Ai se fosse o Jesus... As coisas que se diriam!

مواضيع مفضلة

الخميس، 14 مايو 2015

Ai se fosse o Jesus... As coisas que se diriam!

O meu problema com os treinadores de futebol é que são bem poucos aqueles que conheço no futebol mundial que valorizo devidamente. Pode eventualmente ser um problema meu, de perceber muito pouco da coisa, mas a verdade é que não há muitos no futebol que se amanhã fossem anunciados como treinadores do Benfica me entusiasmassem realmente.

Na eventualidade de Jorge Jesus sair do Benfica, e num cenário em que qualquer nome fosse possível chegar e assinar já amanhã, eu levava o Alex Ferguson, levava o Simeone, levava o Mourinho, o Klopp e possivelmente também o Guardiola... Sem pestanejar.

Convenhamos, do Guardiola tenho hoje uma dúvida que acho legítima: foi ele que fez o Barcelona ou o Barcelona que o fez a ele?! Ah e tal, futebol bonito, tudo ao primeiro toque mas, mérito de quem? Do treinador ou dos artistas que tem?

Alex Ferguson  para mim foi absolutamente genial e o futebol para ele não tinha segredos. Simeone tem uma imagem de marca, Mourinho também, e de Klopp aprecio o futebol que tenta implantar nas suas equipas, a sua irreverência e o olho especial para detetar talento.

E depois há os outros, que são dos melhores do mundo, que treinam sempre as melhores equipas, mas nos quais nunca vi muito (defeito meu provavelmente) de transcendente.

E neste grupo incluo os Pellegrinis, os Capelos, os Ancelottis, os Mancinis. Ok, já ganharam muita coisa mas, convenhamos, a treinarem constantemente as melhores equipas do mundo, como poderiam não ganhar?

Esta última época do Real Madrid é um desastre completo! A participação do Manchester City na liga dos Campeões com Pellegrini e Mancini é de fazer chorar o mais tolerante dos adeptos do City. Absolutamente inarrável!! Ai se fosse o Jesus!

O Capelo é aquele Camacho mais sofisticado que as grandes equipas vão buscar quando paira no plantel a sombra da indisciplina mas, em futebol jogado, cruz credo, só mesmo para dormir!

O Wenger sabe por as suas equipas a jogar bom futebol, mas também já provou que não é treinador de grandes momentos nem de jogos verdadeiramente decisivos. O fator mental não é o seu forte!

E depois há Jorge Jesus (deste já sabem que eu gosto realmente). É o melhor treinador do mundo?! Não é seguramente mas essa é uma discussão que nem sequer vou ter! Os melhores não treinam em Portugal, ponto final!

Mas há algo de que tenho a certeza: se me derem o Jesus, ou o Pellegrini ou o Capelo, eu sei quem escolho. E mesmo o Ancelotti, tinha de pensar várias vezes (como já confessei, não pesco nada disto)!

É que do Jesus eu vi logo algo que me fez render às evidências: em primeiro lugar vi seis anos de Benfica sem casos de indisciplina. Eu sei que ninguém repara nisto mas é coisa rara. Todos sabem quem manda. E não é preciso o Capello!

E depois também vi logo que as pedras com Jorge Jesus não são mexidas à toa. São mexidas por quem sabe o que está a fazer! O Benfica não ganha porque chegou um treinador novo que durante 3 ou 4 meses soube unir as tropas e serrar os dentes! O Benfica ganha porque tem método, ambição e disciplina! A tempo inteiro!

Depois é o ah e tal, e cada vez estou mais convicto que Jesus está de saída (espero que não) e que Marco Silva é o senhor que se segue (ou porque razão quereria ele sair do Sporting? Para ir para o Estoril?!)

Mas eu, e confessando aqui mais uma vez que não percebo nada disto, continuo sem ver nada de especial em Marco Silva. Fez uma época fenomenal? Não fez! Quantos pontos perdeu em casa contra equipas pequenas? Muitos! Tem um discurso galvanizador? Nunca vi.

Mas pronto, há-de chegar ao Benfica um dia e terá todo o meu apoio e todo o benefício da dúvida, com toda a certeza!

E isto leva-me para aquele que era de facto o propósito deste post: relativizar a verdadeira qualidade desses génios unanimemente reconhecidos como os grandes cabecilhas do treino do Universo!

Carlo Ancelotti e este Real Madrid! É pouco! Muito pouco! Inadmissível!

A não ser que me contem a bela surpresa de que no Real Madrid, até um Ancelotti anda ao sabor das vontades do presidente e sem força nenhuma para impor as suas ideias mas, este Real Madrid é um falhanço total do treinador!

Este Gareth Bale que não tem jogado nada em Espanha é um excelente jogador! E foi queimado e encostado à direita no Real, para que na mesma equipa possam jogar três jogadores como Bale, James e Ronaldo.

Alguém que vai buscar um Bale por 90 milhões, não pode trazê-lo e dar-lhe um papel secundário na equipa. Um exemplo: Bale é um exímio marcador de livres! E-X-Í-M-I-O! Mas quem marca os livres do Real é Ronaldo que este ano tem apenas um (UM!) golo marcado dessa forma! Claro que o que importa em Madrid não são as vitórias coletivas mas jogar para a bola de ouro do Ronaldo. E ele precisa de marcar os golos todos! E se não marca fica amuado!

Depois de contratarem Bale por 90 milhões, viram o mundial e apaixonam-se por James. Toma lá mais 70 milhões pelo James. Para jogar onde?! Enfim, para jogar em qualquer lado, mesmo que por causa dele toda a gente do Real tenha de jogar fora da posição e se ande hoje a pedir a cabeça do flop... Gareth Bale (precisam à força de encontrar um culpado!), a quem nunca foi dado na verdade qualquer papel de relevo na equipa consentâneo com o seu estatuto e o quanto pagaram por ele!

Mas espera lá... James para jogar a 10?! Mas já não havia Modric?! E o Real precisava de um 10?! Então mas o Ozil não tinha saído um ano antes porque o Real não precisava de um 10?! James é melhor que Ozil?!

E depois de se gastar o dinheiro nas estrelas que vendem camisolas mas que pouco acrescentam à equipa, quando não há Benzema o substituto chama-se... Chicharrito, o eterno suplente do United! Vamos lá todos aprender com génios do treino que eles é que sabem!

Ah e tal foi o Ancelotti, tudo na boa que este ano ele sai de Madrid e amanhã aparece no City ou no United e há-de continuar a ganhar! A estes vale de facto boa reputação, vestirem fatos Armani, mascarem pastilha com mais estilo e terem muitíssimo boa imprensa...


Mas ai se fosse o Jesus! As coisas que se diriam!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف