Os dois últimos títulos do Benfica nos últimos cinco anos deixaram marcas na estrutura dos corruptos. Imagine-se, como muitos já escreveram aqui, se não tivessemos fraquejado em alguns momentos da época passada. Mas passemos à frente...
... o Porto (ou seja, a equipa assumidamente corrupta) está em sérias dificuldades e eu soube recentemente que as loucuras dos últimos anos para roubar jogadores ao Benfica está a começar a sair muito caro aos corruptos, quando os valores das transferências estão a começar a cair.
Eles já não vendem jogadores como antigamente porque quem compra também é afectado pelos custos da crise financeira e agora transferências de grande dimensão já são muito poucas e raramente pagas à cabeça.
Mas os custos com a «máquina corrupta» continua consumir dinheiro e por isso as primeiras vitimas já apareceram, com as modalidades a terem salários em atraso e o futebol profissional também já teve uns atrasos.
Aquisições com valores históricos como Falcão, Hulk ou Danilo a juntar a outros como Alex Sandro só para falar nos últimos três anos são incomportáveis para clubes portugueses e não há quem pague nas transferências o suficiente para tapar estes buracos.
Eles vão passar um mau bocado, muito mau, e é hora de lhes dar a «machadada final». Quando eles cairem, ao contrário do Benfica, não têm uma massa adepta que os reerga. Quando eles cairem, cai todo «mito» de Pinto da Costa e instalar-se-á a sensação que ninguém estará à altura dele.
É HORA DE OS EMPURRAR PARA O ABISMO!!! Isso consegue-se dando tudo pelo título de 2011/12, nem que seja necessário sacrificar as Taças ou mesmo a Champions. O título deste ano e o dinheiro da Champions serão para o Benfica um poderoso meio para irmos ao funeral do Porto conforme o conhecemos hoje em dia.
O Valentim Loureiro já saiu pela esquerda baixa, o Bartolomeu dificilmente volta à linha do Pinto da Costa depois deste o ter abandonado. O Joaquim Oliveira tem dificuldades financeiras e o Fernando Gomes tem todos os holofotes em cima e não pode continuar a permitir a palhaçada que se vê na arbitragem.
Pelo caminho, o Porto precisa de vender jogadores. Moutinho, Fernando, Guarin e Rolando não querem estar no Dragão, mas ninguém lhes paga o que eles precisam para aliviar as contas. Rodriguez (um dos mais bem pagos) termina contrato e pode sair a custo zero depois de lhes ter custado 7 milhões. Hulk podia ser a tábua de salvação, mas como diz hoje o Pepe «ainda tem muito que provar» para poder valer algo.
Do lado oposto, o Benfica tem uma estrutura sólida com três anos de construção. Um treinador que, com muitos defeitos, tem mais qualidades que defeitos (se bem que os defeitos dele já nos custaram muitos sucessos). Por outro lado, foi feita uma aposta em jogadores de grande qualidade e muito jovens como Melgarejo, Nélson Oliveira, Rodrigo e outros como Derliz Gonzalez, Roderick, Miguel Victor, David Simão, Ruben Pinto, etc.
Por outro lado ainda o núcleo de estabilidade e experiência está para ficar como Luisão, Maxi Pereira, Javi Garcia e Aimar, havendo ainda outros pilares muito relevantes como Artur e Ruben Amorim. Tudo isto completado como jogadores que dão garantias como Nolito, Garay, Bruno Cesar, etc.
E há ainda linhas de retorno financeiro como Gaitan, Cardozo e Saviola, que podem render mais de 35 a 45M€ entre as transferências e a folha de vencimentos que fica mais leve.
Na calha para a próxima temporada há ainda mais nomes a entrar na equação para poderem alguns integrar o plantel: Miguel Rosa, Yartey, Diego Lopes, Luis Martins, Sancidino, Cafu, Ivan Cavaleiro, Eliseu Camará, André Almeida, Elvis, etc.
Alguns jovens como Mika, Oblak, Roderick, Melgarejo, Yartey e Miguel Rosa podem ter oportunidades reais de se juntarem a Rodrigo, Nelson Oliveira, David Simão e Miguel Victor entre jovens de muita qualidade no plantel da próxima temporada.
Ruben Pinto, Luis Martins e alguns dos jovens que falei acima poderão ter uma época de empréstimo, para consolidar o trabalho feito no Seixal este ano.
NENHUM CLUBE EM PORTUGAL E POUCOS NA EUROPA PODEM TER ESTE CENÁRIO TÃO FAVORÁVEL DE TER OS PRÓXIMOS ANOS BEM ACAUTELADOS E SEM GRANDES NECESSIDADES DE INVESTIMENTO.
É hora de nos focarmos em obter o título, mantendo a nossa atenção apenas no Benfica e deixando os adversários caminharem sozinhos para o abismo que a má gestão e ambição desmesurada lhes causou.
Pelo caminho é importante que não vamos regredir em algumas tentações negociar jogadores são importantes manter na Luz em 2012 ou que haja receio de apostar nos nossos jovens, mantendo antes apostas em jogadores como Eduardo, Jardel, Emerson ou Matic - que são quase todos bons jogadores mas talvez não o suficiente para manter os nossos jovens na sombra. Aquisições, talvez só mesmo um defesa esquerdo de classe como Taiwo que fez uma má opção pelo Milan e poderia voltar às nossas contas.
PS- E não esquecer ainda de Carlos Martins, Nuno Coelho e Jara que podem ter uma palavra a dizer para o próximo plantel.
إرسال تعليق