Gosto de ler a página de Luís Freitas Lobo n' A Bola! Fala de nuances tácticas das várias equipas, dos vários campeonatos. Fala de jogadores, uns já experientes, outros à beira da revelação. Fala também de decepções, como Vonlanthen, que há 3/4 anos atrás era dos mais promissores jogadores suiços e europeus e hoje joga na... Colômbia! Gosto também do canal ESPN Classic, quando mostra as lendas da Premier League ou os golos de Thierry Henry e Alan Shearer. E gosto de folhear as páginas da história do SLB. Mas também dos outros "grandes" do futebol português. E gosto de acompanhar as Ligas Inglesa e Espanhola, a 1ª e 2ª. Porquê? Porque me retiram deste mundinho sujo que é o actual futebol português. E não se pense que o Benfica está inocente. Não, nada disso! Apenas acontece que o Benfica tem sido mais expoliado que o CRAC e não tem pugnado como deveria para limpeza deste futebol.
Calma, antes que me chamem anti-Benfica ou anti-Vieira, calma! Para já, LFV NÃO é o Benfica! Para o bem e para o mal! Não gosto do actual presidente que tenho e creio que este não tem servido o Benfica conveniente e inequivocamente (no pun intended). O facto de nos últimos 25 anos termos assistido a uma imparável ascenção do CRAC, à custa de uma justiça duvidosa e arranjos desportivos, só prova que o SLB não se tem defendido desse agora gigante polvo. Agora e antes de LFV. O problema com este presidente é que ele detém 10 anos de mandato. Só isso...
Mas calma novamente... Quando falo de pugnar pelo futebol é no campo! O rigor do futebol jogado! Pontos prévios: sou um defensor de JJ, embora tenha muitas vezes dificuldades em perceber as suas opções! Todos temos, atenção! Colocar David Luiz na esquerda, não ter alas e dispensar Urreta, enfim, são várias! Sou defensor do "Seixal", mas sei que um júnior não pode entrar nos AA a qualquer preço. Pugnar pelo futebol é pugnar por... Derlis Gonzalez. Honestamente, não sei quem é! Mas eu deveria ter a certeza, como adepto, que o SLB foi rigoroso na contratação deste jovem! E que em Portugal não existe ninguém mais talentoso! E deveria ter a certeza que este rapaz vai ser trabalhado convenientemente para chegar à equipa A, daqui por 2/3 anos! Que a estrutura técnica do futebol do SLB não depende de pessoas, mas sim de um ideal: servir o Benfica, fortalecendo-o! Seria bom que Derlis não fosse um Kaz Patafta, um Stoijanovic ou o chinês. Todos anunciados com pompa, mas que depois completam o ciclo natural de vida de um jovem no SLB. Se Derlis é parecido a Di Maria e se tem esse talento, espero que para o ano não se contrate um argentino de 19 anos para a mesma posição.
Pugnar pelo futebol seria o Benfica não contratar para a equipa principal mais que dois/três jogadores por ano. E o resto vir do futebol jovem e dos empréstimos.
O que gostava mesmo era de olhar para o 11 titular e ter lá dois ou três jogadores em que nos revissemos, porque estão no SLB desde 12/13 anos! Por isso, é que gostávamos do Moreira. O Moreira éramos nós! E por isso me irrita solenemente ver gente a apelidar alguns benfiquistas de "moreiristas"! O guardião, bom ou mau, era do Benfica e era o Benfica! Por isso, é que muitos gostavam dele! Eu gostava! Porque simbolizava mais do que o jogador em si! Era aquele percurso de vida. Quem não gostava e concordou com a saída é benfiquista à mesma, mas se calhar é de outro tipo. Mais moderno talvez...
É deste futebol e deste Benfica que eu gostaria. Só no campo! De poder assobiar o treinador porque o Benfica perdeu o campeonato, com a certeza absoluta de que ele é o único culpado do fracasso! De ver um percurso recto na formação do plantel, com jogadores que vão ficar para eternidade. Não só porque "pintavam a manta", mas porque foram símbolos do SLB. Porque estiveram cá anos a fio connosco, sem que ninguém reclamasse com eles ao primeiro erro! Um Benfica português! Mas português de qualidade e não porque sim! E que pelo meio, tivesse 3 ou 4 estrangeiros que fosse absolutamente divinais e que fizessem a diferença. E que nós, o comum adepto, andassemos com a camisola deles rumo ao estádio ou com seu o nome na ponta da língua em cada conversa de café!
PS: a propósito deste texto, há uns meses li um texto que indagava pelos "bad boys" do futebol! Os Stoitchkov's, os Cantona's e afins. Esses jogadores que não eram exemplo para ninguém, mas que davam aquele colorido ao jogo! Génios e loucos! Hoje, todos fazem anúncios televisivos e são embaixadores da Unicef. É óbvio que os futebolistas devem ser o exemplo! Mas... os "números" que Stoitchkov fazia, a sobranceria de Cantona ou as loucuras de Di Canio davam uma corzinha extra ao jogo!
إرسال تعليق