O Wikileaks Vs Apito Dourado

مواضيع مفضلة

الأحد، 5 ديسمبر 2010

O Wikileaks Vs Apito Dourado

Nestas últimas semanas temos vivido uma revolução no que concerne ao acesso a informações normalmente tidas como ultra-secretas e que em muito têm embaraçado muitos países, em especial os Estados Unidos a quem pertencem os documentos. Nesses ditos documentos pode-se mais uma vez confirmar o que já se sabia e quem diz que não sabia é porque não queria ver, a "diplomacia" entre Estados é só uma fachada muito bonita de jogadas de bastidores onde os mais fortes vergam os mais fracos a seu bel-prazer. Onde se rompem acordos e leis internacionais são jogadas pelo ralo.

Sendo assim, se realmente estamos perante jogos de poder que não temem em nada violar os direitos humanos, iremos crucificar quem nos deu essa informação? Só porque a lei define como crime contra a "Segurança Nacional" estas fugas de informação? Quer dizer, nem sei se define, mas o que é facto é que muitos chefes de estado e poderosas figuras dos governos desses países têm condenado este acontecimento. Normal, já que só confirma o seu envolvimento... E aqui não estamos a falar de teorias da conspiração nem de textos produzidos de forma a apanhar com a boca na botija os infractores...estamos perante documentos OFICIAIS feitos por instituições OFICIAIS.

O que se mete agora em questão é a posição dos cidadãos comuns...irão achar que foi feito um serviço público com a divulgação destes documentos ou condenarão a sua divulgação como sendo contra a lei a divulgação de documentos secretos e que era algo que ninguém devia saber? Acho que era curioso saber a opinião de dois notáveis portistas, Rui Moreira e Miguel Sousa Tavares de seus nomes. Será que eles condenam este acontecimento por ter sido realizado por meios "ilegais", ou por contrário que foi realizado um acto de bravura, de divulgação da verdade e de crimes contra os direitos humanos?

Seria engraçado ouvir estes senhores defender os inimputáveis chefes de estado e de agências secretas com expressões como "não pactuo com autos de fé", "estamos perante conversas privadas e como privadas que são nunca deviam ter sido divulgadas"... Porque verdade seja dita honoráveis senhores, as escutas do Apito Dourado são OFICIAIS e foram executadas por entidades OFICIAIS, não foram feitas por um rufía qualquer que a meio da noite entrou pela casa da Madalena e colocou um microfone sem que o pintinho tivesse dado conta (pulha), foram agentes da Polícia Judiciária a mando dos tribunais!

Mas já que se preocupam tanto com "autos de fé" é normal que também não se tenham preocupado com o facto de os juízes escolhidos para julgar este caso sejam aqueles que sempre estiveram altamente comprometidos com os corruptos e que lhes salvaram a pele, a troco de umas viagens ao Brasil, uma frutinha, ou tão simplesmente uns bilhetes para ver um jogo no Dragoum.

Ps: dedico este post a um blogger que comenta assiduamente no nosso blog, o Manuel, para quem a divulgação seja do que for é sempre de condenar, porque ele não quer saber de nada (e como ele não quer mais ninguém tem de querer) e as entidades não devem divulgar seja o que for porque estão no seu direito, seja lá qual seja a medida maquiavélica que estão a tomar encobertas pela tão importante "Segurança Nacional". Ou será mais "Interesses do Poder Instituído"?

E não deixem de ler o post do Vermelhusco onde o nosso clube ficou uma vez mais a "ganhar" com os "nossos amigos" do Atlético de Madrid. Uma novela Espano-Brasileira

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف