A muleta falaciosa

مواضيع مفضلة

الثلاثاء، 24 أبريل 2012

A muleta falaciosa

Na sequência da minha crónica anterior "Porque não ganha o Benfica IV", o colega Manuel fez um comentário que aqui reproduzo, por, revelar um campo de análise do futebol mais abrangente que tem sido sistematicamente ignorado, mas que é vital para um correto enquadramento e decifração dos "motores" do espúrio ascendente da supremacia desportiva Portista nesta República da Treta.

Ao futebol o que é do futebol e à política o que é da política! Afastem-se em definitivo os "trafulhas" que minam "todos os dias" os alicerces da Democracia e denunciem-se os cobardes, os hipócritas e os lambe-botas que entronizam os "fascistas" do futebol luso.

Quanto aos Benfiquistas, não tenham ilusões; nenhum Presidente por si só, fará o trabalho que compete a todos!

Eis o Comentário do Manuel com o qual estou de acordo, em geral (descontando uns excessos de linguagem):

Caro António, só conhecemos uma infinitésima parte.

Quando o António fala de regionalização do Porto "pela porta do cavalo" é capaz de ter acertado em cheio! Só espero que os portugueses não estejam a dormir.

Sei de pessoas (com nomes) que lideraram a campanha que levou Passos Coelho ao poder e que funcionam com outras pessoas como "grupos de pressão", vulgo "lobbying", a favor de interesses da cidade do Porto! Para mim, "grupos de pressão" mais não é do um pleonasmo para "tráfico de influências". O que é o mesmo que dizer: CORRUPÇÃO!!


Já repararam nas simpatias clubísticas de muitos dos membros do governo? À semelhança da CS, colocam pessoas da mesma seita. 

Eles gostam de falar do Porto como sinónimo do norte, mas isso não passa de demagogia barata, para enganar os papalvos e os pacóvios que são enganados há mais de cem anos. Eles defendem apenas os seus interesses pessoais, não apenas económicos, mas também de vaidade e de poder. 

O que eles querem é o pobo do norte calmo para os poder continuar a explorar como têm feito até aqui. É no norte que está o maior atraso em quase tudo, a maior corrupção, compadrio, tráfico de influências, ordenados mais baixos, a maior dose de ignorância no que toca a quase tudo. E não me venham dizer que a culpa é do centralismo pois isso acontece desde os tempos do fascismo. Quem os mantém nesse estado é quem os explora. E eu não sou de esquerda! Sou simpatizante da direita! Mas não sou estúpido!

A ideia de que "no Porto trabalha-se, em Coimbra estuda-se e em Lisboa divertem-se" vem do tempo do fascismo. Era uma maneira de confortar os desgraçados que, ignaros e iletrados, amouxavam a trabalhar de sol a sol por tuta e meia. Para os confortar lançavam-lhes esses "clichés". E os imbecis ainda agora repetem a ladainha como se fosse verdade. Papalvos!


Eu sei do que falo pois nasci e fui educado no norte. Por sorte saí cedo. E abri os olhos! 

As palavras do Eanes, outro imbecil que, à semelhança de outros, como o Noronha do Supremo, ainda vive dentro da redoma de vidro do século XIX, prova o que digo. São tão reaccionários que só de lá saem com os pés para a frente. Oxalá não demore.

O que ele diz, que o Porto melhorou a auto-estima das gentes do norte é mentira. Ou melhor, melhorou a auto-estima mas foi das pessoas do PORTO! Não do norte! Mas acima de tudo, melhorou a auto estima desses gestores e caciques que, com ressentimentos e complexos tremendos de inferioridade, aproveitando-se da revolução dos cravos, viram a sua oportunidade para conseguir o que gostam: relevância social e satisfação dos seus egos pessoais de visibilidade e poder. Assim como económica, claro! Sabe-se lá com que meios!


Agora o que não se pode fazer é, para melhorar a auto estima de uma cidade, utilizarem-se meios totalmente ilegais, corruptos, prostituição e tráfico de carne humana, para conseguir os seus fins. Não se pode melhorar a auto estima de uma parte da população DIMINUINDO A AUTO ESTIMA DA OUTRA PARTE. É como uma manta curta. Se a puxamos para nós, descobrimos o parceiro do lado.

Melhorou a auto estima com investimentos ilegais, com corrupção de políticos e de outros agentes, com a corrupção de juízes, da polícia, de gestores públicos, etc. Com meios ilícitos. 

Mantidas as respectivas diferenças, foi exactamente o que aconteceu aos alemães. Para aumentarem a sua baixa auto estima começaram uma guerra, assassinaram milhões de judeus inocentes até caírem em si e perceberem o que tinham feito. E só passado duas gerações conseguiram recuperar a sua verdadeira auto estima, racionalizar e esquecer a ignomínia que lhes causou todo essa vergonha da sua história. 

É o que vai acontecer aos andrades. Irão ser conhecidos para todo o sempre como OS CORRUPTOS. Os putanheiros, os mafiosos, os que filmam juízes e árbitros com putas para os chantagear. Tudo em nome da... REGIONALIZAÇÂO. A ambição final dos caciques e dos capos do Porto. Mas não do verdadeiro norte.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف