Jorge Jesus culpado de quê? De ser fiel às suas ideias?

مواضيع مفضلة

الجمعة، 5 ديسمبر 2014

Jorge Jesus culpado de quê? De ser fiel às suas ideias?

Há gente para quem, em termos de conhecimento de futebol, Luís Filipe Vieira tem tanto como o dono da padaria que compra o Record e a Abola todas as manhãs.

O único momento em que LFV percebe realmente de futebol  é quando anuncia qualquer boa nova da formação, tipo a nova bomba que corre a Europa do futebol neste momento, de que, imagine-se, no próximo ano estarão 4 ou 5 elementos da formação do Benfica no plantel principal!

Isto sim, notícias das frescas, notícias das boas. Não houve ajuntamento no Marques do Pombal na hora do anúncio porque o São Pedro não permitiu, porque senão, é certo e sabido que teria havido festa da rija e muitas olheiras na hora de entrar no emprego de manhã.

Claro que, para quem vai defendendo há muito esta coisa da Formação, e o lançamento dos meninos na equipa principal do Benfica, lançamento que tem de ser feito porque sim, independentemente da qualidade que se tem, estas são as pequenas vitórias que atenuam, por assim dizer, anos a fio de tiros no escuro.

Depois há duas coisas extraordinárias que resultam da discussão deste tema da formação neste blogue:

Uma delas é o desígnio que se tenta dar a pessoas como eu – inimigos da formação. Inimigo porquê? Inimigo porque se é contra a entrada de qualquer elemento de qualidade da formação no plantel principal do Benfica? Evidentemente que não. Pessoas como eu são inimigas da formação porque não reconheceram ao longo de 5/6 anos (ou confiaram na competência de quem decide estas questões) a qualidade que outros peritos viram em dezenas de jogadores que nem a um nível mediano chegaram nas suas carreiras.

Pessoas como eu são inimigas da formação porque nunca vão ser capazes de entender os sonhos desta miudagem, a ilusão de jogar com a camisola principal do Benfica. O que conta pois são os sonhos da miudagem. A qualidade? A capacidade? A mentalidade? Mas isso importa para alguma coisa? Os miúdos sonham, como sonhou o Edgar, o Hugo Leal, o Pepa, o Maniche, o Jorge Ribeiro, o Rui Baião, tudo miúdos cheios de sonhos e de pedigree Made in Benfica. Deixemo-los pois realizar os seus sonhos! Darem-nos um Chute Made in Benfca? Alguma vez? Ora essa!!

Mas a segunda coisa extraordinária de quem participa nesta batalha há anos em defesa dos sonhos da miudagem, é como se apagaram 5/6 anos de tiros no escuro de miúdos anunciados como diamantes por lapidar que nem à mediania chegaram.

Esses longos anos de avaliações completamente deturpadas apagaram-se, porque a Geração Made in Seixal só começa agora. Para trás não conta porque nem estádio tínhamos. Esqueçamos pois os Danilos, os Mários Ruis, os Davids Simões, os Rodericks, os Moreiras, os Oliveiras, os Rosas, os Migueis Vítores, os luíses Martins que se anunciaram, porque isto só começa a contar a partir de agora.

Mas como a batalha tem sido realmente esta, muita poeira levantada mas pouco ou nada para mostrar, as pequenas vitórias são estas: um anúncio do presidente LFV, como se isso, só por si, valesse alguma coisa, tivesse algum valor factual, como se fosse alguma opinião atestada e com selo de qualidade de quem percebe realmente do assunto. 



Feita a introdução, volto então para o essencial das declarações de Luís Filipe Vieira, à luz da qual elas devem ser vistas na minha opinião. Eu posso vê-las com realismo, porque eu – inimigo da formação – não tenho a bandeira da formação para vender.

1. São declarações que mais uma vez visam e pressionam o treinador Jorge Jesus, como se treinador e presidente estejam em lados opostos  da barricada. Este é o erro número 1. Se Jorge Jesus não serve, se Jorge Jesus não tem a mesma opinião de LFV quanto ao real valor de algumas pérolas da formação, troque-se de treinador e deixemo-nos desta guerra surda e ridícula que nada de positivo traz ao clube.

2. É no juízo de LFV que devo acreditar e não no de JJ? Onde estão os erros de avaliação de Jorge Jesus para mostrar? Há algum? Se não há, onde estão os argumentos para que se desconfie das suas avaliações?

3. 4/5 jogadores da formação, anunciados no plantel principal do próximo ano, serão promovidos por bandeira de LFV? Jorge Jesus conhece esses 5 elementos? Estão identificados? Jorge Jesus defende essa integração? Ou serve apenas para cobrar JJ se a integração não acontecer?

4. LFV já assumiu publicamente a mudança de paradigma do clube, a aposta clara na formação, mesmo que tal aposta nos prejudique em termos de resultados desportivos? LFV já assumiu a responsabilidade da aposta e que Jorge Jesus estará a salvo de qualquer despedimento resultado de possíveis maus resultados, consequencia dessa aposta na formação?


Tais anúncios só servem pois para pressionar o treinador, e para que daqui a 8 meses estejamos aqui a cobrar, porque só entraram 2 e não 5. Estas integrações não se anunciam. Acontecem. O plantel forma-se, os jogadores integram-se, e jogam ou não jogam como todos os outros. No Benfica, num Benfica ganhador, têm e terão sempre de jogar os melhores, venham eles de onde vieram. Ponto final. Muito satisfeito ficarei obviamente, se os melhores vierem do Seixal.

Se Jorge Jesus é hoje visto por alguns como inimigo da formação é por causa desta guerra surda provocada por LFV que não sabe ficar calado quando deve, que vive na batalha da auto promoção, pondo em cheque na sombra aquele que sabe demasiado de futebol para que tenha “tomates” para prescindir dele.

Se não serve, que se mande embora de uma vez por todas! Jorge Jesus é culpado de quê? De ser fiel às suas ideias?! Jorge Jesus no Porto não seria seguramente o inimigo da formação, como André Vilas Boas não foi, Vítor Pereira não foi, Jesualdo não foi, nunca alguém o foi.

Talvez a Norte do Douro exista a sensibilidade que na Luz não há para gerir estes assuntos, e a noção de que a vida de um treinador de futebol já tem espinhos suficientes, sem ser preciso que seja o próprio presidente  a tornar a sua missão ainda mais difícil, até, imagine-se, junto dos próprios adeptos.




إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف