EXCLUSIVO NGB: Proposta Direitos Televisivos

مواضيع مفضلة

الجمعة، 14 سبتمبر 2012

EXCLUSIVO NGB: Proposta Direitos Televisivos

Passamos a transcrever sem qualquer alteração ou edição, uma proposta para os Direitos Televisivos do SLBenfica a partir de 2013, que nos foi enviada por um sócio do SLBenfica que resolveu recorrer ao blog e depois de já ter proposto a ideia ao SLBenfica:


Benfiquistas,


O meu nome é Daniel Reis e de momento trabalho em Business Development em Londres. Sou licenciado em Economia pela NOVA SBE e achei adequado usar este Blog, para partilhar convosco a minha ideia para os nossos direitos televisivos.
(A ideia que aqui vos vou deixar para os direitos televisivos do nosso Sport Lisboa e Benfica foi apresentada no estádio da Luz no dia 29 de Abril de 2011. Há cerca de 16 meses)

A ideia/projecto que tive surgiu na altura quando me meti a pensar numa forma de nos vermos livres de um monopólio, mais um que temos no nosso país. O projecto/ideia consiste numa combinação de duas estratégias de marketing e de vendas:

As economias de escala, são possíveis para assegurar preços mais acessíveis uma vez que a venda em quantidade permite dissolver os custos fixos. Para além disso é uma estratégia que serve para incentivar vendas em massa aos clientes.
As vendas colectivas, são uma nova estratégia que já podemos ver em vários países com grandes mercados, como por exemplo Estados Unidos e Brasil e especialmente tem tido bastante adesão nos produtos tecnológicos. Consiste numa diminuição do preço do produto à venda, à medida que o número de clientes aumenta.

A minha ideia tem por base não se negociarem os direitos, passando estes a ser detidos pela Benfica SAD. Esta cederia os conteúdos à Benfica TV ou a outro canal Premium que o Benfica crie para o efeito. Claro que neste caso a Benfica TV/Canal Premium passariam a ser pagos. (A ideia dos escalões é apenas uma ideia fácil de apresentar. Pode ser optimizada por uma fórmula e o preço actualizado a cada 1000 assinantes por exemplo)

Este seria o esquema que idealizei para a cobrança de uma mensalidade:




O preço actual que se paga pela Sport TV é de 26,29€.

Daí que acho mais que justo começar a pagar um valor pouco mais de metade deste (14.99€):
- Desde o início começava-se a cobrar o escalão 1 mas só passaria a compensar quando o número de assinantes fosse de 200.000. Como só passaria a compensar na entrada no primeiro escalão teríamos de garantir que chegaríamos a este valor (Embora a Benfica TV tenha menos conteúdos que a Sport TV terá os que nos interessam e não teremos de andar a subsidiar adversários)



Estimativa: (Esta estimativa é feita tendo em conta meios e pesquisas feitas por mim. Teria sempre de ser complementada com um estudo de mercado)

- Tendo em conta que a Sport Tv tem cerca de 700.000 assinantes podemos dizer que quase metade são adeptos do Benfica, se tivermos em conta a população portuguesa!

- Se 45% destes assinantes assinar a Benfica TV serão cerca de 315.000 assinantes da SportTV que irão assinar a Benfica TV a pagar!

- Os assinantes Zon/outros operadores que mudariam para a Meo para ter a Benfica TV com transmissão de jogos.

- E ainda temos os clientes que já têm a Benfica TV e estão dispostos a continuar com a Benfica TV mesmo paga e se recusam a pagar a Sport TV (Aqui até acho que serão muitos mais).






Ao contrário do que já muito ouvi não estamos aqui a falar apenas na transmissão de 15 jogos:







Teremos uns 28 jogos garantidos por época e poderemos sempre negociar alguns dos outros jogos com a Liga, Oliverdesportos, clubes adversários ou Uefa. Teremos muito mais poder negocial do que a concorrência pois temos mais mercado que a concorrência toda!



Para chegar a estes valores não considerei algumas despesas e receitas. É um valor em Bruto.

Falta contabilizar as receitas obtidas nos intervalos com os spots publicitários (não encontrei valores credíveis/actuais)
No caso de termos os direitos podemos vender os nossos jogos para outros mercados estratégicos (Ex. Argentina, Brasil e outros mercados emergentes, como a Rússia, China ou Estados Unidos-em termos de futebol).

Uns poderão ser estratégicos outros onde de certeza obteremos receitas extra consideráveis (Neste caso até poderíamos depois dividir o valor obtido e contabilizar como número de clientes).
No caso do terceiro ponto, não sei se temos algum contrato de exclusividade com a Meo mas se tivermos poderemos renegociar e obter um valor quase total do valor a receber da meo.

Poderemos ainda vender imagens dos jogos após estes ocorrerem a programas televisivos.

Os gastos para a transmissão de cada jogo de futebol deverão ser cerca de 50.000€/jogo.

Depois temos de ter sempre em conta os impostos.
Nota: Estaremos sempre abertos à negociação e entrada em novas plataformas pois neste sector há sempre novos concorrentes a aparecerem para outros mercados ou para mercados globais (Ex: Pay Per View ou Youtube- existem rumores da entrada neste mercado)


Angariação de Assinantes:


Neste aspecto teríamos de ter uma estratégia de acção muito bem definida e abrangente para crescermos rápido e exponencialmente:

Não será difícil explicar a ideia à generalidade dos benfiquistas, no entanto, para um rápido crescimento o Benfica precisa de apresentar a ideia mais próxima dos Benfiquistas.


Considero importante mostrar a ideia aos Benfiquistas em apresentações junto das casas. Estas podem assim usar aniversários ou outras ocasiões para mostrar a ideia através de alguém do Benfica.
O Benfica poderá ter uma promoção nas mensalidades para os clientes que angariarem novos clientes. (ex: quem angariar 3 clientes tem 3 meses grátis)
As pré adesões serão importantes para garantirem logo na primeira época um valor considerável das receitas.

Os outdoors serão a maneira de fazer uma publicidade mais agressiva na altura em que se espera obter mais clientes.

Durante os jogos do Benfica poderemos sempre fazer publicidade de diversas maneiras no estádio.

A Benfica tv será também uma grande forma de passar a palavra.

As casas o Benfica pode oferecer o canal aberto e ao mesmo tempo distribuir publicidade.

Criação de vídeos virais pois vivemos na geração das redes sociais.

Promoções para sócios do clube (Ex: -2€ por mensalidade)!
ETC ETC…

Planeamento Estratégico do Projecto


Análise SWOT




Nos pontos fortes temos:

-Vantagem comparativa – Ambos os adversários directos já têm contractos fechados com a Oliverdesportos até 2017/2018, pelo menos. Só vão poder copiar a ideia depois de terem um canal e só quando conseguirem ter os direitos em sua posse.
- Marcação dos horários dos jogos – Podemos marcar alguns jogos que se prevêem ter casas mais fracas para horários compatíveis com Benfiquistas de todo o país, pois o Benfica é um clube de todo o país.
- Valor dos direitos oculto nas empresas do grupo – O valor dos direitos pode estar dissolvido nas várias empresas do Benfica evitando assim que a concorrência saiba o valor que têm os nossos direitos televisivos.
- Não sofrer mais manipulações de imagens – Não estou com este ponto a dizer que podemos manipular nós as imagens, mas sim que podemos passar a ver jogos com imagens isentas.
Valor a condizer com o resto das receitas – Finalmente poderemos olhar para as nossas contas e comparar com quase todos os clubes grandes, pelo menos em termos de percentagens. Os direitos de Tv passarão assim a ter um peso significativo na facturação total do clube (Mínimo 30%)

Nos pontos fracos:
- Valor incerto para o Orçamento – Actualmente temos um valor contratual que se pode logo inserir no orçamento anual e com isto não saberiamos bem quanto iria-mos ter ao ano. Após os 2 primeiros anos podia-mos estabelecer um contrato com a Benfica TV onde a Benfica Tv se via obrigada a pagar um valor mínimo.
- Retirar a Benfica TV a alguns Benfiquistas – É talvez o maior defeito desta ideia mas se for demasiado má para o Benfica, pode-se criar novo canal para transmitir todos os conteúdos em directo do Benfica.

No caso das oportunidades:

- Novos mercados – Muitos são os mercados para explorar quando tivermos os jogos do nosso clube para vender. Podem-se explorar mercados como o Argentino e o Brasileiro, ou então mercados europeus ou ainda quem sabe o mercado asiático.

- Abertura a novas estratégias de marketing – Há sempre novidades a aparecerem pois as tecnologias desenvolvem-se muito rapidamente. O Youtube, por exemplo, tenciona começar a transmitir jogos a pagar dentro de 2 ou 3 anos. Não quer dizer que será vantajoso mas estaremos sempre dispostos a aproveitar um bom negócio.

No caso das ameaças a esta ideia apenas a assinalar a pirataria que embora seja um factor exterior actualmente já há ferramentas que dão para conter ou tornar esta ameaça mínima.


Cheguei à conclusão que devia partilhar esta ideia com toda a família Benfiquista. O Benfica está e estará sempre acima de qualquer interesse, que possa surgir em algumas pessoas que passam pelo Benfica ou que têm negócios com o Benfica. Trabalhar melhor esta ideia poderá significar uma mudança estratégica colossal no futuro do Benfica e teremos todas as condições para lutar por títulos não só a nível interno como também títulos internacionais! Estou ainda totalmente disponível para aprofundar e optimizar este projecto crucial para o futuro do Benfica!


Esta ideia ainda pode ser mais aperfeiçoada e conto com as vossas opiniões para isso. Gostava de saber a vossa opinião Benfiquistas!?!


Saudações Benfiquistas!

Daniel Reis


إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف