Para encerrar o tema da Taça de Portugal, chamo a vossa atenção para em prova não ter ficado nenhum clube que possa ainda, efectivamente, conquistar o título. Ou seja, com a saída do Benfica passou a ser a competição dos pequeninos...
Agora interessa-me, até porque prometi ao meu companheiro BenficaEagle, voltar ao tema dos Direitos Televisivos para explicar a minha posição, ou melhor opinião, que assenta essencialmente na tese de que o acordo/negociação (ou aliança) dos Presidentes de Benfica e Porto visou unicamente a protecção e perpetuação de Joaquim Oliveira no futebol português, num contexto em que ficou menos protegido contratualmente depois da acção imposta por Mário Figueiredo.
É só isto que está em causa e nada mais que isto. A explicação é longa para poder não ter que voltar a fazê-la em vários comentários, pelo que peço desculpa por requerer a vossa atenção e leitura cuidada para não haver más interpretações.
Recupero aqui o tópico em que comentei a questão: Comunicado AdC sobre Direitos Televisivos. Começa a ficar claro! e aproveito para resumir a minha tese e a do BenficaEagle, começando por esta última que, segundo o autor, não é uma tese são factos (não posso discordar mais!):
"Perante este aparente acordo entre as duas "facções" mais poderosas do futebol português, o que é que está em causa em termos práticos?
- A Benfica TV vai poder continuar a gerir os seus direitos televisivos, evitando a centralização (da transmissão) de direitos televisivos na Liga, o que colocaria em risco a viabilidade do canal do clube.
- A SportTV (próxima do FCPorto) evita males maiores, atendendo às queixas da Liga junto da Autoridade da Concorrência, que têm colocado em causa o seu quase monopólio. Mas para evitar males maiores a SportTV teve de apresentar nos últimos dias a iniciativa de alterar algumas clausulas dos actuais contratos com os clubes, removendo clausulas abusivas e anti-concorrenciais."
Ou seja, segundo o meu companheiro que muito considero (o que não me obriga a desrespeitá-lo quando divergimos na opinião e o que deveria ser algo a ter em conta para alguns) houve efectivamente um alegado acordo entre duas facções do futebol português: SLBenfica e FCPorto/Oliveira/Sporttv. Já temos aqui um princípio. Haja alguém quem concorde que houve acordos...
Porém, refere o meu companheiro BenficaEagle, o que esse acordo visou não foi nada mais nada menos que a viabilização da BenficaTV (até escrever isto me custa, quanto mais concordar) e da Sporttv (aqui sim, mas bem mais do que ele advoga).
Do lado a BenficaTV advoga-se que o Benfica fez um alinhamento para se defender da centralização da transmissão. Bom, na minha opinião, isso é demagogia pura pois ninguém aponta uma pistola à cabeça dos dirigentes para aceitarem a centralização seja do que for. Isso tem que ir a votos na Liga e só há se todos quiserem e "entrarem". O próprio Fernando Gomes da FPF já o referiu.
Do lado da Sporttv advoga-se que face às queixas da Liga - que Luis Duque faz questão de não dar continuidade excepto à da AdC que já tinha parecer preliminar em curso - a tv de Oliveira "evita males maiores"... whatever that means!
Muito bem, passemos à frente e ao que é a minha leitura desta situação e dos factos que a compõem. através da resposta a algumas questões:
1. Quem tem muita da dívida do Joaquim Oliveira e Benfica, mas também FCPorto?
Resposta correcta: BES (NovoBanco)
2. Quem é que não tem qualquer interesse em que nenhuma destas entidades "desça pelo cano", colocando em causa a sua capacidade de cumprimento das responsabilidades?
Resposta correcta: BES (NovoBanco)
3. Quem é que tem interesse em exercer influência sobre o SLBenfica para viabilizar o core business do Joaquim Oliveira, quem sabe a troco da alguma renegociação da própria divida do Benfica?
Resposta correcta: BES (NovoBanco)
Portanto parece-me que já identificámos aqui mais um player nesta conversa. E, digo eu que não percebo nada destas coisas, não será de estranhar que o R&C de 2014/15 já contemple alguma renegociação/revisão das condições que estavam à vista no último R&C e que implicavam dívidas à banca só em 2014 de muitos milhões e que levaram a vendas massivas - assunto amplamente analisado pelo BenficaEagle e a que todos responderam chamando-lhe profeta da desgraça.
Ou seja, talvez haja aqui pressões em cima do Benfica para ajudar a "segurar" o Joaquim Oliveira.
Ou seja, talvez haja aqui pressões em cima do Benfica para ajudar a "segurar" o Joaquim Oliveira.
Continuemos...
4. Quem é que colocou o Joaquim Oliveira na situação actual de ter que enfrentar queixas na justiça e na Autoridade da Concorrência (AdC)?
Resposta correcta: Mário Figueiredo
5. Contra quem o FCPorto, juntando vários outros clubes, encetou uma cruzada sem paralelo procurando a destituição deste Presidente a partir do momento em que ele levou Joaquim Oliveira para a justiça e o regulador?
Resposta correcta: Mário Figueiredo
Até aqui parece claro que havia quem quisesse "matar" o actual quadro de direitos televisivos em Portugal e avançar para um novo modelo - porventura demasiado optimista - de centralização dos direitos televisivos em que Joaquim Oliveira iria fazer uma proposta tal como qualquer operador que tivesse interesse em pé de igualdade. Esse alguém era Mário Figueiredo!
Curiosamente, Luis Filipe Vieira primeiro apoiou António Laranjo quando Figueiredo ganhou já com este projecto e depois apoiou (na sombra) Fernando Seara contra Figueiredo numa candidatura manietada por Pinto da Costa e Oliveira... chegando agora ao apoio a Luis Duque, também reconhecidamente uma figura "do Sistema" como provam os factos e processos movidos pelo SportingCP e pelo processo da transferência de JVPinto para o Sporting.
Curiosamente, Luis Filipe Vieira primeiro apoiou António Laranjo quando Figueiredo ganhou já com este projecto e depois apoiou (na sombra) Fernando Seara contra Figueiredo numa candidatura manietada por Pinto da Costa e Oliveira... chegando agora ao apoio a Luis Duque, também reconhecidamente uma figura "do Sistema" como provam os factos e processos movidos pelo SportingCP e pelo processo da transferência de JVPinto para o Sporting.
Ou seja, quando Mário Figueiredo disfere o golpe fatal no Joaquim Oliveira, aquele golpe que todos pensavam que nunca aconteceria, todos o isolam: Desde os clubes pequenos que o elegeram - agora pressionados pelo Joaquim Oliveira e com a ameaça da "seca" das verbas - até Benfica e FCPorto.
No mínimo estranho, convenhamos. Com o Sporting disponível para lutar contra o Sistema, com o Benfica já autonomizado e com a Liga a ter matéria de penalização... era só garantir o maior número de apoios possível na defesa desta "cruzada" e, mesmo perdendo as eleições garantir as alternativas e a força de bloqueio ao projecto do Oliveira.
MAS NÃO! O que FCPorto e SLBenfica fizeram foi ajudar o Joaquim Oliveira de forma declarada:
- Unir os clubes em torno de uma solução unificada e da renovação dos contratos de direitos televisivos de todos os clubes da I Liga,, garantindo que não podem, antes de 2017 (3 anos), rescindir unilateralmente - as medidas proposta sem Outubro (dia 14 foram publicas) permitiriam rescindir daqui a menos de um ano, com efeitos ao final da próxima temporada.
Ou seja, primeiro resultado do alegado acordo entre os clubes (para usar a terminologia do BenficaEagle):
1. Joaquim Oliveira garante que quase todos os clubes actualizam os seus contratos para as medidas propostas proactivamente pelo Oliveira à AdC (não foram impostas)
2. Joaquim Oliveira garante 3 anos de praticamente todos os clubes
3. Joaquim Oliveira garante um presidente na Liga, que já anunciou que quer mexer nos modelo dos direitos televisivos
E porque acaba o Sporting isolado dessa "solução para o futebol português"? Precisamente porque, como podem ver pelo facto de estar - por enquanto - à margem da renovação com Joaquim Oliveira, o Sporting não quis uma solução que antes de olhar para o futebol português ia olhar para o bolso de Joaquim Oliveira. NDR: O Sporting acabará por, como verão abaixo, de ter que renovar com o Oliveira muito brevemente.
Ainda se lembram do que foi dito que a Sporttv ganhava com este acordo? "evita males maiores". Bom, a mim parece-me que, tendo necessidade de "fazer a vontade à AdC", escolheu os argumentos que poderia controlar e garantiu um Presidente que avance para uma revisão num contexto que lhe será favorável:
- Todos têm agora contratos até Julho de 2017 e não podem ser antecipados sem que Joaquim Oliveira seja ressarcido. Ou seja, agora tanto a Liga como Joaquim Oliveira têm interesse em negociar agora, pois... a vantagem negocial nesse caso estará do lado do Joaquim Oliveira que pode usar a seu favor as indemnizações a receber numa antecipação dos contratos, negociando por exemplo uma centralização da negociação e da transmissão e todos os clubes vão alinhar desde que tal lhes garanta uma qualquer mais-valia nos valores a receber.
- Se não avançarem para essa centralização, que na minha opinião pode bem acontecer, ele continuará a poder usar a sua influência e a gratidão que os clubes lhe dizem ter (o próprio Luis Filipe Vieira o refere) para ir renovando os contratos.
Então e o facto de perder a preferência e os contratos de longa duração? Vamos a isso também:
- Quem é que quer negociar contra o Oliveira os direitos televisivos de qualquer clube que não seja o SLBenfica, SportingCP ou FCPorto? Ninguém... porque valem zero em share e potencial de receitas televisivas.
- Quem é que consegue negociar os jogos fora dos grandes individualmente, quando o Oliveira os negoceia juntamente com outros jogos, pagando mais aos clubes.
- Então e dos conteudos interessantes ele não pode perdê-los? Bom, o Benfica já perdeu, o FCPorto nunca o perderá porque fazem parte juntos do Sistema e o Sporting a alternativa, por agora, é a BenficaTV e o Bruno de Carvalho prefere renovar com o Oliveira do que vender ao SLBenfica (mesmo que ganhasse mais).
Foi por isto que referi que, com ou sem centralização, não há NENHUM conteúdo nacional que interesse ou esteja ao alcance da BenficaTV que já não o tenhamos. Por isso discordei da história dos "packs" nacionais. Bom, na verdade os packs ou seja o que for até poderão vir a existir e o Benfica transmitir um Guimarães x Rio Ave... eu duvido é que isso tenha retorno financeiro, que é o que está em causa nesse negócio.
Para finalizar o texto que já vai longo, sobra a questão da BenficaTV.
Temos, mérito de Luis Filipe Vieira e Domingos Soares Oliveira, o maior concorrente nacional nos conteudos desportivos. E assim vai continuar a ser porque só os operadores podem ter "cabedal financeiro" para este segmento e, como sabemos, nenhum anda a investir nesta dimensão de valores em conteudos próprios - e agora com as contas deles como estão, pior ainda. Até a NOS está ansiosa de sair da Sporttv de onde não tem qualquer proveito, como o CEO já referiu.
Portanto, a continuidade do ataque a Joaquim Oliveira só pode ser por conteudos Premium fora do contexto nacional (Liga Europa, Liga Inglesa, Espanhola, Alemã, Formula 1, NBA, MotoGP...).
E é aqui que novamente recordo o que foi dito sobre a BenficaTV? Que foi viabilizada por manter os seus conteudos!! NÃO! (ou melhor eu acho que não...)
- Os conteudos dos nossos jogos só deixam de ser da BenficaTV quando e se o Presidente quiser.
- Os nossos jogos fora, seja em que cenário de concorrência for jamais alguém que não compre todos os jogos dos clubes pequenos será competitivo.
- Os conteudos dos outros grandes nunca serão da BenficaTV porque isso vai contra a rivalidade dos mesmos e o status quo dos seus Presidentes.
... Sobram os tais conteudos internacionais que referi.
Agora a MILLION DOLLAR QUESTION: Porque motivo foi necessário o alegado acordo para unir os clubes em torno do Oliveira e do Presidente por si controlado para o futuro do SLBenfica e da BenficaTV - que sempre foi o que todos defenderam ser o caso?
À luz da minha leitura dos factos... não faz qualquer sentido, a não ser que tenha sido pelo que Luis Filipe Vieira sempre referiu que "não nos podemos esquecer que Joaquim Oliveira nos ajudou muito num momento importante da vida do Clube" e seja agora hora de retribuir.
Conclusão: Eu defendo, tal como o BenficaEagle e todos nós benfiquistas que a BenficaTV continue a disputar conteudos com a Sporttv. Porém, acho que não precisamos de ajudar o Joaquim Oliveira para que isso seja possível. Antes pelo contrário, bastará fazermos uma concorrência feroz nos conteudos externos acima referidos para quase esvaziar a Sporttv e os transformar no canal de conteudos não premium... pagos como tal.
A viabilização de Luis Duque abriu caminho para que fique tudo na mesma no panorama dos direitos televisivos, compensando a maior flexibilidade dos contratos com o controlo dos Presidentes da FPF e da Liga por parte de Joaquim Oliveira, o que aliado ao controlo dos Presidentes dos Clubes lhe permitirá gerir com relativo à vontade este tema dos direitos televisivos.
PS- O SLBenfica foi prejudicado pelo Presidente Luis Filipe Vieira nisto tudo? NÃO! Vou repetir: NÃO! Quem saiu prejudicado, ao contrário do que referem os comunicados e as balelas que tentam passar para a imprensa foi o futebol português... só que o SLBenfica é muito maior que o futebol português.
PS 2 - Estas linhas não se reportam a previsões, nem a informações privilegiadas, nem a acusações seja a quem for. São sim unicamente a minha leitura dos factos que são públicos. Perdoem-me se não falo coisas que não sei ou que saiba mas não digo o que são para poder alegar a defesa de "cenas" que ninguém sabe para sustentar a minha posição.
Conclusão: Eu defendo, tal como o BenficaEagle e todos nós benfiquistas que a BenficaTV continue a disputar conteudos com a Sporttv. Porém, acho que não precisamos de ajudar o Joaquim Oliveira para que isso seja possível. Antes pelo contrário, bastará fazermos uma concorrência feroz nos conteudos externos acima referidos para quase esvaziar a Sporttv e os transformar no canal de conteudos não premium... pagos como tal.
A viabilização de Luis Duque abriu caminho para que fique tudo na mesma no panorama dos direitos televisivos, compensando a maior flexibilidade dos contratos com o controlo dos Presidentes da FPF e da Liga por parte de Joaquim Oliveira, o que aliado ao controlo dos Presidentes dos Clubes lhe permitirá gerir com relativo à vontade este tema dos direitos televisivos.
PS- O SLBenfica foi prejudicado pelo Presidente Luis Filipe Vieira nisto tudo? NÃO! Vou repetir: NÃO! Quem saiu prejudicado, ao contrário do que referem os comunicados e as balelas que tentam passar para a imprensa foi o futebol português... só que o SLBenfica é muito maior que o futebol português.
PS 2 - Estas linhas não se reportam a previsões, nem a informações privilegiadas, nem a acusações seja a quem for. São sim unicamente a minha leitura dos factos que são públicos. Perdoem-me se não falo coisas que não sei ou que saiba mas não digo o que são para poder alegar a defesa de "cenas" que ninguém sabe para sustentar a minha posição.
إرسال تعليق