Hoje aparecem mais nomes associados ao Benfica. Não sei se serão verdadeiros, porém sendo estrangeiros não me custa a acreditar. Há muito que o jogador português é algo que não nos interessa! Mas não interessa ao Benfica, nem ao futebol nacional. E como é lógico o Benfica é refém da conjuntura e o pouco espaço dado ao futebolista nacional não permite que nos aventuremos no futebol interno. Porém, e submetidas à subjectividade típica deste assunto, deixo sugestões de jogadores portugueses que mereceriam uma observação atenta dos nossos responsáveis: Rui Caetano, Salvador Agra, Rui Rêgo, Candeias, Edgar Costa, Hélder Barbosa, Carlos Fonseca ou Vítor Gomes. Sem contar com os jogadores portugueses que estão lá por fora e os que estão agora no 1º ano na Liga portuguesa.
Em comparação, pego no exemplo alemão. No último jogo da Liga, o Bayern alinhou com 8 alemães. Entre os 21 e os 27 anos de idade. O Borussia com 7 alemães, 6 dos quais com idades entre os 19 e os 23 anos. O Leverkusen alinhou com 9 e o Shalke com 4. O Hannover com 5, o Bremen tinha 6 e o Stuttgart, a "menos alemã" com 3. E se contarmos com os suplentes, o número de alemães sobe. Números populacionais à parte, parece-me claro que existe uma preocupação com o futebolista nacional e isso reflecte-se na qualidade da sua selecção.
Nos futebolistas de Bayern Munique e Borussia Dortmund, exemplos nos quais o Benfica se deve rever pela grandeza, a maioria dos futebolistas foram ou formados no clube ou chegaram muito cedo, tendo crescido dentro do plantel.
Isto não é um crítica ao Benfica, mas sim ao futebol nacional. Ainda assim, o SLB deveria preocupar-se mais com "o jovem jogador" formado no clube! Dar-lhe mais chances, fazê-lo crescer no plantel, potenciando-o! E um pouco mais de atenção ao mercado interno, evitaria fugas para outras paragens. Internas e externas...
إرسال تعليق