Bem, este Verão começou quente e vai aquecer ainda mais! Este Verão ninguém se queixa de pouca venda. Nem os blogues, nem os jornais, nem as televisões seguramente. Toda a gente a opinar, toda a gente atenta, toda a gente a martelar nas teclas, toda a gente à procura de notícias frescas! E ainda a roupa suja não começou a ser lavada, porque a conversa vai “aporcalhar” muito em breve seguramente.
Da minha parte, este momento serve apenas para confessar alguma apreensão em relação ao futuro, e o não alinhar seguramente nesse grito do Ipiranga, do vá malta, todos unidos e rumo ao tri!
Não! Independentemente da boa vontade e de tudo o resto, a malta aqui dá bitaites mas não marca golos, os golos custam muitos euros, e há que não deixar a emoção toldar-nos o raciocínio e perceber a realidade do exato ponto em que nos encontramos neste momento.
O Benfica perdeu um grande treinador! Já sei, traidor, homem de merda, o que quiserem mas, era um grande treinador, com uma equipa formada no Benfica, com método e jogadores que já sabiam o que ele queria.
E essa era a grande vantagem do Benfica para a próxima época: o trabalho de continuidade! Um plantel e treinador já com o hábito de vitória!
O Benfica já não tinha o melhor plantel o ano passado, e este ano, para já continua a não ter. Pior, do mar de grandes jogadores que o Benfica teve nos últimos anos, resta Gaitan prestes a ser vendido e Sálvio que só não vai despachado já porque vai estar de molho até ao final de ano. E é isso o que resta em termos de jogadores de grande dimensão ou em idade ainda de se prever grande evolução!
Neste momento pois, nem treinador nem plantel de topo, mas pior que isso, parece que nem sequer há um plano. Parece que havia, já sem JJ segundo se diz, mas parece também que o que dantes parecia ser o plano agora deixou de ser, e isso nunca é bom sinal! E porquê?! Porque JJ acabou no Sporting! Porque o Sporting parece querer investir! E porque o Porto nunca indiciou que ia deixar de o fazer! E isso mudou tudo!
Como sempre aqui defendi, a politica desportiva dos clubes há-de ser sempre um camaleão a ter de adaptar-se ao que fazem os adversários!
E não há milagres meus amigos! Não há gritos do Ipiranga sem cheta! Quem tem dinheiro, quem melhor gasta, está sempre dois passos à frente dos outros!
Se no Sporting entrarem de facto 200 milhões nos próximos três anos, LFV vai ter de inventar dinheiro, não duvidem. É esse o seu papel no Benfica, acima de todos os outros papéis que também tem. Se o Sporting perder a maioria da SAD, a malta ri-se durante 6 meses mas daqui a um ano estaremos a contemplar fazer o mesmo. E o Porto idem. Nos clubes ingleses o capital é externo, e o fervor clubístico em nada arrefeceu por causa disso! Mais tarde ou mais cedo, também em Portugal todos vamos ser capazes de perceber isso!
Porque um clube como o Benfica vive de vitórias, e sem elas mingua tudo. Diminuem os sócios, a gente no estádio, as receitas da BTV e da Liga dos Campeões, os patrocinadores que não querem apostar num clube que não faz parte das grandes montras! O Benfica não pode ficar para trás nesta luta, e fui sempre da opinião que no dia em que um dos três grandes cair do precipício, os outros dois também lá caem logo a seguir. Eles copiam modelos uns dos outros e andam sempre em fila indiana!
O Sporting estava a reduzir custos, o Benfica também ia reduzir. Agora se o Sporting aumenta, LFV pensa assim: “Porra! O melhor é aumentar também senão lixo-me!” E é assim que a coisa funciona e a razão pela qual nunca parece haver um plano coerente e sólido em clube nenhum! Por mais que se queira gerir com a razão, a emoção acaba por se sobrepor a isso tudo!
Bruno de Carvalho pode ser louco! Pode até acabar por afundar o Sporting de vez! Mas também tenho de reconhecer no meio disto tudo que soube responder com coragem e uma certa dose de loucura, a esta aliança que Benfica e Porto pareciam preparar para dividir o bolo por dois. Bruno de Carvalho não podia ser amorfo nem passivo nesta luta, e reconheça-se, não foi!
Pois sem sabermos bem ainda as consequências disto tudo, o Sporting recusou-se a aceitar o papel de figura decorativa e ameaça mudar as regras do jogo! Alguma animação trouxe a esta medianíssima Liga Portuguesa seguramente!
A verdade é que no Porto já se prepara a nova época há muito, no Sporting também, em Alvalade sabemos também que se chegarem bons jogadores, bom treinador o Sporting já tem, e o Benfica pois, tem o presidente, segundo as suas próprias palavras, a amadurecer ainda a ideia do novo treinador!
Ou seja, se há uma semana atrás apenas estávamos em festa e um passo à frente dos outros, neste momento estamos em estado de sítio e bem atrás dos outros em termos de preparação, isso parece-me claro!
...E vou ser honesto, como sempre fui neste blogue, independentemente dos momentos que o clube atravessa... Quando vejo Luís Filipe Vieira a querer tomar de novo a pasta do futebol fico sempre apreensivo!
Pelos vistos não há dinheiro, os craques que havia já se foram, o futuro são os putos da B, e o nome do novo treinador parece ser um aprendiz que vem mais para aprender do que propriamente para ensinar, quando se calhar o que LFV precisa realmente neste momento é de facto de um treinador que venha com estaleca, com conhecimento, pronto para liderar sem grandes interferências diretivas, em suma fazer aquilo que JJ fazia tão bem.
Não será hora Presidente, de repensar isto tudo?! É mesmo assim desta forma aparentemente tão frágil que espera abordar a nova época?
Eu acho que não, desde há muito que digo que não, e acho que até mesmo você já terá percebido isso!
P.S. Num outro prisma porém, não esquecer que tirando três ou quatro clubes, as outras equipas da Primeira Liga são muito fracas! Não esquecer que no meio dessa fraqueza, estamos num ano em que Rio Ave, Marítimo, Belensenses e Guimarães, quatro das outra equipas “boazitas” vendem ainda aos grandes os seus melhores jogadores e provavelmente até treinadores o que faz prever que esta nova Liga venha a ser ainda mais fraca. Não esquecer que num contexto destes não são precisos se calhar mundos e fundos para andar sempre lá em cima na tabela, e que os jogos entre os grandes, independentemente dos níveis das equipas, são sempre jogos de tripla. Em Portugal rareiam cada vez mais os jogos grandes sem as três equipas grandes, capazes de fazer realmente a diferença nas contas finais do campeonato. O Sporting provou este ano, que para andar lá em cima na Liga Portuguesa, basta ter um plantel assim-assim. Esperança e otimismo terá que existir sempre, independentemente da boas ou más surpresas que este Verão ainda nos trouxer!
إرسال تعليق