É OFICIAL: A formação é um assunto que o irrita!

مواضيع مفضلة

الجمعة، 10 أبريل 2015

É OFICIAL: A formação é um assunto que o irrita!

"Hoje o futebol em relação à formação já não é como antigamente. Antes o grande objetivo dos jovens era chegar à primeira equipa, hoje é saírem para o estrageiro. E bem. O futuro é diferente. Quando se fala em formação, muitos não sabem o que dizem. Nesse aspeto a estrutura do Benfica tem estado a cuidar-se bem. Se puder segurar as pérolas é sempre melhor. Mas é sempre subjectivo porque o que segura os jogadores é o cifrão." Jorge Jesus in Record

Assim de forma directa... dá para compreender o que quer dizer o treinador, ou será que estamos a compreender e o que ele diz e não o que ele queria dizer?

Claro que os jovens não ambicionam apenas chegar à primeira equipa, ambicionam também eles ter contratos financeiramente vantajosos e jogar nas ligas mais mediáticas.

Se Jesus tivesse usado um discurso do género deste meu último parágrafo, teria dito um facto indesmentível, ou seja, chegar à primeira equipa já não era um fim para os jovens da formação, era apenas uma parte do processo total.

Agora, quando Jesus diz "Antes o grande objetivo dos jovens era chegar à primeira equipa, hoje é saírem para o estrageiro" está a incorrer numa falsidade.

Perguntem a qualquer jogador da formação do SLBenfica, FCPorto ou SportingCP se prefere sair aos 18 ou 19 anos para um clube internacional a ganhar 10x o que ganham na formação ou se preferem cumprir o que é realmente o sonho desses jogadores e ficar a ganhar 6x no SLBenfica?

Grande parte deles prefere a segunda via, o cumprimento do sonho! Mas que fique claro que isso não quer dizer que depois vão ficar para toda a vida, não! Se calhar saem logo passado um ano ou dois. Mas aquele momento em que "sou jogador do Benfica" é mágico para aqueles jovens.

Mas então qual é o problema? é o 6x...

O SLBenfica (e qualquer outro clube português) contrata qualquer jogador estrangeiro com tudo por mostrar ou tendo mostrado tanto ou menos que os que tem na equipa B, pagando-lhes mais do que recebem os jogadores da formação já com percurso profissional, por exemplo, na equipa B como o João Teixeira, o Helder Costa ou Ivan Cavaleiro.

À partida, o clube prefere sempre pagar mais a quem vem de fora do que compensar quem cá está, precisamente porque muitos vivem nesta ilusão de que esse tal sonho a ser cumprido já devia valer mais de 50% do valor do contrato. Ou seja, naturalmente os jogadores da formação deveriam estar dispostos a aceitar ganhar menos do que os Mukthars, Frisenbichlers, e muitos outros que chegam na mesma situação em que estão os nossos jovens: Muito Potencial, mas... tudo por provar.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف