"Presidente da SAD do Belenenses confirma ligações empresariais a amigo de Sócrates. Carlos Santos Silva financiou em dois milhões compra de direitos da liga espanhola e é ainda sócio noutra empresa de Rui Pedro Soares.
Rui Pedro Soares confirmou ao Económico que a compra de direitos da Liga de Futebol espanhola, em 2011, foi financiada pelo empresário Carlos Santos Silva, que se encontra em prisão preventiva no âmbito da operação Marquês que investiga também o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, por suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.
Através de uma outra empresa de Santos Silva, as ligações a Rui Pedro Soares estendem-se a outros negócios do futebol que são liderados pelo ex-administrador da PT.
Rui Pedro Soares, que esteve envolvido nas alegadas escutas do caso "Face Oculta" e no caso TagusPark, confirma ainda que, além da Worldcom, empresa que comprou os direitos da liga espanhola e que tem como accionistas familiares seus e Santos Silva, também outra sua empresa, a Codecity Players Investment, que se decida à compra de passes de jovens promessas de futebol, tem como accionista a Walton Grupo Inversor, do empresário e amigo de Sócrates.
"Sim, o dinheiro [financiamento de dois milhões à Worldcom] é do Engº Carlos Santos Silva. Não tenho a mínima dúvida", avançou ao Económico Rui Pedro Soares, confirmando ainda que o empresário e amigo de José Sócrates era sócio da Worldcom, empresa que em 2011 adquiriu os direitos da Liga de futebol espanhola, a par do seu irmão Carlos Soares, da sua mulher e do advogado Albano Sarmento. O valor da compra destes direitos, diz Rui Pedro Soares, rondou os três milhões de euros.
Posteriormente, a empresa Worldcom foi vendida ao empresário Miguel Pais do Amaral por seis milhões de euros, onde "foi pago um sinal de cerca de meio milhão de euros". Segundo o próprio Rui Pedro Soares, apesar de Pais do Amaral ter desistido do negócio, já em 2012, este sinal não foi devolvido, pois tal não estava previsto no contrato de venda da Worldcom.
O actual presidente da SAD do Belenenses, empresário e também próximo de Sócrates, tem ainda outra empresa, a Codecity Sports Management, que comprou aquele clube de futebol.
O Diário de Notícias publica hoje que o Ministério Público suspeita que Carlos Santos Silva tenha usado dinheiro de José Sócrates para investir no negócio de direitos televisivos da liga espanhola. De acordo com este jornal, tudo aconteceu entre 2011 e 2012, um ano depois de Carlos Santos Silva ter transferido 23 milhões de euros da Suíça para Portugal ao abrigo do Regime Especial de Regularização Tributária (RERT). Dinheiro que os investigadores acreditam pertencer a José Sócrates.
Através da Walton Grupo Inversor, Carlos Santos Silva entrou no capital da Worldcom, em 2011, tendo o empresário efectuado posteriormente um financiamento a esta última empresa de dois milhões de euros para compra dos direitos de transmissão da Liga espanhola. Segundo o Diário de Notícias, já depois da Worldcom ter sido vendida a Pais do Amaral, terá sido depositado mais um milhão de euros noutra conta do BES e que, de acordo com a investigação, terá sido utilizada para financiar as despesas de Sócrates."
- Económico.
--------------------
Espero que Rui Pedro Soares não tenha financiado todos os direitos de transmissão em que interveio da mesma maneira.
- Público, 01/03/2013.
--------------------
Dizia Octávio Ribeiro em 2013 sobre a eventual candidatura de Rui Pedro Soares à Liga de Clubes:
"Se Rui Pedro Soares, atual homem-forte do Belenenses, antigo menino de ouro de José Sócrates na PT, fosse eleito presidente da Liga de Clubes, teríamos todas as condições para se desencadear uma tempestade perfeita.
Na mesma pessoa cruzam-se fortes laços ao "Apito Dourado" e à "Face Oculta", dois processos que deixam corado de vergonha qualquer sentido de justiça que ainda exista em Portugal.
Se a Liga de Clubes não está de boa saúde com um desmedido presidente, sempre em luta contra moinhos de vento ou televisões por cabo, pior ainda ficaria com um regresso à ética do major Valentim Loureiro, mas servida por muito menos habilidade e nenhum sentido de medida.
De autor desconhecido, aqui fica uma imagem bem apropriada para o que escrevo: "Se por acaso vir um cágado em cima de uma árvore, não pense que foi ele que subiu - alguém o lá pôs".
Rui Pedro Soares é um destes cágados que chega do nada e, sem qualquer currículo relevante, aparece no cimo das árvores pela mão de alguém. Assim foi durante o pesadelo do socratismo. Assim parece voltar a ser neste mundo do futebol indígena que sempre parece negar um futuro melhor.
Rui Pedro Soares sempre foi próximo de Joaquim Oliveira. Quem visse a sua postura face à figura de Joaquim Oliveira, facilmente o passaria por um seu empregado devoto.
Se Rui Pedro Soares chegasse a presidente da Liga, seria o longo braço de Oliveira regressado ao centro das decisões do futebol profissional. Fortaleceria o poder de Oliveira contra o Benfica ou contra qualquer clube que se pretenda libertar do atual abraço de jiboia que estrangula as finanças dos clubes por via de uma péssima redistribuição das receitas televisivas.
Rui Pedro Soares não é um homem de projetos ou convicções. O menino de ouro de Sócrates limita-se a ter ambições. E a escolher a mão certa para chegar ao cimo da árvore. De qualquer árvore. Das patacas.
Que nos líderes dos clubes, mesmo os mais próximos do FC Porto, ainda haja uma ponta de bom senso e que os homens de bem, que os há no futebol, encontrem uma solução que não empurre a Liga para uma terrífica era de "Apito Oculto". - Record através de Planeta Benfica.
--------------------
Portanto, qualquer ligação ou acordo que envolva o Benfica e Rui Pedro Soares preocupa-me e muito.
Espero que o Benfica não seja envolvido no turbilhão Sócrates, mesmo que indirectamente.
إرسال تعليق