O que LFV deveria ter feito (com os dados que tenho)

مواضيع مفضلة

الخميس، 4 يونيو 2015

O que LFV deveria ter feito (com os dados que tenho)

Sinceramente, depois de uma noite difícil, já digeri o borrego. A vida continua no Benfica, e eu, que estive lá à porta do velhinho Estádio da Luz aquando do famoso Verão quente, quando Sousa Cintra fez um raid por Alvalade e nos levou Paulo Sousa e Pacheco e quase quase João Pinto, eu sei como o Benfica é capaz de encontrar força nas horas difíceis, e preparar-se desde já para a batalha épica que será a próxima época.

E como aqui escrevi há um mesinho apenas “E se Abrahmovic investisse 200 milhõesno FCP?”, este cenário criado por mim e que obrigava à reflexão e à escolha de um caminho em função de certo contexto, chegou mais cedo do que esperava.

O Sporting vai investir! O Porto nunca avisou que ia deixar de investir, e... Pode o Benfica ficar atrás?! Eu acho que não, que não pode. E acho que LFV vai ter de repensar toda a estratégia da próxima época! O que não pode realmente acontecer no próximo ano é o Benfica acabar atrás do Sporting. É uma questão de honra! Guerra declarada!

A noite de ontem fez-me realmente recordar esse célebre Verão Quente! Mas com uma diferença! O Benfica do Paulo Sousa e Pacheco era um Benfica vergado e moribundo! Um Benfica sem cheta, com Jorge de Brito a fazer o que podia à base apenas de todo o benfiquismo que tinha dentro dele. E ainda nos salvou João Pinto no último segundo, e a sua chegada à Luz ao lado do Menino de Oiro é um momento de apoteose que não esquecerei.

A noite de ontem custou-me por outros motivos: Porque não esperava, sinceramente, num momento em que o Benfica está forte, em que nem há quinze dias celebrou um Bi-Campeonato, um clube pujante e líder em Portugal.

Mas também digo com toda a sinceridade que me teria custado bem menos se não tivesse acompanhado o processo com tanta informação “privilegiada” debitada diariamente neste blogue por dezenas de Benfiquistas!

Quanto alguns me questionam dos motivos de não dar como certas algumas informações que me contam como verdades absolutas, é esse o motivo:

Porque se me dissessem assim: Jorge Jesus traiu o Benfica, fez um acordo com Bruno de carvalho à revelia do Benfica e mudou-se para o outro lado para ganhar quatro vezes mais, eh pá, tinha de aceitar e na minha cabeça só haveria um culpado e um motivo de ódio - Jorge Jesus!  

Mas o problema é que não. O problema é que a tal informação “privilegiada” falhou em muitos aspetos. Porque se como se diz hoje, Jorge Jesus já tinha um acordo com Bruno de Carvalho desde Dezembro, e se LFV sabia disso, como é possível que num contexto desses LFV oferecesse a JJ apenas metade do ordenado que já ganhava para o demover?! Não foi isso que foi aqui anunciado?! Faz sentido?! Eu acho que não.

Ou LFV não sabia desse acordo e foi apanhado desprevenido (o que a ser verdade não me permite culpar LFV em nada neste processo), ou sabendo desse acordo só tinha dois caminhos:

1. Ou despedia Jorge Jesus desde logo, o que eu acho que deveria ter feito, com a certezinha absoluta que todos os sócios apoiariam e entenderiam;

2. Ou para tentar renovar com JJ, nunca poderia ser com redução de salário, isso parece-me claro. Ou oferecia igual ou oferecia mais. E se achasse que não podia oferecer mais só tinha um terceiro caminho:

3. SER ELE PRÓPRIO; LUÍS FILIPE VIEIRA A ANUNCIA A RUTURA COM JORGE JESUS E OS MOTIVOS DO MESMO.

E aí sim, o Benfica teria saído dignificado no meio disto tudo, fosse Jorge Jesus a seguir para Alvalade, para as Antas ou para a China! O Benfica teria seguido o seu caminho.



O Benfica perde neste episódio porque parece apanhado desprevenido, e no último dia ainda anda a marcar jantaradas e a mandar mensagens para o telefone de JJ quando tudo já estava feito. Bruno de Carvalho passou a perna a LFV, é essa a mensagem que passa!

Se neste blogue já se sabia, se até o Fernando Seara já sabia na Segunda-Feira, LFV também tinha de saber.

E peca porque reagiu tarde. Aliás, boa liderança nesta altura implicava que fosse ele a denunciar o processo em vez de ser engolido pelos acontecimentos.


E para mim, Jorge Jesus morre hoje, é passado. E por muito bom treinador que eu acho que é, estou 100% de acordo que LFV não deveria pagar a JJ o que se anuncia que lhe será pago no Sporting!

Quando hoje de manhã falei em tragédia, era a isso que me referia! Jorge Jesus não é insubstituível. O que para mim foi trágico é a forma como se desenrolaram os acontecimentos, como nem há duas semanas celebrámos um Bi-Campeonato Nacional e hoje temos todos os lagartos a gozar connosco parecendo que somos nós o clube pequeno que precisou de sete anos para levantar uma taça!

Não! Nós somos os Bi-Campeões Nacionais! E Bi-Campeões Nacionais não se podem prestar a estes papéis!

Esta é pois a hora de colocar este assunto para trás das costas e de nos prepararmos o melhor que pudermos para a nova época! Sem erros nem passos em falso!

LFV sabe que as eleições estão à porta, e que o próximo ano, agora mais do que nunca, será bem mais do que um simples Campeonato de Futebol!


E o Verão pois, será aceso com toda a certeza, neste blogue e nos jornais e nas televisões, com toda a roupa suja que ameaça ser lavada na Luz e em Alvalade!



P.S.
As palavras de Luis Filipe Vieira:
"Sei que muitos estão aqui à espera de uma palavra em relação ao futuro treinador do Benfica. Quem me conhece sabe que uma das maiores virtudes que aprecio nas pessoas é a gratidão, que define muito o caráter das pessoas. Vou procurar com tempo e sem pressa um treinador ambicioso e comprometido com o Benfica.
Ao contrário do que dizem, e dou a minha palavra de honra, não tenho nenhum pré-acordo mas uma ideia clara: um treinador ganhador que não tenha medo de apostar nos miúdos, que seja capaz de construir um projeto integrado desde a formação. O Benfica somos nós, não há insubstituíveis nesta casa, apesar de alguns pensarem que o são.
Estou desiludido mas não surpreendido. Estou determinado em continuar a ganhar, o tempo é sempre o melhor juiz das nossas ações. Não se preocupem com os que partem, mas alegrem-se com os que ficam e com os que vão chegar, porque é com eles que vamos continuar a ganhar.", referiu.





إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف