"O Sporting questionou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre os motivos pelos quais o acordo de patrocínio celebrado, em meados de maio, entre o Benfica e a Emirates não foi comunicado à CMVM. É que, segundo os responsáveis leoninos, este é um negócio que envolve "valores materialmente relevantes" e que, pelos regulamentos em vigor desde 11 de abril de 2008, estão sujeitos ao "dever legal de divulgação de informação".
Pelos números divulgados na comunicação social – e não confirmados, dada a inexistência da tal comunicação –, o contrato celebrado com a companhia aérea, válido por três anos, envolve verbas que variam entre os 8 e os 10 milhões de euros anuais, ou seja, poderá atingir os 30 milhões de euros, no período de 2015 a 2018. No ponto 7 do referido regulamento, em que se fala de contratos de patrocínio e publicidade, é claro que "a celebração destes contratos também deve ser comunicada sempre que se preveja que as receitas globais resultantes da sua execução ultrapassem 5 por cento do ativo consolidado da sociedade".
Entendem os responsáveis leoninos que o acordo celebrado entre o Benfica e a Emirates está contemplado neste ponto; entende a CMVMque tal não se aplica.
Sem terrorismo
O objetivo dos Sporting, ao solicitar esta comunicação, não era trazer as contas e os negócios do rival para a praça pública – até porque os valores foram divulgados pela imprensa –, mas sim ter um documento oficial, para poder balizar o posicionamento do clube, em futuras de negociações de patrocínios. Não se trata de "terrorismo", assegura fonte de Alvalade, mas tão-só de ter uma base de trabalho, para tentar assegurar um patrocínio mais avultado do que o que a PTpagou até ao final desta temporada.
NÚMEROS
8 a 10 milhões de euros, por temporada, é quanto o Benfica vai receber da Emirates, pela publicidade nas camisolas da equipa principal. Valores divulgados através da imprensa, mas não confirmados na CMVM
4,5 milhões de euros é a perspetiva de encaixe dos responsáveis leoninos para um eventual negócio de patrocínio das camisolas. Um valor que, a confirmar-se, constitui um acréscimo de mais de um milhão de euros em relação ao acordo anterior, com a PT
1 ano era a duração do contrato pelo qual a Portugal Telecom pagou 3,2 milhões de euros. O Sporting está aberto a celebrar um acordo de maior duração, à semelhança do assinado entre o Benfica e a Emirates." - Record.
إرسال تعليق