"Takeover" ao Sistema ou "Takover" do Sistema? É escolher...

مواضيع مفضلة

الأحد، 16 سبتمبر 2012

"Takeover" ao Sistema ou "Takover" do Sistema? É escolher...

Na crónica do João Querido Manha no Record, ele aponta e muito bem como a falta de capacidade de antecipação e péssimo aconselhamento do Presidente (e Direcção) do SLBenfica têm contribuido para muito do que nos tem acontecido na última década por parte do Sistema Corrupto que lidera o futebol português. Leitura recomendada.

João Querido Manha chama a atenção para a forma como ciclicamente são "bloqueados" jogadores chave do SLBenfica, dando como demonstração que nos últimos seis meses assistimos a castigos absurdos aplicados a Aimar, Jesus e agora Luisão, sem que o SLBenfica tenha sabido reagir à altura ou sequer previnir algumas acções claramente bem pensadas pelo Sistema Corrupto para nos atingir.

Curiosamente, como advoga João Querido Manha, e muitíssimo bem, o Sistema Corrupto limita-se a aproveitar-se da forma amadora como os profissionais do SLBenfica se "põem a jeito" para serem apanhados nestas manobras e, tão ou mais grave, como os dirigentes do SLBenfica demonstram uma incapacidade total para reagir às adversidades ou antecipar essas movimentações de quem domina os meandros obscuros do futebol, abrindo-lhes assim espaço para nos prejudicarem constantemente.

João Querido Manha, chama a este um "Benfica ingenuo, errático e em perigo de perder a identidade".

Perante isto, ou Luis Filipe Vieira muda de equipa e de estratégia ou efectivamente o SLBenfica daqui a menos de uma década será na realidade uma visão do passado, engulido pelas sucessivas estratégias de comunicação incompetentes e impreparadas ao que se junta uma total ausência de modelo estratégico desportivo que seja capaz de traçar um rumo de ele não se desviar. Como se percebe são dois pilares que podem até ser de relativizar nas formulas de Excel de gestão empresarial do Domingos Soares Oliveira ou na protecção de imagem do Presidente com que se preocupa a Comunicação do Benfica... mas seguramente que se trata de dois pilares FUNDAMENTAIS num clube de desportivo, que é o SLBenfica.

Mas mudar de equipa e de conselheiros não é apenas uma questão de manter o SLBenfica fiel à sua história, mas também fundamental para aproveitar (mais) um momento para fazer um "Takeover" aos corruptos e ao Sistema Corrupto. E porquê?

Há duas formas de os Corruptos acabarem! Sim, acabar...
1. O SLBenfica vencer dois títulos consecutivos. Sim, bastam dois...
2. Ter uma estrutura Desportiva e Comunicação de topo no futebol num momento de crise económica

O FCPorto tem uma estratégica assente nos pressupostos de circulação de dinheiro entre diversas entidades e pessoas para "financiar" a promoção e venda de jogadores com elevadas margens de lucro e com isso reiniciar o ciclo de circulação de dinheiro por essas mesmas entidades. Um modelo simples onde todos ganham... com as vitórias dos Corruptos.

Para isto são precisos três factores fundamentais: a) Títulos que dão projecção; b) Pessoas de confiança colocadas em cargos-chave na FPF e Liga; c) Haver capacidade financeira no mercado internacional.

Destes três factores, os Corruptos só não dominam um e é logo o que mais dinheiro faz entrar, pois a capacidade financeira dos clubes internacionais é, obviamente, condicionada pelos momentos financeiros e pela capacidade dos sistemas financeiros que, como sabemos, na Europa estão em grave crise.

A degradação deste último factor já se fez sentir nas duas últimas temporadas. Os Corruptos não conseguiram vender jogadores pelos valores pretendidos, ou diria antes, necessários. E inclusivamente não conseguiu sequer transferir alguns dos jogadores que necessitava (casos de Moutinho, Rolando ou Fernando).

Ora, com a entrada de dinheiro em baixa, os Corruptos agarram-se com unhas e dentes aos factores que tem capacidade de influenciar: Colocar as pessoas certas nos lugares certos que lhes permitam utilizar os regulamentos e os intervenientes nos processos de decisão (juizes dos Conselhos de Disciplina e Justiça, árbitros, etc.) para potenciar o primeiro factor: a conquista de titulos que valorizem os seus jogadores e lhes permitam ter capacidade negocial para fazer entrar dinheiro que volte a financiar todo o ciclo que não gravita apenas em torno da FPF e árbitros, mas também inclui empresários (vários), media (com a ajuda fundamental do "nosso amigo", mas não só), convocatórias da selecção, delegados, observadores, cargos na UEFA e FIFA, etc. etc. etc....

Como se percebe, é FUNDAMENTAL ter uma estrutura capaz de ANTECIPAR e REAGIR de forma mordaz e assertiva a TODOS os acontecimentos do desporto nacional, pois como é fácil demonstrar... os Corruptos têm a sua própria estrutura a mexer-se a vários níveis.

FÁCIL? Claro que não... ou melhor, não de um dia para outro, mas seguramente que o é em 10 anos de Presidência, disso não tenho dúvidas. Poderei concordar que 10 anos seriam talvez pouco tempo para "substituir" essas pessoas estrategicamente colocadas, mas bolas... até esses lugares mudaram nesta última década com várias opções para posicionarmos pessoas isentas e desligadas do Sistema Corrupto, com vontade de intervirem e mudar os Regulamentos que foram "arquitectados" de forma engenhosa para permitir tudo o que temos assistido nos últimos anos.

É absolutamente vital mudar o que está errado no SLBenfica e na Direcção do SLBenfica para ser possível fazer o Takeover ao Sistema aproveitando o momento económico frágil que afectará quem mais depende dele e não tem uma massa adepta gigantesca e fiel como tem o SLBenfica.

Se não o fizermos... haverá "Takeover" na mesma. Mas será o Sistema a impor-nos uma submissão para os próximos anos, fruto da renovação que estão a operar nos Corruptos, como dá conta a notícia do Correio da Manhã que demonstra como estão a ser afastadas as "pedras" que podem criar problemas e sujeitar os Corruptos a escrutínios que não têm interesse e ao mesmo tempo criam já um modelo de transição que permitirá, em caso de necessidade, que o Papa saia de cena sem que o castelo caia.

Lembram-se de uma das expressões que vos escrevi atrás? CAPACIDADE DE ANTECIPAÇÃO! Pois claro, eles sabem bem como isso se faz.

Penso que está claro para todos que estamos numa fase de "Matar ou Morrer" e quem Matar... criará condições para Reinar durante muitos anos, enquanto quem Morrer volte a ter capacidade de voltar a reagir.

Os últimos anos e os actuais dirigentes deixam-me pessimistas face a este momento de "Matar ou Morrer" que parece que poucos ainda perceberam que estamos a viver.

A 1 mês e 10 dias das eleições do SLBenfica, e conhecendo apenas os acontecimentos decorridos até ao momento, salvo alguma situação que não vislumbro realista, acredito que a melhor solução para o SLBenfica será a reeleição do Sr. Luis Filipe Vieira. Mas...

... Mas, com uma fortíssima remodelação na sua equipa de gestão, especialmente na SAD. A Direcção que vai a votos merecerá pequenos reajustes que não serão de grande relevo, pois infelizmente a Direcção do Clube tem nos dias que correm pouca relevância.

Mas na SAD, é preciso uma remodelação profunda que ponha fim às ineficiências (ou mesmo incompetências) em áreas como a Comunicação e a Gestão Desportiva que, de uma vez por todas, tem que assumir a liderança da SAD. Ou seja, o gestão empresarial e financeira têm que ser elementos de apoio à Gestão Desportiva e não o inverso. Não podemos continuar a ter a política desportiva refém das estratégias empresariais ou financeiras, por muito que isso custe a alguns credores ou implique maior flexibilidade no cumprimento de algumas obrigações financeiras.

Só desta forma será possível intervirmos no futebol português de formal "letal" para os Corruptos e para o futuro desse clube. Só dessa forma será possível dominarmos o Sistema Corrupto e impormos a Verdade Desportiva e a vitória pelo mérito. Só dessa forma será possível "limparmos" do futebol nacional e do dirigismo toda uma corja de parasitas que pugna pela corrupção. Só dessa forma será possível voltarmos aos títulos de forma sustentada. Só dessa forma... não perderemos a identidade centenária do nosso SLBenfica.

É preciso aproveitar o momento para os eliminar... senão poderemos ser eliminados.

A Oposição é fundamental
Uma nota final, antecipando o período eleitorial para a palavra "Oposição". Eu considero fundamental que, seja qual for a liderança, seja em que área for (países, clubes, etc...) deverá ter sempre uma oposição responsável e colaborativa. Ou seja, é importantíssimo que, tal como no país, apareça uma oposição disposta a ser parte da solução. Disposta a apresentar ideias e projectos que possam até ser adoptados pela Direcção em funções. Oposição responsável não é "pensar o contrário sem critério", mas antes apoiar as iniciativas válidas e criadoras de valor para o Clube e para os sócios e também propor alternativas a iniciativas e decisões que considerem não criar esse valor. É preciso mesmo transformar isto numa "guerra de pessoas e nomes"?

Mas os benfiquistas são pessoas de bem e saberão distinguir essa oposição responsável e desprovida de sede de poder ou de promoção pessoal, daqueles que pretendem apenas usar os momentos e as decisões menos boas para tirar proveito da pressão dos sócios para se elegerem, não tendo como preocupação fazer melhor, mas apenas tirar mais proveito.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف