E agora Jesus?

مواضيع مفضلة

السبت، 13 سبتمبر 2014

E agora Jesus?


Talisca chegou para jogar a 8. O próprio Jesus afirmou que o baiano era 10 no Brasil mas que poderia também jogar na posição de Enzo, onde foi testado até à exaustão na pré época.

Penso ser correcto dizer que como 8, Talisca pouco ou nada mostrou que, por exemplo, João Teixeira, não fosse capaz.

Com a permanência do Enzo, o Talisca subiu para uma posição primeiro de 10 que pouco rendeu - mas aí é uma questão de adaptação à velocidade e agressividade do futebol português e do Jesus por a equipa a jogar com um playmaker, o que não fez. 

Ontem já apareceu mais à frente que na semana passada, porém menos à frente do que também o vimos onde chegou a parecer um segundo avançado. Ontem vimos o jogador a pisar terrenos que faziam lembrar Saviola, o tal 9,5 que Jesus dá sempre como exemplo.

Parece encontrado o espaço mais adequado para Talisca? Bom, ainda será cedo até porque a defesa do Setúbal ontem demonstrou ser imensamente fácil, o que não tira qualidade ao jogo do Benfica.

Porém, se Talisca afinal não é nem 8 nem 10 como dizia Jesus mas um pouco mais avançado numa posição 9,5... Então aparecem duas questões:

1. Quem será o apoio de rotatividade de Enzo Perez? 

Cristante e Samaris, que continuo sem ter opinião porque 20' para um e um jogo para outro não dá para ver nada, nestes o Jesus ja disse que são dois jogadores para lutar pela posição 6. Dificilmente jogarão juntos, excepto para "cumprir o jogo" com aconteceu ontem. A estes dois juntam-se ainda os "reforços" Fejsa e Ruben Amorim, o que poderá abrir espaço para um dos reforços avançar um pouco no terreno e ser alternativa a Enzo. 

Há ainda João Teixeira que mostrou argumentos irrefutáveis para ser opção.

2. Jesus caracterizou Jonas como um avançado "à Rodrigo", que joga nas costas de outro avançado. Ora, obviamente irá jogar até pelo investimento que representa na folha salarial, não se paga tanto a suplentes, além de ser um jogador com qualidade.

Mas essa é a função em que agora Talisca se começa a destacar, obviamente sem que seja justo tomar este jogo como uma caracterização definitiva do Talisca. Para já foi apenas um excelente jogo contra um adversário que também ajudou a que corresse bem.

Ora, perante isto que futuro xadrez será possível ter de base? Sai Lima, Jonas jogará mais à frente e Talisca nas costas de Jonas? Sai Talisca e Jonas joga nas costas de Lima?

Os dois do meio campo, Enzo e Samaris, parecem intocáveis, pelo que o recuo de Talisca parece impossível e há ainda mais soluções para essa função de 8 (e até de 6) que porventura surgirão na frente do brasileiro.

Quem sairá para entrar Jonas, na medida em que Lima, Talisca e Jonas são três escolhas "pessoais" de Jesus? Habitualmente o treinador aposta forte nas suas escolhas, mas no xadrez do Benfica parece faltar espaço para todos como titulares - refiro-me ao 11 base, obviamente, pois obviamente que com uma época tão longa claro que jogarão sempre.

Vida mais difícil terão Fejsa e Amorim a partir de Janeiro, bem como Nelson Oliveira e Jara... E até Derley.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف