O texto publicado ontem pelo Benfica by GB pode ter parecido descabido ou precipitado. Mas só quem não conhece a "estrutura do Benfica" é que pode ficar surpreendido com esta possibilidade.
Aliás, é por conhecer muito bem essa "estrutura" que Jorge Jesus atacou como atacou o clube e o "edifício" do futebol benfiquista. O programa "Dia Seguinte", da SIC Notícias, trouxe este ponto ao debate, e no meu ponto de vista, parece-me muito oportuno. Não foi por acaso que Jorge Jesus metralhou a capacidade de quem ficou no Benfica e teve APENAS na reacção de Jonas e de outros jogadores a indignação...possível.
Jorge Jesus sabia bem quem é a "estrutura". São os decisores. E esses são: Luis Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira. Tudo o resto são departamentos e pessoas que contribuem com o seu trabalho e empenho, mas cuja opinião pouco conta para os momentos de decidir.
Não deixa de ser curioso que durante os últimos anos eram os mauzões do NGB os únicos que viam defeitos no JJ. Todos os outros só viam qualidades e tudo o resto era especulação. Os conflitos com os jogadores, com os colaboradores do Benfica, os problemas de personalidade. Agora em cada entrevista ou participação, os comentadores profissionais pagos pelo Benfica não fazem outra coisa, parecendo ter descoberto a pólvora.
Ora, o que tem feito a "estrutura"? Tem estado à margem de Rui Vitória, deixando o jovem treinador exposto aos chorões que não esquecem Jorge Jesus. E tem permitido que Rui Vitória vá sendo cozinhado em lume brando, até ser relativamente fácil dar-lhe o bilhete de saída. É o modus operandi de Vieira.
Foi por isso que Vieira não acompanhou a equipa na digressão pelas Américas, preferindo ir passear até à África do Sul.
Foi por isso que Vieira preferiu ir ao casamento do Jorge Mendes que ir assistir à Eusébio Cup.
Foi por isso que se limitou a ler o discurso da praxe numa Casa do Benfica no Algarve, mas depois do jogo da Supertaça quem apareceu a dar a cara foi o temporariamente saído da prateleira Rui Costa.
E até no sítio do Benfica, os pormenores chegam a ser mesquinhos. Ora vejam a imagem que foi escolhida para ilustrar a preparação para o arranque da Liga:
Sim, foi escolhida uma imagem em que o treinador do Benfica aparece de mãos nos bolsos. Foi acaso? Talvez sim. Eu aposto mais no talvez não.
E é aqui que o próprio Rui Vitória tem que acordar para a vida, e penso que o terá feito no domingo. Aqueles que defenderam Jorge Jesus durante os anos do tricampeonato do FC Porto, em que o novo treinador do Sporting entregou de bandeja campeonatos aos azuis, são os mesmos que hoje não estão dispostos a dar a Rui Vitória tempo para se organizar e construir uma equipa.
E por isso não olham a meios para denegrir a sua imagem. Foi o diálogo com o adjunto que tinha o auricular, é a postura "porreira", é o não entrar em diálogos de baixo nível com mais ninguém. Tudo serve para não dar tempo a Rui Vitória.
São os mesmos que diziam que o Mourinho nunca havia de ser ninguém.
Rui Vitória, se quer mesmo ter tempo no Benfica, tem que ter mais cautela com a sua imagem. Tem que se defender.
Não tem que deixar de ser quem é. Não tem que deixar de se comportar com o mesmo nível que nos tem brindado. Mas deve ter a consciência de que, como treinador do Benfica, está debaixo de fogo 24h por dia.
Pode não chegar, pois sem jogadores e sem competência a gerir a equipa, nada o poderá proteger. Mas se Rui Vitória acredita no seu valor, então é hora de o provar e de calar os que deram 3 anos de derrotas e humilhações a um azeiteiro, mas que parecem não querer dar a mesma chance a um tipo com nível e inteligência.
Não contes, Rui Vitória, é com Vieira para te proteger. O presidente do Benfica só quer saber da sua pele.
إرسال تعليق