Os Homens com um H muita grande

مواضيع مفضلة

الخميس، 5 فبراير 2015

Os Homens com um H muita grande

Comunicado do Sport Lisboa e Benfica

Não é normal dedicar espaço e tempo a quem o não merece e muito menos a esta hora, mas também não é normal que pessoas normais tratem por credível uma notícia que, de tão falsa, tresanda a encomenda. 

Posto isto, resta acrescentar que Jorge Jesus não fez nenhuma exigência salarial, nem abordou com o presidente do SL Benfica o tema relativo à renovação do seu vínculo contratual.

De resto, basta recordar as palavras do presidente do SL Benfica, ainda em Janeiro, para “matar” de vez qualquer especulação relativa ao tema. 

“Antes de iniciar a época disse, e isso ficou registado, que o Jorge poderia renovar mantendo as actuais condições. Ele entendeu que não era o momento e eu respeito isso, portanto, vamos falar no final de época. E não comecem a dizer que é um tema tabu, não há nada de tabu. No final de época o Benfica e o seu treinador vão avaliar a continuidade do vínculo contratual, como sempre o fizeram até aqui”.

Quanto aos 6 milhões, seguramente que o jornal O Jogo se queria referir ao número de adeptos do SL Benfica, em Portugal. É quase certo que a errata de amanhã do referido jornal fará referência a este involuntário lapso.»



Ora bem:

Depois de tanta ira, raiva, desgosto, desapontamento, desrespeito, ingratidão, falta de profissionalismo, falta de ética, egocentrismo, chantagem, traição e sabe Deus lá mais o quê, o que aconteceu foi isto:

      1. Jorge Mendes lançou um livro

      2. Jorge Jesus esteve lá

      3. LFV também

      4. Foi pedido a Jorge Mendes que comentasse a situação de Jorge Jesus, ao que foi dito (e quanto a mim sem gravidade nenhuma), que Jorge Jesus é um treinador bem referenciado lá fora. Desta frase os jornais construíram o título: "Jorge Mendes avisa LFV: Jorge Jesus tem mercado e poderá sair."

      5. Foi pedido a Jorge Jesus que comentasse as palavras de Jorge Mendes, ao que foi dito que em Portugal já tinha sido ganho tudo, e que para ganhar mais e ser mais reconhecido tinha de sair para o estrangeiro

      6. Jorge Jesus reconhece também que para o seu trabalho ser mais reconhecido e para se ser o melhor não chega ganhar em Portugal. Tem de se jogar contra os melhores

      7. Jorge Jesus reconheceu ainda que há 6 clubes na Europa que todos os treinadores desejam treinar mas que não sabe se eles o querem.


Estes são pois os factos, aos quais eu juntaria:

      1. Jorge Jesus voltou às capas de jornais sobre o assunto renovação, o que não é surpresa para ninguém, pois tal é o prato do dia dos últimos 5 anos;

      2. O tema ter sido lançado à estampa em semana de derby é obviamente estratégico, e Jorge Jesus ou Jorge Mendes limitaram-se a responder a perguntas de jornalistas

      3. Jorge Jesus poderia não ter respondido às perguntas? Podia, mas na verdade, ainda não percebi o que de grave foi dito, nem sequer a novidade do que foi dito, algo que já foi dito e repetido várias vezes e é do conhecimento de todos


Em resumo:

      1. O argumento da chantagem de Jorge Jesus em relação a LFV parece estar desmentido. A proposta de renovação está apresentada e é Jorge Jesus que considera que este só devia ser assunto de discussão no final da época (legítimo, aliás, como Jorge Jesus sempre disse, a vida de treinador muda muito rapidamente e um treinador tem as malas sempre à porta);

      2. A exigência de aumento salarial é completamente desmentida pelo presidente

      3. O Record de hoje (vale o que vale) até diz que uma redução salarial está em aberto na mente de Jorge Jesus.

      4. Segundo consta, Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira têm uma excelente relação pessoal e profissional, pelo que só algumas mentes mais inclinadas podem acreditar que o tema renovação vai ser discutido baseado em recados lançados nos jornais.


Estes são pois os factos:

O que não é facto mas sim pura especulação é a tentativa de aproveitar todos os pretextos para justificar um ódio de estimação assumido, e comparar Jorge Jesus a Enzo Pérez, o tal que os benfiquistas apelidaram de pesetero (eheheh, não me lembro), tal como não me lembro de David Luiz ter sido pesetero, Matic, Di Maria e todos os outros.

Aos jogadores é pois permitido sonhar com outros voos e assumi-los, e até a treinadores se se chamarem José Mourinho. A Jorge Jesus é que não, treinador que deve ao Benfica gratidão para toda a vida e ai dele que admita sair um dia pelo seu pé ou reconhecer que a vida não acaba no Benfica. Só pode sair se for despedido, que é para ser motivo de satisfação para alguns e a saída não ser em vão.

Homem digno e respeitador e agradecido e com uma coluna vertebral que vai do meu sofá até à lua é o André Vilas Boas, um homem culto, sempre com as palavras certas na boca, portista de berço, que um dia aterrou na sua cadeira de sonho…


A cadeira de sonho durou… um ano… Mas estes é que são os homem com um H muita grande! Os homens que dizem sempre palavras bonitas… Não ousam é dizer o que pensam!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف