Algumas notas da Pré-Época que está a terminar...

مواضيع مفضلة

الاثنين، 3 أغسطس 2015

Algumas notas da Pré-Época que está a terminar...

Por muito boa vontade que tenhamos, é elementar reconhecer alguns factores:

- O planeamento da pré-epoca que Rui Vitória herdou, não facilitou nada uma tarefa de preparação que deveria, pelo contrário, ter sido facilitada para criar a melhor dimensão em torno da nova conjuntura técnica.

Neste momento, 98% da nação benfiquista "já entregou" a Supertaça a um Sporting que nem de perto nem de longe está a mostrar mais do que mostrava com o Marco Silva, porém está a ganhar e para o comum dos adeptos isso é que conta.


- No ano passado escrevi aqui que era o ano de Jorge Jesus mostrar o que valia, porque tinha claramente o pior plantel das suas seis temporadas. Não deslumbrou uma vez que fosse durante o ano, mas venceu. Beneficiou dos erros de palmatória do Lopetegui, mas venceu.

Este ano o plantel está mais enfraquecido do que o do ano passado: saíram dois (+1) titulares (Maxi e Lima + Salvio) e para o seu lugar chegaram Nelson Semedo e Jonathan Rodriguez a quem se juntou Carcela.

À excepção do marroquino, o anterior treinador não valorizava nenhuma das opções que agora foram dadas a Rui Vitória e que já estavam no Clube. Ou seja, o Rui Vitória teve que se orientar com a "prata da casa", o que colide com aquela máxima que Vieira referiu na apresentação: "Vai ter as mesmas condições do anterior treinador".

O "anterior treinador" tinha investimentos anuais de 20, 30M€... e o SLBenfica até ver não passou dos 6 ou 7M€ (se tanto).

Não obstante, na dita "prata da casa" há boas indicações de alguns como Nelson Semedo (claramente a melhor opção para lateral direito face a André Almeida e Sílvio - e a muitos jogos que vi Maxi fazer), Nuno Santos terá "guia de empréstimo" mas não sei se não seria um suplente muito interessante a par de Gonçalo Guedes. Também Ederson parece ser um valor seguro para ser "sombra" de Julio César.

Depois há outra "prata da casa" que claramente parece não conseguir ou não ser capaz de ter aproveitado o momento de contenção: Lindelof, Jonathan, Nelson Oliveira, Cristante, Ola John, João Teixeira...

O momento é delicado. Vieira apostou na continuidade de Gaitan até à Supertaça porque aposta tudo na vitória desse título para depois transferir o jogador, mas este dá sinais de cansaço de toda a situação e seria melhor para todos se ele seguisse já o rumo que lhe está destinado.


Volto ao que aqui tenho escrito vezes sem conta: Sem "pais ricos e sem ir ao BES" o SLBenfica este ano está refém do "pagamento da factura" ao NovoBanco, para pagar a vida de ricos que andámos a fazer nos últimos anos e que agora já não temos Amílcar Morais Pires (que para os mais desatentos está indiciado pelo Ministério Publico) para manter a torneira aberta.

Com o fim das contas caucionadas que pagavam, via BES, os ordenados a tempo e horas religiosamente, veremos se alguns dos problemas não estão a começar precisamente nesse factor.

Todos aqueles que andaram a apoiar este tipo de gestão quando eu aqui andei a apontar esta situação, não venham agora para aqui comentar que o Vieira é isto e aquilo... Vieira é e faz aquilo que lhe deixam e a verdade é que o deixaram chegar até aqui e ainda apoiavam.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف