As últimas semanas no Universo Benfiquista têm revelado em muitos aquilo que eu chamo de Cagufa Silenciosa, e que se revela muitas vezes no relvado nas equipas de futebol, e que fazem um simples segundo ser a diferença entre a glória e o inferno.
É aquela equipa que à partida é mais fraca do que o adversário, mas que consegue marcar um golo e colocar-se na dianteira fazendo uma exibição absolutamente perfeita, sem erros, revelando segurança, organização, confiança, concentração, espírito guerreiro, que faz adivinhar uma vitória inesperada e histórica, mas inteiramente justa.
Mas eis que ao minuto 85 o Golias marca golo e empata o jogo. O Golias cresce no jogo revelando uma força que não se vira até então, o David(a equipa mais fraca) borra-se de medo com a perfeita noção de que os últimos 5 minutos do jogo vão ser terríveis e colocarão a nu toda a sua debilidade, os níveis de concentração descem drasticamente, a organização desmorona-se, cada ataque do Golias cria situações de golo eminente, e o Golias acaba por chegar à vitória naturalmente, com o Davidjá derrotado ainda antes do segundo golo acontecer.
Aquele minuto 85 acaba por ser o clique que consegue mudar todo o ship mental de um jogo. O David, sem que perceba bem porquê, deixou de ser capaz de jogar como fizera durante 85 minutos, e o Goliasconseguiu de repente passar a fazer tudo bem, também ele sem encontrar uma explicação lógica para o facto de não o ter conseguido fazer até então.
Fenómenos como este são o sal e o açúcar de um jogo de futebol, e são os porquês da importância da força mental das equipas, e como essa força pode fazer a diferença entre um campeão e um eterno candidato.
É isso aliás que os nossos pais nos ensinam desde pequeninos: Acreditar sempre que somos tão fortes e tão capazes como os melhores mesmo que não o sejamos, nunca virar as costas ao predador, porque no momento em que o fizermos, no momento em que o predador cheirar em nós o medo e os suores frios, lança-se à presa e devora-a num ápice!
Esses David e Golias neste momento chamam-se Benfica e FCPorto. E também aqui vou ser coerente com aquilo que sempre escrevi desde o início de época, aquilo que para mim é um facto e um dado adquirido, de que este ano o plantel do FCPorto é mais forte do que o do Benfica, e que por isso era o FCPorto o grande favorito à conquista deste título.
E como eu sou dos que acredito naquilo que a estatística prova, de que quase sempre as equipas que mais gastam nos ordenados do seu plantel são aquelas que ganham, e como essa equipa que mais gasta é neste momento o FCPorto, eu sou daqueles que encaro hoje com a mesma naturalidade com que encarava no início de época, a hipótese de o FCPorto vir a ser o Campeão Nacional este ano.
Quero com isto dizer que não acredito na vitória do Benfica? De maneira nenhuma! Embora quem mais gaste vença quase sempre, não vence sempre, e o Benfica tem tudo para quebrar essa regra este ano.
Por demérito próprio o FCPorto não foi tão forte no início de época como seria de esperar. No sentido inverso o Benfica conseguiu chegar quase sempre às vitórias mesmo sem quase nunca brilhar, e juntando os dois factos, e um tanto subitamente e contra o prognóstico da maioria, o Benfica conseguiu uma vantagem pontual que lhe fez embalar para o título, mas que nunca serviu para me convencer de que estávamos na frente porque éramos superiores ao FCPorto.
O problema é que muitos acreditaram (e legitimamente diga-se) que a vantagem encarnada traduzia uma superioridade óbvia sobre o nosso adversário. Esses benfiquistas “cresceram” com a vantagem, com alguma arrogância até (tão inocente e tão natural nestas ocasiões) lançaram os foguetes antes da hora e usaram o argumento da diferença pontual para fazer chacota sobre os rivais (que também faz parte), e agora, parecem mais receosos,. Ainda conseguem gozar com os seus amigos dos clubes adversários, mas os músculos faciais já estão mais rígidos.
No fundo, os adeptos da Cagufa Silenciosa reconhecem a força do FCPorto, reconhecimento esse que se traduz num quase desespero para que a vantagem de quatro pontos não se reduza para dois ou um, para que o campeonato se possa decidir tendo o Benfica de derrotar apenas a Uva Mijona da nossa Liga, sem termos de provar a nossa força derrotando os pesos pesados também.
Os adeptos da Cagufa Silenciosa são pois aqueles adeptos que há três semanas atrás já cantavam vitória, e agora estão convictos de que se a vantagem de 4 pontos diminuir o campeonato estará perdido e acaba em Março, e rapidamente passarão da euforia desmedida ao ataque a tudo e todos, porque a obrigação deste Benfica era ter o campeonato decidido já em Janeiro!
Ora bolas,
Aquilo que eu espero, é que no balneário do Benfica não haja contágio desta Cagufa Silenciosa que se percebe em alguns adeptos! Aquilo que eu espero, e aquilo em que acredito, é que no balneário benfiquista exista a crença convicta de que o Benfica é tão forte como o Goliasmesmo que não o seja, e que mesmo que o jogo da Luz tenha de contar (ao contrario dos adeptos da Cagufa Silenciosa que desesperam para que esse jogo já não conte), o Benfica tem TUDO para vencer esse duelo jogado na nossa casa e reforçar a dianteira!
Aquilo que eu espero que exista nos jogadores do Benfica é a profunda convicção da sua força e daquilo que são capazes de fazer, e que a data desse duelo seja uma meta nas suas cabeças que adorariam que chegasse já amanhã, e não uma pedra nos seus caminhos que causa suores frios e insónias profundas.
E eu acredito que existe essa convicção! É isso pelo menos que percebo nas palavras de Jorge Jesus, que sempre minimiza os jogos do adversário, focando toda a sua atenção naquilo que realmente importa, que são os nossos jogos, a nossa força, aquilo que já provámos ser capazes de fazer, o nosso estatuto de campeão.
Mas que caramba! Se por alguma razão a nossa vantagem diminuir, não fomos já vencer ao Dragão? Porque razão não seremos capazes de o fazer na Luz novamente?! Um futuro Bi-Campeão com medo de jogos de campeões, aqueles que todos os grandes jogadores gostam de jogar?!
Haverá forma melhor de provar a todos os detratores e desvalorizadores dos nossos méritos, a justeza do Bi-Campeonato?
إرسال تعليق