Só no Benfica poderia acontecer uma tragédia destas!

مواضيع مفضلة

الخميس، 4 يونيو 2015

Só no Benfica poderia acontecer uma tragédia destas!

Quando alguns de quando em vez me perguntam a razão de eu não criar o meu próprio blogue, de modo a que as minhas opiniões não entrem tão em choque com as de outros companheiros de escrita, a primeira razão é falta de tempo para alimentar um blogue que se quer vivo e com informação quase diária.

A segunda razão, e a principal, é que apesar de alguns debates acesos, eu gosto deste blogue e dessa discórdia. Eu não acho que o propósito fundamental de um blogue seja apoiar determinado clube. Um blogue serve para se expressarem opiniões, quer a favor quer contra. O local para apoiar sempre e incondicionalmente é no estádio, essa é a minha opinião.

E este meu lema funciona para tudo. Funciona para eu não ter problema nenhum em discutir com qualquer companheiro de blogue um qualquer assunto, como não tenho em discutir esse mesmo assunto com um grande amigo a comer caracóis numa esplanada à beira-mar.

Mas também funciona para me recusar a entrar neste momento nessa treta de conversa, de que JJ já é passado, e que o Rui é que é, e que já temos duas vitórias, o Rui e a águia, e que o Rui já ganhou uma taça ao JJ e réu téu téu pardais ao ninho.

Não! Eu estou assumidamente lixado com esta m*/da! Estou lixado porque acho que o Benfica perdeu um excelente treinador, estou lixado porque vi esse excelente treinador ir treinar um grande rival, e estou lixado porque esse caminho foi em grande parte permitido e provocado pelo Presidente do meu clube, que terá cometido neste processo PELO MENOS dois erros graves:

O primeiro de querer reduzir a metade o ordenado do MAIOR obreiro da volta que o clube deu nestes últimos seis anos; e o segundo porque percebi, e aqui alertei a tempo e horas, que era uma estupidez o presidente andar a anunciar Benficas Made in Benficas e cinco ou sete putos da formação no plantel do próximo ano. Toda a gente percebeu (os inteligentes, onde me incluo) que isso não era boa politica, que esse tipo de pressão era desnecessário, que esses eram assuntos que se resolviam entre portas, sem anúncios à imprensa e avalização de talentos por quem não percebe nada da coisa, para no próximo ano, o refém desses anúncios ir ser quem?... Jorge Jesus, pois, quem mais?!

O nome Rui Vitória, como conclusão disto tudo, não me aquece nem arrefece. Nunca lhe vislumbrei nada de especial (mas também não tinha de vislumbrar nem ando particularmente atento ao seu trabalho), mas posso estar enganado, claro, e este ter sido um tiro de génio do nosso presidente. Esse é o desejo de todos!

Em suma, Rui Vitória terá de me conquistar, como Jesus conquistou bem cedo, se bem que com Jesus eu já estivesse conquistado à partida e já defendesse a sua entrada no Benfica diretamente do Belenenses.

Em resumo, eu não entre nessa cantiga do “Vamos todos apoiar e coiso e tal”. Repito, apoiar é no estádio. E neste caso não apoio nada. Desapoio e desaprovo completamente.

Só mesmo no Benfica é que poderia acontecer uma coisa destas, um processo destes desenrolar-se depois de um bi-campeonato. Repito: Só NO BENFICA!!

Jesus não vai ganhar sempre, nem no Benfica, nem no Sporting, nem na China. Para prescindir dele, fazia-se numa altura em que estivesse em baixo, é o que vem em todos os manuais. Treinadores nunca saem em alta, é triste mas é verdade. E com isto tudo LFV colocou a cabeça na forca!

Porque estes do “Agora vamos apoiar e coiso e tal e agora temos duas águias Vitórias” serão os primeiros a mudar o bico ao prego assim venha a primeira derrota, que até pode ser já em Agosto, contra o ex-treinador a liderar um plantel de “peanners”! E aí vamos ver, se as reações dos adeptos vão ser tão pacificas e tão resignadas, como neste momento parecem sugerir.

Duma coisa pelo menos ficámos todos a saber: Havia quem pagasse mais a Jorge Jesus, até mesmo dentro do nosso país! E quem espalhou esta mentira durante anos que se retifique. Até porque também havia quem pagasse lá fora, na China, nas Arábias e nas Turquias! O que não havia era clube grande interessado em Jorge Jesus como ele pretendia, daí o problema ter sido sempre desportivo e não financeiro como alguns pregaram durante anos!

Para os mais distraídos, Jorge Jesus na sua primeira época de Benfica veio receber o que recebia em Braga. No fim da época, depois de trabalho tão monstruoso, exigiu claro!

Como o faria hoje  se o Florentino Peres lhe oferecesse dois milhões. Jorge Jesus iria, ganharia títulos ou não, e se os ganhasse, no final exigiria oito! É assim que fazem aqueles que acreditam cegamente nas suas capacidades!

O Benfica achou que não, que era dinheiro a mais, que o homem não tinha onde cair morto, que apesar de tão bons resultados podia obrigar à inclusão de elementos no plantel em quem Jorge Jesus não confiava, e... lixou-se!

Agora claro, vamos assistir à campanha de intoxicação da comunicação social, do mauzão do Jesus, do ingrato e essa treta toda, quando todos bem sabemos onde é que a m*&da de facto começou.

O futuro é agora Rui Vitória e oxalá nos traga muitas alegrias mas... Estou desconfiado... E desiludido!

Porque também como aqui já disse muitas vezes, não entro nessa treta do as pessoas passam e o clube fica. O BENFICA SÃO AS PESSOAS, hoje umas amanhã outras, mas o que não é correto é viver-se seis anos de paixão a um clube com devoção e admiração por um treinador ou jogador, e no ano seguinte vermos esse obreiro de tantas alegrias nossas ir treinar ou jogar para o nosso maior rival!

Quando isto acontece, tem de haver erro grave de quem nos dirige!

Eu quando vou ao estádio ou ao museu não me apaixono pelas taças nem pelo cimento! Apaixono-me pelas pessoas, pelos Eusébios, pelos Tonis, pelos Ruis Costas, pelas fotos, pelos sentimentos, pela paixão de cada momento, pelas lágrimas, pela honra, pela dignidade também em algumas derrotas.

E porque é assim, o Benfica não é nada sem as pessoas, e Jorge Jesus é tão Benfica como todos os outros heróis neste momento. Jorge Jesus, goste-se ou não, é o treinador que mais troféus ganhou pelo Sport Lisboa e Benfica. Quando se falar da história do Benfica daqui a cem anos, Jorge Jesus há-de lá estar! Essa é a imagem que fica, e essa ninguém pode apagar, nem mesmo um qualquer João Gabriel nos seus posts do Facebook a querer limpar as mãos das culpas que o Benfica enquanto clube TAMBÉM tem em todo este processo.

O que se passou ontem é gozar com a paixão dos adeptos, e isso é aquilo que me custa realmente a aceitar!



إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف