O nosso companheiro Bola7 está sempre atento a tudo, desta vez deu voz a um brilhante texto sobre as vitórias corruptas, publicado no Serbenfiquista pelo Royal Flash:
Todos sabemos que o Benfica começou muito mal a época. O jogo fraco que fez na super taça, em que o Porto foi claramente superior, começou logo por dar grande alento ao Porto para a época que se seguia.
Quim, Ramires e Di Maria deixavam o Benfica, para os substituir chegaram Roberto, Salvio e Gaitán. Jogadores jovens e grande potencial (já confirmado) mas sem grande experiência.
Principalmente por estes factores, e talvez algum excesso de confiança, o Benfica começou a época de forma tremida, sofrendo 3 derrotas nos quatro primeiros jogos da temporada. O Benfica fazia então, o pior arranque de sempre no campeonato nacional.
O Porto por seu lado, começou forte e com um tridente atacante muito forte (Hulk-Falcão-Varela). Vilas Boas também ele muito bem a manter a equipa compacta e motivada, demonstrando bom trabalho táctico, principalmente na defesa, onde vários jogadores eram/são considerados algo abaixo da média. As saídas de Bruno Alves e Raúl Meireles não se fizeram sentir na equipa.
Mas o pior ainda estava para vir. Como confirmação da superioridade portista, o Benfica foi ao Porto perder por 5-0 e ficar assim ainda mais longe da conquista do bi-campeonato.
O Benfica soube, no entanto, dar a volta por cima a este mau momento, e actualmente (finais de Fevereiro) soma 10 vitórias consecutivas no campeonato. Perfazendo um total de 48 pontos. No entanto a desvantagem para o Porto continua muito grande, de 8 pontos.
Convém então perceber como foi esta vantagem tão grande alcançada. Além da falta de competência do Benfica nas primeiras jornadas, e da competência do Porto e de Vilas Boas, haverá mais algum factor que tenha causado uma vantagem tão dilatada do Porto sobre o Benfica? Isto, deixo ao vosso critério, só irei mostrar vídeos e factos deste campeonato.
Vamos então aos vídeos:
Jornada 1
Benfica vs Académica (1-2)
Ficam 2 penaltis por assinalar a favor do Benfica com o resultado em 1-1.
Minuto 2:55 deste vídeo podem ambos os lances ser revistos:
—
Naval vs Porto (0-1)
Porto ganha por 1-0 com um penalty inexistente. Neste vídeo, pode-se confirmar que a bola toca no corpo do jogador da Naval e não no braço. O penalty aparece no minuto 82 do jogo, quando o mesmo parecia destinado ao empate.
Jornada 4
Guimarães vs Benfica (2-1)
Minuto 21 – Saviola isola-se e fica sozinho frente ao Guarda-redes adversário, há fora de jogo mal assinalado
Minuto 36 – Com o resultado já em 1-1, Aimar é pontapeado na área. Penalty por assinalar para o Benfica
Minuto 49 – Jogador do Benfica derrubado à entrada da área. Fica a dúvida se a falta é dentro ou fora, mas o árbitro (?), bem posicionado, manda mais uma vez seguir.
Minuto 57 – Golo mal anulado ao Benfica por suposto fora de jogo
Vários amarelos ridículos foram ainda distribuídos por jogadores do Benfica naquela que foi das arbitragens mais vergonhosas a que o futebol português já assistiu.
Tudo isto, pode ser comprovado no seguinte vídeo. Devido à natureza gráfica de roubo evidente, avisam-se os mais sensíveis que poderão ficar chocados:
Na jornada 4, Porto vs Braga, com o resultado em 3-2 e ao cair do pano, Beluchi empurra com o cotovelo um jogador do Braga, lance passível de grande penalidade que não foi assinalado. Mais 2 pontos poderiam então, teoricamente, ser retirados ao Porto.
O lance pode ser confirmado no minuto, 2:52 do seguinte vídeo:
Jornada 7
Guimarães vs Porto (1-1)
Com o resultado em 1-1, o Guimarães é lesado devido a um penalty não assinalado contra o Porto, o puxão de Fucile ao avançado do Vitória é bem visível:
Jornada 13
Porto vs Setúbal (1-0)
Porto ganha o jogo com uma grande penalidade mal assinalada (ridiculamente mal).
–
Jornada 17
Beira Mar vs Porto (0-1)
Mais uma vez, o Porto ganha devido a um penalty fantasma.
Mergulho claríssimo de Hulk:
–
Para sermos justos, tem de ser referido que na jornada 16, o Benfica vai ao reduto da Académica vencer por 1-0 com um golo em fora de jogo do Saviola. Isto apesar de no mesmo jogo ficar um penalty claríssimo por assinalar para o Benfica por mão na bola, como se pode confirmar ao minuto 3:50 do seguinte vídeo:
Também há que referir, que na jornada 12, o Porto foi a Alvalade empatar com o Sporting por 1-1, e o golo do Sporting é precedido de fora de jogo não assinalado.
Nas jornadas 3 e 5, em Nacional e Rio Ave, respectivamente, ficam também 2 penaltis (um em cada jogo) por assinalar contra o Porto, mas sem influência directa no resultado.
Fazendo um exercício meramente teórico, o Porto deveria ter menos 5 pontos (-2 do jogo com a Naval, -1 do jogo com o Guimarães, -2 do jogo com o Setúbal, -2 do jogo com o Beira-Mar e +2 do jogo com o Sporting).
O Benfica, por seu lado, teria mais 2 pontos (+1 do jogo com a Académica na Luz, +3 do jogo com o Guimarães e -2 do jogo com a Académica em Coimbra). Por razões de imparcialidade, o penalty não assinalado contra o Benfica em Coimbra fica de fora destas contas.
Posto isto, convém terminar dizendo que na minha opinião, o Porto está realmente forte este ano, mas é completamente injusto o campeonato já estar mais que decidido quando ainda faltam 10 jornadas para terminar. Com arbitragens decentes, o Porto provavelmente ainda estaria em primeiro, mas nunca com uma vantagem tão confortável.
É bom que isto não seja esquecido, visto que os campeonatos ganhos pelo Benfica são sempre injustamente catalogados de “túneis” ou “colinhos” e etc.
إرسال تعليق