Sejamos claros: Não renovar com a Olivedesportos será, possivelmente, deferir o maior ataque ao Sistema Corrupto em que é sustentado o futebol português.
Penso que ninguém tem pruridos de afirmar que há corrupção (ou pelo menos "jogos de interesses" para os mais sensíveis) no futebol português. Sejam benfiquistas, sportinguistas ou até mesmo os portistas, todos concordam neste ponto, diferindo apenas nas responsabilidades por forma a "protegerem a sua dama".
Foram já vários os conhecedores dos meandros do futebol que explicaram o que eu já aqui tentei explicar também sobre a importância da Olivedesportos neste esquema que, para não ferir susceptibilidades, vamos dizer ser um esquema legal que beneficia sempre os mesmos.
Como Luis Filipe Vieira disse na entrevista, tem mais a ganhar o parceiro que tenha o SLBenfica do que o SLBenfica terá num parceiro específico. Neste sentido, parece claro para todos que os mais de 200M€ que a Olivedesportos tem de receitas pela revenda dos direitos televisivos da Liga Portuguesa, são significativamente superiores aos cerca de 50M€ que paga pelos mesmos.
Acresce a isto que a Olivedesportos é proprietária da Sporttv, e recebe pelas assinaturas mais cerca de 200M€, consideremos (por simpatia) apenas 100M€, dado que 50% da Sporttv é da ZON.
E vale a pena juntar a isto a receitas da publicidade estática e publicidade da Sporttv nos intervalos dos jogos de futebol da Liga Portuguesa? Vamos dar isso de barato também...
Com a influência que Joaquim Oliveira tem no futebol nacional é fácil perceber que estes resultados são muito apetecíveis para ajudar muitos clubes que vivem com grandes dificuldades e para ajudar a movimentar influências, como eu disse acima, "num esquema legal que beneficia sempre os mesmos".
Agora olhemos a uma realidade da Sporttv e de Joaquim Oliveira... sem os 15 jogos do SLBenfica. Ou seja, considerando que dos 700.000 clientes da Sporttv mais de metade são benfiquistas (350.000), o que aconteceria se os jogos do SLBenfica deixassem de dar?
Admitamos que 60% desistiam da Sporttv (210.000). São 63M€ de receita em assinaturas e se calhar mais uns 5M€ em publicidade (vejam como sou simpático e conservador nos números, a favor do Oliveira - dever ser pela amizade que o Presidente tem por ele).
Na prática, se juntarmos aos cerca 70M€ de prejuízo na Sporttv, outro tanto que o Oliveira deixa de receber na revenda dos direitos a todos os outros operadores nacionais e internacionais, estamos a falar de um prejuízo de mais de 100M€ (quase 150M€):
1/3 do valor do negócio multimédia de Joaquim Oliveira
(e estou a ser muito simpático!)
Qual o impacto que teria no império multimédia deste "patrão" do futebol nacional?
A alternativa? Já aqui o afirmei várias vezes e poderia perfeitamente não passar pela BenficaTV... mas perdeu-se tanto tempo a enganar os sócios neste tema, que agora só mesmo no canal do Clube se pode encontrar uma alternativa. Como? É simples...
Parceria com a PT/MEO para transmitir os 15 jogos (+ Particulares e Taças nacionais) na plataforma MEO, em exclusividade, em canal fechado por subscrição (valor de 3.00€ por jogo - mais barato que os videos do VideoClube do MEO).
O MEO ultrapassou em Novembro o milhão de clientes. Consideremos que 25% pretende ver os jogos do SLBenfica (250.000). Se considerarmos 20 jogos por ano (15 + 5 particulares) são 60€ por cliente, ou seja, 15M€ de receitas de subscrição por ano.
Se juntarmos a isto a revenda dos direitos para os diferidos e resumos para Portugal, outras plataformas e para o Estrangeiro, teremos talvez mais 10M€/ano.
E podemos juntar a publicidade estática do campo e a publicidade no canal, bem como a exploração de conteúdos multimédia, num valor aproximado de mais 10M€/ano.
Num total de 35M€ de receitas por ano para a PT/MEO e estamos a falar apenas de 30% dos clientes. Há ainda a ter em conta que neste cenário muitos clientes passariam da ZON para a MEO e possivelmente muitos mais subscreviam o serviço até a julgar pelo facto de deixarem de pagar cerca de 300€/ano na Sporttv para pagarem 60€/ano (mas apenas teriam os jogos em casa do SLBenfica).
Eu consideraria um formato muito interessante se o SLBenfica ficasse com 80% das receitas de subscrição e 20% das receitas de revenda dos direitos e 50% das receitas da publicidade ou seja, 19M€/ano de receita para o SLBenfica num cenário muito conservador.
Os custos deste projecto (por ser para os jogos em casa apenas) não seriam muito elevados, mas seriam suportados pelo parceiro que, com esta exclusividade teriam um factor diferenciador imenso perante o maior concorrente, a ZON, que por sua vez perdia em toda a linha dado ser accionista da Sporttv também.
Faz sentido ou nem por isso?
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