O texto anterior que publiquei no tópico Leitura Obrigatória dá que pensar, que se acredite ou não que corresponda à realidade dos factos. Quem vem lendo o GB nos últimos meses, sabe bem que algumas das questões ali apresentadas não são novidade.
Ainda ontem no Twitter dei por mim a recordar uma frase de Domingos Soares Oliveira que dizia no ano passado, num clara farpa à gestão de Rui Costa "Quando os clubes são mal geridos, isso reflecte-se ao nível desportivo". Curiosamente, quando voltamos a ver o SLBenfica arrancar a marcar passo em casa perante uma frágil Académica e, mais importante, com um número elevadíssimo de dossiers por resolver... esta frase ganha toda a importância.
Da boca do Presidente, sabemos ser ele o único e principal responsável pelas decisões do futebol e que Rui Costa é "um aprendiz" que, aparentemente, foi delegado a chefiar as comitivas para os jogos e a apresentar jogadores.
Da boca da mesma pessoa, sabemos que enquanto ele estava em terras de Vera Cruz a "vender estádios", que haveria alguém numa parte do planeta que tratava dos jogadores. Não fui capaz de evitar recordar a forma como perdemos James Rodriguez... exactamente porque uma dessas pessoas era um emissário que se vendeu ao FCPorto a troco de dinheiro.
Hoje das notícias sabemos que depois de ter estados interessados em 85 brasileiros, o SLBenfica poderá estar agora virado para Salvio do Atlético de Madrid. Mais um argentino, pois claro, mais um jogador que não vingou nos merengues, mais uma ajuda que damos ao tal presidente que está a apostar na construção da nova casa do Atlético. Mais um negócio onde quem parece sair a ganhar é sempre o Atlético. Coincidências...
Pelo caminho a aposta em Roberto é para ficar diz a imprensa e outra coisa não seria de esperar da teimosia da estrutura que aceitou pagar 8,5M€ por um jogador que não vale sequer metade disso. Essa mesma aposta que deveria "valer pontos", está perto de representar a "perda de pontos" ou, na melhor das hipóteses, que a defesa do SLBenfica sofra mais golos e ganhe com menor expressividade e tranquilidade.
Jesus não tolera isso... e parece que há já jogadores, talvez mal habituados do ano passado, que também não. Com isto podem suceder-se operações que no passado já tiveram sucesso para alguns jogadores como Tiago, Miguel ou Manuel Fernandes, forçando as respectivas saídas do Clube. Espero estar enganado!
Não é só Jorge Jesus que está diferente! David Luiz está agressivo e sem o sorriso que lhe conhecemos (no Guadiana não disse mais que um simples "obrigado" ao gesto dos benfiquistas)! Luisão fez o que todos sabem e aquela lesão não me convenceu (e parece que não convenceu a mais pessoas)! Cardozo continua a procura do seu lugar ao sol do dinheiro que a SAD (e bem) não lhe quer dar e Maxi Pereira ia renovar, mas até ver ainda nada. O rendimento desportivo está à vista...
Posso estar a ser excessivamente alarmísta, mas estou receoso. Desejo sinceramente chegar a Maio de 2011 e olhar para trás percebendo que não fazia qualquer sentido estar assim. Mas neste momento não consigo excluir a ideia de que possamos estar a passar um momento em que se possa sentir algum défice de planeamento para esta época, juntamente com alguma fragilidade financeira.
O ano passado fui avisando que Luis Filipe Vieira era o mesmo de sempre, com os mesmos defeitos e virtudes, mas que Jorge Jesus era o tal "diferenciador" que estava a marcar a época. Mas todos sabemos que JJ só gosta do SLBenfica porque ganha e porque lhe permite ganhar, também todos sabemos que é obcecado pela Champions e que fica no SLBenfica enquanto sentir que pode ter um projecto para a disputar...
Se os pressupostos da construção do plantel desta época se alterarem, temo que possamos ver Jorge Jesus a mostrar o seu lado mais rebelde e pensar noutras "realidades". Ele sabe, em matéria de organização desportiva e orientação a resultados, onde pode obter tudo o que precisa... se o SLBenfica não o fizer por estar demasiado ocupado com "outras agendas", ele sabe quem faz. E nós também...
إرسال تعليق