Questões laterais...

مواضيع مفضلة

الثلاثاء، 25 أكتوبر 2011

Questões laterais...

Não gosto muito de discutir "tecnicidades" dos bastidores do futebol português. Não sei das manobras de bastidores, nem me debruço sobre elas e nem tão pouco tenho "inside informants". Apenas acompanho a opinião de especialistas na matéria. Vejo que existem muitos actores em redor do Sport Lisboa e Benfica e não observo que o clube tenha vantagens nisso! No mínimo, não encabeça futebol português. Nem no campo financeiro, nem no desportivo. Tenho a consciência perfeita que muito do que não temos ganho nos últimos 20 anos passou pelos bastidores, mas também pelo que não foi feito no planeamento desportivo! Atribuir os nossos insucessos só à gestão desportiva é erróneo, mas também é errado ilibar o que se passa nos corredores. E uma vez "rebolei-me" a rir quando um "BL" desta vida afirmou categoricamente que eu (e outros bloggers) tinhamos aspirações e uma agenda escondida em relação ao clube!

Serviu este parágrafo para introduzir daquilo que mais gosto: o futebol jogado. E de discutir políticas desportivas. Hoje à baila num jornal veio a pretensa ida ao mercado do SLB para adquirir um lateral esquerdo e um direito. Bom, os jornais valem o que valem! Mas muitas vezes valem mais do que pensamos (lá porque não nos agrada não quer dizer que seja falso). Olhando ao plantel o que observamos? À direita, existe um bom lateral direito de raiz e uma adaptação. Duas, se considerarmos Miguel Vítor. À esquerda, Emerson (que ainda não me convence) e Capdevilla, que não convence JJ. Ora perante tal cenário é perfeitamente admissível a necessidade de adquirir dois laterais, sobretudo se Cap pedir para sair. Agora pergunto eu: nos últimos 3 anos, quantos laterais direitos foram adquiridos? De repente, lembro-me de Patric, Wass e André Almeida (também médio). Para a esquerda, César Peixoto, Shaffer e Carole, para além de Emerson e Cap. Estamos a falar em 8 jogadores! Em apenas 3 anos... Como é que se adquire tantos jogadores para duas posições e vemos que o plantel continua necessitado? Quanto dinheiro foi gasto e continuamos debilitados? Porquê? Já descontando André Almeida, olhando só a Patric e Wass, como é possível termos contratado ambos, sem que nenhum tenha qualidade para envergar a nossa camisola? Porque contratámos Carole (sub 20 francês), se temos o lateral sub20 português e este ano ainda adquirimos mais dois laterais esquerdos? Já nem falo na hipótese de adquirir um terceiro.

Há que pedir um pouco mais de rigor. Não sei que é o responsável directo, mas LFV tem que se manter atento a isto. E não permitir o constante delapidar das finanças dos clube! O Benfica tem de ser mais rigoroso na hora de escolher os seus alvos. OK, temos realizado boas vendas, porém temos contratado muito lixo, temos adquirido jogadores com pouco critério e isso origina que hajam muitos jogadores com contrato com o SLB sem qualidade para tal e podem condicionar as opções por excesso de estrangeiros (Eduardo).

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف