Responsabilidade absurda sobre Jorge Jesus...

مواضيع مفضلة

السبت، 17 يناير 2015

Responsabilidade absurda sobre Jorge Jesus...


Eu bem sei que o próprio gosta de alimentar o mito, mas começa a ser profundamente irritante essa responsabilidade absurda que muitos benfiquistas querem colocar sobre Jorge Jesus para ele "fazer jogadores", quaisquer jogadores.

Parece que agora o treinador do Benfica tem-lhe reconhecido um dom de "transformar merda em ouro", uma espécie de obrigação intrínseca.

TRETAS! Metam na vossa cabecinha que o Jorge Jesus é um excelente treinador, imensamente exigente, um brilhante "construtor" de equipas que compreendem perfeitamente bem os diferentes momentos do jogo, etc. Para chegar a isto, o Jorge Jesus estica os seus jogadores até um patamar muito bem definido, obrigando-os a explorar as suas capacidades inatas num nível de exigência muito elevado.

Jesus alguma vez "transformou merda em ouro"? NÃO!
Jesus alguma vez integrou jogadores de grande qualidade e/ou com imenso potencial em jogadores melhores ainda? SIM... Mas fruto da sua capacidade para aliar as competências inatas dos jogadores a um nível de grande exigência táctica.

Será muito importante perceber isso para acabarem de uma vez por todas com as "cobranças" sobre jogadores como Emerson, Luis Felipe, Cortez, Sulejmani, Djaló, Funes Mori, Jara, Bebé, Benito, Steven, Melgarejo, Kardec, Bruno Cesar, Sidnei, Luisinho, Mora, Urreta, Airton, Filipe Menezes, Eder Luis, José Luis Fernandez, Shaffer, Peixoto, Carole, Roberto, Keirrison, Yebda ou Patric...

Já chega! Jorge Jesus não fez deles bons jogadores, porque simplesmente são jogadores sem qualidade para atingir esse patamar que outros como Coentrão, David Luiz, Enzo Perez, Matic, Rodrigo, Ramires, Markovic, DiMaria, etc atingiram.

O retorno desportivo e financeiro obtido com esses jogadores não mérito exclusivo de Jorge Jesus. O mérito do treinador é ser exímio no treino e no trabalho de campo, impondo o nível exigência que eleva os executantes de grande qualidade a exponenciarem toda a sua categoria... que já tinham.

Alguém ainda se lembra que nomes como os acima referidos, quando chegaram à Luz, uns já tinham sido contratados por gigantes como o Matic, outros já vinham em trânsito para a Premier League como o Ramires e o Marko, outros já eram jogadores de grande destaque nas selecções jovens como o Coentrão e o Rodrigo e o David Luiz entrou em campo "a frio" com o PSG e viu-se logo que estava ali jogador para ser trabalhado.

Dêem bons jogadores ao Jesus e ele leva-os a fazer "o extra mile" para serem grandes jogadores. Não esperem do Jesus a marca que caracterizou o Mourinho de fazer render jogadores como o Nuno Valente, Derlei, Paulo Ferreira, Maniche, Costinha, etc... tudo jogadores que quando sairam a visão e método de Mourinho... "morreram". Mesmo o Mourinho há muito que deixou de "mostrar" isso, talvez desde que saiu do Inter Milão.

Agora se queremos abrir a discussão se é só ele que é capaz de fazer isso, acho que nem vale a pena ir por esse caminho, de tão absurdo que é. O que poderá ser motivo de conversa são quais os critérios que ele tem e os que outros têm para fazer isso... e quais os que são precisos ter para ser treinador do Benfica, face à realidade existente nas finanças do clube e face aos recursos da formação que a Direcção quer aproveitar. Se quiserem ter essa discussão... a caixa de comentários está aberta!

Tudo o resto? Não gastem o vosso tempo em discussões de "medição do tamanho da pilinha"!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف