É evidente que o Benfica deste ano não tem estofo para competir com o Porto no relvado (excluindo arbitragens e jogadas de bastidores). Dentro de campo nota-se que existem bastantes fragilidades nesta equipa comparada com a da época passada embora algumas lesões de jogadores nucleares também influenciem o que se passou até agora.
Apesar de ser da opinião que dos reforços do Benfica quase nenhum tem a qualidade necessária para pegar de estaca no onze titular sem que haja oscilações significativas de rendimento da equipa é evidente que muitos dos jovens têm potencial para desenvolver essa qualidade, se não para este ano pelo menos para o próximo.
O jogo do ontem foi importante para se observar apontamentos interessantes de vários jogadores:
Kardec - tirando o descalabro da semana passada tem conseguido demonstrar que é uma alternativa cada vez mais válida a Cardozo. Não digo que faça esquecer o Takuara em número de golos marcados e capacidade de finalização mas é normalmente mais lutador e envolvido no jogo da equipa. E a brincar, a brincar já leva 5 golos marcados em todas as competições.
Gaitán - este jogador começa a ser um caso de amor-ódio com os adeptos. Nota-se que é um jogador com uma qualidade técnica acima da média e o jogo de ontem demonstrou que tem qualidades acima da média. Mas a sua dificuldade em adaptar-se á posição de médio-esquerdo bem como a pouca agressividade a defender quando a bola está em posse do adversário causam exasperação. Um jogador que tem que se tornar mais agressivo na procura da bola e que ou se adapta aos terrenos que pisa agora ou começa a ser usado noutra posição. Mas tem capacidade para fazer melhor.
Sálvio - depois do mau começo, desde o jogo com o Lyon que mostra que é capaz de não vir a ser um flop completo. Ao contrário de Gaitan, este jovem mostra agressividade quanto baste. Agora é esperar para ver se demonstra mais qualidades como extremo-direito e se também mostra capacidade de fechar o lado direito. As indicações estão lá agora só falta provar que tem estofo.
Jara - Para mim, um dos jovens com mais potencial do plantel. É agressivo, não desiste de um lance, causa desiquilibrios. Ás vezes é um pouco trapalhão e não toma as melhores decisões mas com mais tempo em campo é jogador para surpreender. O seu maior problema é o mesmo de Kardec: está tapado por um avançado de qualidade indiscutível.
Airton - Um pouco diferente dos outros pois já demonstrou qualidades acima da média e se não fosse o jogo da Supertaça poderia ter roubado o lugar a Javi Garcia. Um médio defensivo que para mim tem potencial para ser dos melhores do mundo: capacidade física, técnica, disciplinado tacticamente embora tenha que controlar melhor o tempo de algumas entradas. Contudo, quando pára muito tempo perde o ritmo de forma muito acentuada e fica pesadão. Na minha opinião se Jorge Jesus queria ter tapado o flanco esquerdo contra o Porto devia ter posto Airton a médio-esquerdo a ajudar Coentrão a marcar Hulk e Javi Garcia no meio-campo. Talvez o resultado fosse diferente.
Estes são apenas alguns dos jovens que o Benfica tem com valor já para não mencionar jogadores das camadas jovens como David Simão, Nelson Oliveira e Miguel Vitor que evoluem emprestados no Paços e Leicester ou Urretavizcaya que tem encantado em Corunha e que gostava de ver a evoluir no Benfica.
Como tal, acho totalmente desnecessário a contratação de mais jovens como Funes Mori, Jose Luis Fernandez ou menos jovens mas sem estaleca competitiva como Nolito.
O que o plantel do Benfica precisa é de "galácticos". Jogadores com um estatuto semelhante ao de Aimar e Saviola, com carreira em clubes europeus e vontade de mostrar valor. Jogadores como aqueles que se falaram na pré-época: Guardado, Quaresma, Huntelaar, Hleb que podem trazer algo de bom á equipa no imediato e que JJ devia estar á espera quando falou em competir pelo título de campeão da Europa.
Embora ache que essas contratações não sejam possíveis em Janeiro acredito que se deve apostar forte em Junho/Julho do próximo ano para garantir nomes fortes para a equipa e não mais jovens inexperientes e inadaptados ao futebol europeu.
Poupando dinheiro na contratação destes jovens (cujas transferências não têm ficado baratas) o Benfica ganha pulmão para contratar estes jogadores.
Claro que beneficia o Fundo de jogadores que venham mais jogadores jovens mas convém ter jogadores com experiência que tornem a equipa eficiente para que os mais jovens brilhem e sejam rentabilizados.
مواضيع عشوائية
أصناف الموقع
- اخبار رياضية (7)
- الدوري الأسباني الدرجة الأولى (32)
- الدوري الألماني الدرجة الأولي (2)
- الدوري الإنجليزي الممتاز (18)
- الدوري المصري (18)
- بث مباشر (388)
- دوري أبطال أسيا (3)
- دوري أبطال افريقيا (29)
- دوري أبطال أوروبا (30)
إرسال تعليق