Apesar de muito se ter já falado sobre o tema, há ainda, há algo a dizer. Aliás, há sempre algo mais a dizer sobre o que quer que seja.
Depois de ler tudo o que aqui se publicou sobre o assunto, compulsivamente, ocorreu-me como evidente, a necessidade de se efetuar um Congresso Nacional do Benfiquismo! Há muito para esclarecer cara a cara!
O Benfiquismo existe ou trata-se apenas de “um ajuntamento de letras”? Se existe o que é? Como é que cada um de nós entende o Benfiquismo? Corresponderá a um quadro de valores sociais e humanos ou reside apenas no dogma da vitória? Poderá servir de referência às nossas vidas? Como se reflecte o Benfiquismo na Sociedade Portuguesa? É valorizado? É rejeitado? É ignorado? Há convergência ou divergência? E porquê? Como articular o Benfiquismo com a responsabilidade cívica de cada um de nós? Poderemos influenciar a convergência social com os valores Benfiquistas? É possível ser do Benfica sem compreender o Benfiquismo? É possível compreender o Benfiquismo sem ser do Benfica? Quais as fronteiras do Benfiquismo? Não acham que dava um congresso interessante? Eu não tenho a menor dúvida que sim. Ó se tenho!
O timing da entrevista foi certeiro! Permitam-me a metáfora militar; na estratégia do combate militar, em qualquer tempo ou em qualquer lugar, o comandante reúne para esclarecer e motivar as suas “tropas” antes do difícil assalto final; sabe que essa motivação, essa determinação, são a chave da vitória sobre o valoroso adversário. Foi esta a motivação de Filipe Vieira, o Presidente do Benfica! Agiu com a consciência de Líder da grande instituição que é o Benfica! Vamos à frente, vamos entrar na fase decisiva do campeonato, sabemos do que o adversário é capaz, sobretudo fora das quatro linhas; temos todos, repito, todos, os das quatro linhas e os outros, que dar o nosso melhor, cada um no seu papel. Todos pelo Benfica; no final, se for caso disso; andaremos todos à bulha, mas isso é cá co’a gente!
Quer o canal quer a entrevistadora, quanto a mim, foram inadequados; não sei bem porquê, mas sinto algum desconforto com o desempenho da Sr.ª locutora, em geral, não apenas neste caso, parece sempre demasiado crispada, incapaz de criar um ambiente propiciador do envolvimento retórico, depois, peço perdão, mas só me lembro do que disse o Vinícius; “as feias qui mi perdoem más beleza é fundámentáu!” A Sr.ª está na fronteira entre fealdade moderada e a “bélêza”. E isso conta prá mim; mi déscumpem tá?
Como já foi referido ficámos a saber que pretende manter o Aimar, o Rodrigo, o Nélson, o Jesus, toda a estrutura nuclear, tendo sempre em consideração o imperativo do cumprimento da Benfica com todos. Já sabemos há muito e não é necessário repetir, que, infelizmente, por enquanto, temos que vender um ou dois Atletas ano para equilibrar a conta de exploração. O meu sonho e, de certeza, o de Filipe Vieira, é construir um modelo económico que nos permita, um dia, não ter de lançar mão das receitas extraordinárias. Não é gestor quem quer!
Como é um Empresário a sério e não um demagogo, é contra o alargamento, como é óbvio! A promessa do alargamento foi, quanto a mim, uma desonestidade. Os dirigentes que, há última hora, mudaram o sentido de voto já estão a morder a língua! Não posso esquecer-me que Mário Figueiredo é sócio de Moreira dos Santos! Mas é que nem preciso de saber mais nada!
No entanto, quanto à melindrosa questão das alegadas dívidas dos clubes reclamadas pelo fisco, defendeu aqueles com toda a propriedade. E têm os clubes toda, mas toda, a razão! Fez-se um acordo com o Governo num determinado pressuposto, e algum tempo depois, este, lançou o euromilhões em Portugal, retirando drasticamente quota de mercado ao Totobola. Obviamente, estava, e está em causa, o financiamento da Sta. Casa da Misericórdia! Os governantes, quando deram por ela estavam “ com as calças na mão” e vai daí; venha lá o euromilhões e os clubes que se lixem! Chiça! Os clubes não têm culpa nenhuma, mas é que nenhuma mesmo!
Explicou porque resolveu deixar de falar de arbitragens; não disse mas subentende-se: é que, não adianta; ainda é pior. É que pelos vistos, o barbudo sistema ainda funciona! Não se recordam das alegadas ameaças veladas de Vitor Pereira? Acham que se Jesus fizesse as declarações que Vitor Pereira (o treinador do Porto) fez na sequência da derrota com o Gil não levava logo um castigo exemplar? Eu não tenho a menor dúvida! Portanto, em vez de paleio, trabalho! E eu gosto!
Quanto ao nosso querido Rui Costa; vocês não perceberam que o Rui estava a ser “triturado” pelos agentes da propaganda azul? Não repararam que andavam “em cima dele” (salvo seja!) por tudo e por nada? Sabem que o Rui nos dá força e querem destruir a sua imagem de competência e cordialidade, para atingir o universo Benfiquista e chegar à equipa, obtendo daí dividendos desportivos! É que, aquela gente não brinca em serviço!
Portanto, Filipe Vieira, que é um “sargalhão” , foi buscar o competentíssimo Carraça para o banco e puxou-o para junto de si, onde poderá acompanhar o dia-a-dia da gestão do clube, dando o seu parecer nas áreas da sua exemplar competência, para que, um dia, se possa apresentar perante nós como candidato a comandante do nosso querido clube. Quanto a mim, venha ele, mas primeiro, tem que aprender com quem sabe!
(É pá, isto já vai longo! Mas tem que ser!)
Disse, a respeito da venda dos direitos, que tem na cabeça um número que, quanto a si, satisfaria as duas partes. Faço uma aposta; um jantarinho em Peniche ou na Catedral; FV quer renovar o contrato com a Olivedesportos por €30M.
Sei que é complicado desenvolver uma estrutura alternativa ao nível da BTV, mas também sei que, com parcerias que aportem know-how e parte do capital (minoritário), poderá realizar-se muito mais, com a técnica do fracionamento. O arranque seria difícil, mas, não tenho a menor dúvida; a curto-médio-prazo compensaria largamente. No arranque, nos primeiros dois, três anos, lançar-se-ia uma quota suplementar voluntária para almofadar o negócio. Quando estivesse em velocidade de cruzeiro retirar-se-ia essa quota ou encaminhar-se-ia para outra valência conforme decisão em Assembleia Geral. O nível de auto-estima de todos nós elevar-se-ia sobremaneira e o parasitismo azul iria definhar (xô, xô, carraça!).
E agora, finalmente; tenho uma grande divergência relativamente a Filipe Vieira. Disse que é amigo do Joaquim Oliveira (JO) e respeito. Retirando a “demência portista a JO”, trata-se de uma pessoa de grande valor; veio do nada e fez-se o que se vê. Eu respeito muito todas as pessoas que não se conformam e lutam, lutam, para melhorar a sua vida. Uns conseguem outros não; JO conseguiu! Respeito-o. Não gosto dele, detesto-o, mas respeito-o!
Porém, Presidente, não nos diga que nos ajudou! JO, serviu-se de nós; quando estávamos no chão, derrubados pelas sucessivas e alegadas trafulhices e agressões promovidas “pela exemplar estrutura”, estendeu-nos a mão! Asfixiou-nos, parasitou-nos, financiando os adversários que nos derrubaram à margem da lei! Não me diga que não se podem rasgar contratos! Podem e devem rasgar-se os contratos concebidos para nos destruir, obtidos com vantagens leoninas da parte mais forte, esmagando, humilhando o mais fraco num momento de fraqueza deste. Faça as contas; poderei fazê-las se quiser (em esquisso) e diga-nos com franqueza: Quanto ganhou Joaquim Oliveira em todos estes anos em que nos “ajudou”? Como usa JO essa mais-valia? O que tem JO a ver com o lóbi político pela região Porto? E o que é que o Benfica tem a ver com o assunto?
Caro Presidente, já o disse múltiplas vezes e repito-o onde for necessário, considero-o um dos melhores Presidentes da história do Benfica e de Portugal. Conduziu o nosso querido Benfica ao limiar da excelência Administrativa, Técnica e Desportiva. Sei que há ainda um longo caminho a percorrer, sei que é duríssimo ser Presidente do Benfica, mas, por favor, por amor ao nosso Benfica, livre-nos de Joaquim Oliveira, Livre-nos da Olivedesportos, Livre-nos da Sport-TV, devolva-nos o nosso orgulho de sermos Benfica e Portugueses honrados. Como diziam os meus queridos e saudosos pais, antes queria comer m…a!
Um abraço a todos
(olhem, desculpem. Foi-me um cisco para uma vista!)
إرسال تعليق