É bom estarmos em primeiro, mas que isto não mascare os erros repetidos quer pelo treinador, quer pela equipa.
É tão evidente como preocupante a facilidade com que qualquer treinador com as ideias organizadas pode chegar frente ao Benfica e bloquear a por demais conhecida táctica de sempre. Não há lugar a inovações ou trocas de jogadores, porque a "ideia da equipa" do "mestre da táctica" será sempre suficiente para vencer qualquer jogo. ERRADO!
Um treinador desconhecido com uma equipa recém-promovida esteve a vencer e a bloquear o jogo do Benfica. Apenas o lance da expulsão(justa) desmontou a organização do Moreirense e depois Eliseu lá se refez do erro de marcação com um golo fantástico.
Já que foi algo tão invocado nos últimos dias devido a outro tema, a diferença de qualidade dos plantéis e de orçamentos entre Benfica e Moreirense exigiam outra coisa. Ou será que essa exigência só serve para justificar os banhos de bola na Champions?
Não entendo também como Samaris, que será sem dúvida um grande jogador, é colocado a titular quando demonstrou estar tão fora do esquema do resto da equipa. Com o Zenit até gostei de partes do seu jogo. Mas o que anda Jorge Jesus a fazer nos treinos para não entender isto? Assumiu ele o erro na conferência de imprensa como "assume" quando um suplente entra e faz golos? Não. Afinal tinha um "plano B" que já estava previsto.
Qual a razão de o melhor trinco do momento do Benfica, André Almeida, não ser neste momento o dono do lugar, em resultado das lesões do Fejsa e do Amorim? Um jogador que como se viu frente ao Sporting tem capacidade para o lugar? Querem que acredite que Jorge Jesus não tem algo contra os jovens jogadores portugueses?
O golo do Moreirense demonstrou o conhecimento da fragilidade desta defesa. Bastou Luisão sair um pouco da sua zona para logo aparecer um jogador sozinho, nas tais diagonais que o amigo de Jorge Jesus, André Vilas Boas, tão bem explorou na passada terça-feira.
E porque sai da convocatória o Lisandro para entrar o César? Será porque muitos pedem que o Lisandro seja aposta em vez do Jardel?
E depois Enzo e Gaitan. Dois dos melhores do plantel que andam com um semblante e uma falta de alegria enormes. É o que dá as notícias sobre eles não serem desmentidas nas alturas próprias. Ou será que não havia nada para desmentir? Seja como for, a vossa realidade é o Benfica neste momento meus caros, como dizia ontem alguém. E é essa realidade que tem que vos encher a cabeça pra que o futuro vos traga o que querem.
Para rematar, as declarações de Jorge Jesus.
Diz que o Benfica jogou à campeão na segunda parte e que a gerir vai fazê-lo na Champions. Ou seja, estamos ainda em Setembro e já estamos a gerir a equipa.
Uma falta de ambição tremenda e uma palavra de desconfiança brutal ao plantel.
Jorge Jesus conta com 14 ou 15 jogadores. E serão esses que vai gerir. O resto até pode fazer o pino nos treinos (que ninguém pode observar) que não contam. Foi essa a mensagem passada ainda no mês de Setembro aos adeptos e ao plantel.
Perante isto, e apesar do primeiro lugar, há razões para optimismos? Não me parece. A exigência perdeu-se? Do meu lado nem pensar.
Jogo a jogo veremos o que vai surgindo.
P.S.: O Bernardo e o Miguel Rosa continuam a enviar cumprimentos a quem lhes meteu os patins.
P.S.: O Bernardo e o Miguel Rosa continuam a enviar cumprimentos a quem lhes meteu os patins.
إرسال تعليق