A derrota do FC Porto no Funchal, mesmo com os métodos dos anos 90 na tentativa de condicionar os árbitros( chavalada de 20 anos que acha que exageramos quando nos referimos ao FCP de PC, aí têm o exemplo), é um sinal muito bom para a segunda volta.
Ao vencer hoje, como todos esperamos, o Benfica ganha uma vantagem preciosa para a gestão de algum tropeção que possa eventualmente surgir.
Por outro lado, o FC Porto vai ter que começar a preocupar-se mais com o Sporting e em manter o acesso directo à Champions que em perseguir o Benfica.
Isto, na minha opinião, é o melhor que poderia ter acontecido neste momento.
Vai servir para clarificar muita coisa no futebol português, em virtude das posições e movimentações que possam vir a acontecer durante a segunda volta.
Conforme quem acompanha o NGB sabe, tenho defendido que há uma aliança entre Luis Filipe Vieira e Pinto da Costa no que diz respeito ao futuro dos direitos televisivos e controlo do futebol português, com o mediador do costume, Joaquim Oliveira.
Parte dessa estratégia passa por tentar diminuir a importância e papel do Sporting para que o clube de Alvalade não possa retomar o seu lugar de segundo maior clube português, que na minha opinião nunca deixou de o ser.
Por muito que queiram dizer o contrário, não há espaço em Portugal, com o actual mercado publicitário, para 3 clubes com contratos milionários de patrocínios, fruto do afastamento dos principais patrocinadores dos últimos anos.
O FC Porto de Pinto da Costa entendeu que apesar de algum crescimento da base de apoio do FC Porto a nível nacional, continuam a ser um clube regional e sem a mesma base de apoio do Sporting.
Daí que estar com o poder e controlá-lo é essencial para quando se falar em euros, possam pedir mais que o clube de Alvalade.
Mas não só. O FC Porto nunca conseguiu vencer nada lutando contra Benfica e Sporting, quer dentro quer fora do campo. E notou-se no ano passado assim como se nota já este ano em que um Sporting que aposta na formação e um pouco mais já está apenas a um ponto dos portistas, que investiram no plantel este ano quase 50M.
O Benfica não perde nada para um Sporting forte. Nem base de apoio nem valores de patrocinadores, Ganha sim com a valorização da disputa histórica de títulos com o nosso grande rival.
O único que perde bastante com um Sporting forte e competitivo é o FC Porto. Fica relegado para uma espécie de Braga.
Possa o Benfica hoje lançar esta segunda volta em que os nossos adversários fiquem mais preocupados uns com outros que conosco.
Uma nota final para a notícia de que Bruno de Carvalho, o presidente do Sporting, vai processar alguns bloggers e comentadores por afirmações produzidas quer nas redes sociais quer em programas de televisão.
Será que BRUNO de Carvalho vai processar também os comentadores inflamados dos blogues verdes de nomes "BRUNO Marioni" ou "BRUNO Gimenez"? Seria algo inovador, decerto...
إرسال تعليق