melgarejo, engraçado como o próprio Jesus contradiz o Redmoon. O rapaz que se destacou em Paços de Ferreira afinal não serve para avançado do SLBenfica, mas serve sim para o que nunca se tinha destacado: Para defesa.
Tal como Luizinho que o próprio Jesus dizia que "partiu o lado esquerdo todo durante a época passada"... afinal para o SLBenfica só... "vai dando".
O mal é que nós entendemos que jogadores da formação têm que entrar na equipa e marcar dois golos, tipo André Gomes e tornarem-se ídolos imediatos. O que invariavelmente representará apagarem-se logo de seguida e possivelmente passarem ao lado das oportunidades por falta de acompanhamento e excesso de exigência a queimar etapas de formação... já vimos esse filme num passado muito recente com o Nélson Oliveira que passou de futuro do futebol nacional... jogador que afinal é só uma promessa e que nem no Corunha joga.
Razão tinha o Vale e Azevedo: Acabe-se com a formação, não há lá nada que se aproveite.
إرسال تعليق